Abertura do Rio2016 é uma das mais elogiadas da história


Imprensa Internacional elogia abertura das Olimpíadas


(Blog do Rafael Oliveira - Rio de Janeiro) Não há dúvidas que as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, veio para ser a mais bonita da história. Um mix entre o que há mais moderno e as belezas naturais da Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, entre outros locais de competição.

Havia certos medos pelas dificuldades econômicas e políticas que o país sofre, mas na mega festa da abertura, as dúvidas deram lugar a esperança de um grande evento.

O Washington Post mesmo falou “por uma noite, ao menos, o Rio de Janeiro expôs o que faz de melhor. Este é um país especialista em folia, que todos os anos enche suas ruas com uma alegria inebriada".

O “New York Times” narrou a cerimônia de abertura em tempo real. Durante a semana, o Snap oficial do jornal praticamente tinha 100% das publicações destinadas a elogios ao Rio de Janeiro. O jornal destacou em sua capa a vibração vista no Maracanã e o diferenciou de qualquer outra edição, principalmente pelo orçamento inferior ao que aconteceu nas versões anteriores.

O argentino “Clarín” anuncia em sua manchete que o “Rio vibra com uma festa repleta de música, cores e esporte” e elogia a cerimônia e a cidade “por suas cores, por seus fogos de artifício, por sua música, por sua gente, pelo Cristo Redentor, aliás ao fundo como perfeito protetor, ícone universal de uma cidade na qual cabem vários mundos”.

O britânico “The Guardian” também optou por uma cobertura em tempo real e afirmou que achou interessante a criatividade e contraste as duas últimas cerimônias de abertura, dessa vez não focando o "grande", mas o meio ambiente. O jornal terminou elogiando a beleza do Cristo Redentor atrás da pira olímpica.

O espanhol “El País” deu destaque em sua manchete para o desfile da delegação de seu país, encabeçada pelo tenista Rafael Nadal, e manteve um link em tempo real com comentários sobre a festa.  Para eles, a  a cerimônia foi "um êxito para o Brasil", que "deixou de lado as diversas crises que vive o país". Sobre a homenagem a Oscar Niemeyer, eles declararam: "O Brasil demonstrou que tem motivos para o orgulho pátrio".

“O Rio está pronto para fazer história”, estampou a CNN em seu site. O argentino Olé destacou a alegria, o movimento e as luzes da festa, “que se estenderam desde o chão até os céus”, escreveu o jornal. E o francês L´Equipe resumiu: “Festivo e comovente”.

Certamente essa festa simboliza o sucesso que ainda virá a frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.