Governo Federal abandona Museu Nacional


Museu Nacional, o maior da América Latina, fecha as portas por falta de dinheiro do Ministério da Educação




(Blog do Rafael Oliveira - 14 de Janeiro de 2015) Apesar de alguns falarem de favorecimento federal no Rio de Janeiro, a realidade é bem diferente. O Rio conta com o segundo PAC mais atrasado do Brasil, além de ser o segundo estado que menos recebe investimentos do Governo Federal, apesar de ser o segundo que mais repassa verba para Brasília. O Rio também conta com a antiga melhor universidade do Brasil, assim como muitos serviços considerados de ponta e que hoje pertencem a União, mas o descaso do Governo Federal é tão grande que o Rio só tem perdido ultimamente um pouco de seu brilho com os últimos presidentes.

O Museu Nacional, maior museu da América Latina e administrado pela UFRJ, fechou as suas portas na última segunda-feira devido o atraso do Governo Federal em pagar os funcionários de segurança e limpeza, segundo informação publicada pelo Jornal Estadão.

O Museu Nacional foi o primeiro centro de ciências inaugurado no Brasil, em 1818, e recebe cinco mil pessoas por final de semana nas altas temporadas. O atraso ocorre há meses, segundo a UFRJ.

A direção do museu ainda afirma que 20% do investimento prometido pelo Ministério da Educação para 2014 não chegou ao museu.

"Naquela que deveria ser a 'Pátria Educadora', conforme promessa da presidente Dilma Russeff em sua posse, a UFRJ não tem recebido os recursos que lhe cabem, até pagamento das empresas que prestam serviço de limpeza e portaria ao Museu Nacional - Afirmou a Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Enviamos um e-mail há mais de vinte quatro horas para o Ministério da Educação e o mesmo não nos deu resposta até a publicação dessa reportagem.

Um comentário:

  1. Está muito claro o que acontece hoje com este governo: gastou demais nos tempos das vacas gordas, distribuiu empregos a torto e a direito a todos os "cumpanhero", e agora, no momento um pouco mais delicado da economia, não há dinheiro para mais nada. Este governo é muito, mas muito incomPeTente.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.