Escolas Técnicas



O aluno ao concluir o Ensino Fundamental se depara com a situação de escolher o futuro da sua vida, alguns preferem seguir o lado acadêmico do coração para ingressar em uma universidade, outros preferem seguir a carreira militar e alguns seguem rumo ao Ensino Técnico, uma ótima opção para quem quer ingressar no mercado de trabalho com mais experiência e vivência na área desejada. São cursos mais rápidos que o ensino superior e com uma abordagem mais prática de conhecimento para o mercado de trabalho de trabalho.

O que é uma escola técnica?
É uma instituição de educação profissional que oferece cursos de formação técnica seguindo parâmetros do Ministério da Educação ou oferece cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos livres. Em muitos casos ela mescla os dois tipos de cursos, ou seja, técnicos e livres ou profissionalizantes.
(via www.faq.inf.br)

É a oportunidade de muitos adolescentes estudarem em escolas públicas de alta qualidade e com foco na formação profissional. Temos várias opções de escolas técnicas espalhadas pelo país. Vamos citar algumas delas:



MAIORES INSTITUIÇÕES DO PAÍS:

ETEC

Instituição paulistana integrada ao Centro Paula Souza. O aluno deve estar no segundo ano do Ensino Médio, pelo menos, e prestar um dos concursos oferecidos a cada semestre com cadastro nesse link.

COLÉGIO PEDRO II
Instituição carioca fundada em 1887, a primeira unidade ainda existe, na Avenida Marechal Floriano. Alguns dos seus alunos notáveis foram Washington Luiz, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Manuel Bandeira, Marco Aurélio de Mello, Luiz Fux, Floriano Peixoto, Fernanda Montenegro, Fátima Bernardes e Afonso Arinos. Conta com cursos integrados ao Ensino Médio nas áreas de meio ambiente (unidade São Cristóvão), de informática (unidades São Cristóvão, Engenho Novo e Tijuca) e música (Realengo)

FIOCRUZ 
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio foi criada no Rio de Janeiro em 1985 e pertence a Fundação Oswaldo Cruz e ao Ministério da Saúde. Possui especialização técnica e formação técnica de nível médio nas seguintes Áreas Específicas: Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde; Gestão em Saúde; Informações e Registros em Saúde; Técnicas Laboratoriais em Saúde; Manutenção de Equipamentos de Saúde; e na modalidade de formação profissional de jovens e adultos.

SESC
O Sesc mantém uma rede com mais de 200 escolas, localizadas em todas as regiões do país, com oferta para todas as séries. Anualmente, a Escola Sesc de Ensino Médio abre um processo seletivo para oferta de vagas para a 1ª série do Ensino Médio. Podem concorrer alunos entre 13 e 15 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental ou estejam cursando o 9º ano. Apesar de não contar com ensino profissionalizante, mas é uma das escolas mais completas na questão de estrutura e de ensino no país.

CEFET
O CEFET é uma das mais prestigiadas instituições técnicas do Brasil, com unidades no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. 

No Rio de Janeiro possui cursos dezenas de áreas, podemos aqui citar administração, automobilismo, edificações, eletrônica, enfermagem, eletrotécnica, estredas, meterologia, turismo, entre muitos outros. Criado em 1917, conta hoje com mais de 17 mil alunos.  com unidades no Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença, Angra dos Reis e a unidade de Educação à Distância.

Já a de Minas Gerais, criada em 1910 com unidades em Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha, Timóteo, Nepomuceno, Curvelo e Contagem, conta com dezenas de cursos, onde destacamos edificações, química, mecatrônica, eletrotécnica, informática, rede de computadores, hospedagem e meio ambiente

FAETEC
A Fundação de Apoio à Escola Técnica foi criada em 1998, possui mais de 140 unidades e 300 mil alunos no Rio de Janeiro, com sede em Quintino, e dezenas de cursos técnicos conciliados a cultura e esporte. 

IFs  
As Instituições Federais estão em todos os estados brasileiros e são reconhecidos pela qualidade e seriedade do trabalho. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é um dos mais conhecidos entre as escolas técnicas do país, criado em 2008, conta com 38 grandes escolas espalhadas pelo país.

No Rio de Janeiro, por exemplo, além do Instituto Federal do Rio de Janeiro (presente em 15 municípios), temos o Instituto Federal Fluminense. No Rio Grande do Sul já se divide em Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha e Instituto Federal Sul-rio-grandense. Enquanto em São Paulo temos o integrado Instituto Federal de São Paulo (com 40 mil alunos).






Intituições Ligadas a Universidades

Unicamp (SP) - O Colégio Técnico de Limeira oferece cursos integrados ao ensino médio onde o próprio aluno poderá optar entre edificações, enfermagem, cartografia informática e mecânica. São três anos de curso e o ingresso funciona através de concurso específico sempre no final do ano, com inscrições que acontecem entre setembro e outubro.

Unesp (SP) - O Colégio Técnico Industrial oferece cursos de Ensino Médio, Informática, Eletrônica e Mecânica.

UFMG (MG) - Temos o Colégio Agrícola Antonio Versiani Athayde e o Colégio Técnico do Centro Pedagógico. O estado de Minas Gerais também tem instituições que pertencem a UFV e a FMTM (com foco na saúde)

UERJ (RJ) - O Colégio de Aplicação da UERJ (CAP-UERJ) fica na capital fluminense, precisamente no bairro de Rio Comprido e é vinculado a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Criado em 1957, já configurou no topo do ranking da prova do ENEM algumas vezes,

UFRJ - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) é uma das escolas públicas mais tradicionais do Brasil, onde estudou, por exemplo Paulo Henrique Amorim e Carlos Mink, por exemplo. Criado em 1948, está localizado no bairro da Lagoa.

UFF - O Colégio Agrícola Nilo Peçanha e o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges são dois exemplos de instituições com o selo da UFF no interior do estado.

Universidade Rural do Rio de Janeiro - O CTUR é uma escola localizada em Seropédica com cursos técnicos em Agrimensura, Agroecologia, Meio Ambiente e Hospedagem integrados ao Ensino Médio, criado em 1986.

Você pode visualizar mais dessas instituições clicando aqui.




Instituições de Sistemas Nacionais

Formado por uma estrutura privada sem fins lucrativos, o SENAI/SENAC/SENAT oferecem cursos não apenas a adolescentes, mas ao público geral, clicando nos nomes você acessará a página oficial dos cursos que conta desde aqueles voltados ao comércio até enfermagem e administração.







Você pode verificar a história das escolas técnicas no Brasil clicando aqui.

Temos outros menos conhecidos, mas muito bem posicionados no ranking do ENEM, como é o caso do UTFPR, por exemplo. Além de instituições privadas que também possuem cursos específicos.

Se você quiser conhecer o catálogo completo de todas as instituições do Brasil, clique aqui.


E siga também o nosso canal do youtube com muita novidade sobre os concursos técnicos, principalmente do Rio de Janeiro, clique aqui e se cadastre gratuidamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.