Rio de Janeiro conta com uma das regiões mais frias do Brasil


Serra de Itatiaia registra temperaturas negativas no verão carioca e já ofereceu neve em pleno Rio de Janeiro



(Blog do Rafael Oliveira - 15 de Janeiro de 2015) O Rio de Janeiro é famoso por suas montanhas, praias, praças, bosques e belezas naturais, além da arquitetura, arte e opções de lazer, entretimento e o céu mais azul do mundo.Não é a toa que o Rio se tornou casa de muitas estrelas internacionais que ao conhecer a cidade se apaixonam, mesmo com o calor típico da cidade. Não seria grande surpresa para os seus moradores caso mudassem a famosa música para "Rio 50 graus".

Entretanto, não muito distante da capital, o Rio de Janeiro conta com a região mais fria do país. O Parque Nacional de Itatiaia tem temperaturas noturnas em graus negativos em pleno verão carioca. Em Dezembro mesmo chegou a -1.1ºC. O último Réveillon registrou 8ºC, enquanto a capital registrou 39,4ºC no mesmo dia.

O pico da serra conta com vista para os três estados, junto com São Paulo e Minas Gerais, e se tornou o local perfeito para os amantes do frio. O parque foi fundado em 1937 e é considerado como o lugar mais frio do Brasil, ultrapassando até a catarinense São Joaquim.

No dia 13 de Janeiro, a capital registrou 41,6ºC, já Itatiaia registrou -8.3ºC na mesma noite. Itatiaia também conta com a montanha mais alta do Estado e a oitava do país, o Pico das Agulhas Negras, mas o local mais frio não fica no alto das montanhas e sim no Vale do Campo Belo, onde nasce o rio que contribui o Paraíba do Sul.

A Estação Metereológica da região é bancada por particulares, mas os amantes já pedem um investimento do Governo para oficializar Itatiaia como ponto mais frio do Brasil. Só para termos ideia, a última vez que Itatiaia viu neve foi em 2012. Isso mesmo, neve em pleno estado do Rio de Janeiro. Em 1985, a espessura da neve chegou a um metro, o suficiente para esquiar nas montanhas fluminenses.

A temperatura média da região durante o ano é de 9ºC, já São Joaquim tem média anual de 13ºC. Então se você está a sofrer com o calor, já pode preparar as malas para essa aventura congelante.






Caso você não conheça a Serra de Itatiaia ou queira ver vídeos da neve na região, assista esse vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.