Mais um capítulo de Brasil e os Impostos


Fui agora pagar o IPVA e me surpreendi com o valor absurdo, mesmo pagando a vista. Nos Estados Unidos, por exemplo, o equivalente ao nosso IPVA (Motor Vehicle Excise Tax) é US$ 170 (Em Chicago por um Porshe). Sendo que o meu carro zero custaria 13 mil reais a menos nos EUA a vista ou 46 mil a menos parcelado, desconsiderando o valor atual do dólar.

Isso sem contar os muitos outros impostos absurdos no Brasil, tanto para pessoas físicas como para empresas (que acaba somando-se ao preço do que compramos). No Brasil mesmo temos 2,33% de impostos em cada quilo de açúcar, sendo que nos Estados Unidos este e outros produtos da cesta básica não possuem imposto. Nem vou falar o valor de um imposto no Iphone, por exemplo.

Apesar dos cortes nos orçamentos, educação, saúde e até o desejo de uma reforma nos direitos trabalhistas adquiridos do brasileiro, o orçamento de gastos no Congresso não sofrerá mudanças para 2016.
 
Cerca de 41% do salário dos brasileiros vai para pagamento de impostos diretos, enquanto que
nos EUA a porcentagem é de 25,8% do salário. E o PT, Dilma e os demais deputados querem criar mais impostos e voltar com a CPMF.

Esse é o preço que os EUA não pagam para o brasileiro ter universidades de ponta, escolas públicas de primeiro mundo, estradas sem buraco e quebra-molas bem feitos, segurança pública, salários dignos, qualidade de vida e políticos eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.