Prefeitura retirará 2 mil ônibus do Rio


Prefeitura vai tirar 2 mil ônibus das ruas para garantir meta de 100% com ar-condicionado



(Blog do Rafael Oliveira - 13 de Janeiro de 2016) A Prefeitura prometeu há algum tempo que renovará toda a frota de ônibus do Rio de Janeiro, deixando-os mais confortáveis e com ar-condicionado. Isso é o que, segundo eles, explica a crescente alta dos preços das tarifas na última década.

Para cumprir a meta de 100% dos ônibus refrigerados até o fim de 2016, a prefeitura anunciou que retirará aproximadamente 2 mil ônibus das ruas da cidade que ainda não estão com os aparelhos de refrigeração — sem substituí-los. Isso mesmo que você leu. Essa quantidade corresponde a 25% da frota atual, que é de pouco mais de 8,5 mil.

Segundo Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes, a previsão leva em conta a “racionalização das linhas”, que acompanha a expansão do BRT.

— A racionalização do sistema, a frota dos ônibus comuns será reduzida em cerca de dois mil. Com isso, esperamos alcançar a meta — disse o secretário.

O secretário diz que o BRT e demais meios de transporte serão o suficiente para a mobilidade urbana no Rio, além que será um meio para melhorar o trânsito no Rio. As regiões mais contempladas serão as zonas Norte e Oeste. Muitos passageiros comemoram.

"Estamos nessa promessa há anos. Com o preço que pagamos (de tarifa) e com o calor do Rio de Janeiro, o ar é mais que um luxo, é uma necessidade" - Relatou Maria de Fátima, moradora da Tijuca para o nosso blog.

"Será muito bem vindo, espero que cumpram (a promessa)" - Relatou Thiago Lucas, morador de Jacarepaguá para o nosso blog.

O anúncio de retirada de ônibus das ruas, no entanto, ameaça passageiros que já enfrentam a escassez de veículos.

"Todo dia tem esse problema. E o ônibus é sujo, o assento fica caindo. Como sonhar com ar-condicionado se o é ônibus assim?" — questiona Carmem Lúcia para o Jornal Extra.

"Tem dias que eu espero mais de 1 hora para poder ir trabalhar. Imagina agora" - Disse Douglas Ferreira para o nosso blog.

Mesmo com a decisão da Secretaria de Transportes. O Prefeito Eduardo Paes admitiu essa semana que é bem provável que não tenhamos 100% dos ônibus climatizados.

— Queremos muito chegar a 100%, mas se chegar a 80%, 90% (...) Se não deixar com 100%, vamos chegar perto. - Relatou o Prefeito do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.