UNESCO declara o Rio de Janeiro como a capital mundial da arquitetura


Rio recebe título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco

Arquiteto Anibal Sabrosa, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea); Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Vereana Andreatta, secretária Municipal de Urbanismo; Fabian Llisterri, tesoureiro da União Internacional de Arquitetos (UIA); Thomas Vournier, presidente da UIA; e Sergio Magalhães, presidente do 27° Congresso da UIA 2020 — Foto: Fernando Thompson / Prefeitura do Rio



(Blog do Rafael Oliveira - 18 de Janeiro de 2019) O Rio de Janeiro é uma cidade com muitos títulos (melhor cidade da América Latina, Cidade Maravilhosa, Patrimônio Mundial da Unesco, vitrine do Brasil, etc), mas a cidade que é uma das mais ricas e considerada a mais bonita do mundo recebeu mais um título para o seu hall, dessa vez concedido por uma das maiores organizações do planeta.

A cidade do Rio de Janeiro é a Capital Mundial da Arquitetura. O título foi entregue nessa sexta-feira, dia 18 de Janeiro, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Rio é a primeira cidade do mundo a receber essa designação, com apoio da União Internacional dos Arquitetos (UIA).

Com essa conquista, o Rio sediará o Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos no ano que vem, entre 19 e 26 de julho de 2020. O congresso deve receber mais de 25 mil pessoas, o que vai gerar um bom impacto financeiro para a cidade através do turismo, renda, empregos e até mesmo no caixa financeiro da cidade. 

“O título da Unesco deve atrair para a cidade arquitetos do mundo inteiro. Eles virão aqui não só para apreciar nossas belezas naturais e as construídas pela genialidade dos nossos mestres da arquitetura ao longo dos séculos. Eles também vão sugerir novas mudanças de modernização e parcerias internacionais para melhorar ainda mais a cidadania dos moradores da cidade do Rio”, comentou Marcelo Crivella, prefeito do Rio.

O Rio é a cidade que serviu como lar dos três maiores arquitetos e paisagistas do mundo, Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Lucio Costa. O Rio foi escolhido por sua diversidade urbana. A cidade conta com elementos comuns nas cidades mais ricas do mundo, mas também com prédios históricos de beleza única, somado as condições naturais. 

Palácio Capanema, no Centro do Rio: exemplo de arquitetura moderna — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Paço Imperial, ícone do estilo colonial — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Central do Brasil, estilo art-déco — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Parque do Flamengo, concebido em estilo moderno — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Theatro Municipal, uma joia do estilo eclético — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Orla Conde, com o Museu do Amanhã, na época da inauguração — Foto: Michel Filho / Prefeitura do Rio

Avenida Chile, no Centro do Rio: à esquerda, a Catedral Metropolitana — Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Praia Vermelha, na Urca: jeito como o Rio cresceu no espaço entre o mar e a montanha também foi levado em consideração pela Unesco — Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Ponte Rio-Niterói — Foto: Ricardo Zerrenner/Riotur

Fotos publicadas pela RioTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.