Conheça o "Complexo Paineiras"


Como andam as obras de modernização do Hotel Paineiras


O potencial turístico do Parque da Tijuca está aumentando com novos projetos, um desses é a criação do Complexo Paineiras, projeto que visa modernizar o Hotel Paineiras, construído a ordens de Pedro II (em 1884). O local já fez parte do Ministério da Fazenda, foi um hotel-restaurante, serviu como concentração da seleção brasileira de 1970 e clubes cariocas, foi espaço de congressos, a propriedade da Universidade Veiga de Almeida e local que hospedou personalidades como Washington Luiz, Getúlio Vargas, a rainha Elizabeth II e Sarah Bernhardt, até ser fechado e abandonado.

O projeto visa modernizar esse importante espaço histórico e depredado. O projeto prevê manter as características do edifício (apesar do prédio em si não ser tombado pelo IPHAN) e recuperar toda a área degradada próximo ao hotel abandonado há 30 anos. Nesse local será criado um complexo de alimentação, banheiros, loja de lembranças, espaço de descanso e uma vista panorâmica da Cidade Maravilhosa.

Entretanto, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) embargou a continuação das obras e solicitou a diminuição no número de vagas de estacionamento e a diminuição no número de pavimentos (algo que a administração do parque não aceita). Toda polêmica começou com a derrubada de parte das 232 árvores, para isso o consórcio se comprometeu-se a replantar outras 336. As obras começaram em julho e devido a esse polêmica, não há previsão de término.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,  20 de Dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.