Museu Imperial receberá novas peças de D. Pedro I


Museu Imperial de Petrópolis receberá trajes de D. Pedro I e D. Leopoldina



O Museu Imperial de Petrópolis recebeu muitos turistas no último carnaval, um total de  4.533 visitantes, número 20% superior ao mesmo feriado em 2012. Os amantes do mesmo museu agora terão mais um motivo para comemorar.

O Museu Imperial receberá a doação de fragmentos dos trajes com os quais os imperadores D. Pedro I e Dona Leopoldina foram enterrados. O anúncio foi feito pela historiadora e arqueóloga Valdirene Ambiel no início deste mês.

Faz parte da doação, o manto da imperatriz – também utilizado por ela na cerimônia de coroação do marido – e do traje do imperador, bem como o salto de sua bota.

O Museu Imperial é o antigo palácio de verão do imperador D. Pedro II localizado no Centro de Petrópolis. Depois do surgimento da república, o local foi ocupado por duas escolas, até que um dos alunos sonhou em transformar o histórico local em um museu, o que aconteceu com um decreto de Getúlio Vargas em 1943, tendo como o diretor o ex-aluno.

O local ainda possui a arquitetura da época da monarquia, incluindo os móveis, obras de artes e até objetos pessoais da família imperial.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 08 de Março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.