Museu de Matemática no Rio


Rio de Janeiro terá nova metodologia de ensino de matemática e centro de pesquisas matemáticas


 A cidade que conta com os melhores museus da América Latina, Rio de Janeiro, receberá mais um centro de estudos. O Rio de Janeiro receberá, em 2014, um museu da matemática", cujo nome será "Casa Sesi Matemática", com o objetivo de aproximar as pessoas da disciplina.

O local contará com exposições e mostras interativas sobre o tema e faz parte de um conjunto de projetos que tem como objetivo melhorar o ensino de matemática no Estado. A Firjan também capacitará os professores da rede pública em uma nova metodologia de ensino. O objetivo é que, até o final do programa, que começa neste ano e vai até 2015, todas as 1.200 escolas públicas do estado e outras 30 da rede Sesi estejam utilizando a nova metodologia de ensino. 

As aulas de matemática do ensino médio das escolas da rede estadual do Rio terão o auxílio de computadores e de games para facilitar a assimilação do conteúdo por parte do alunos.  Haverá também kits pedagógicos e a criação de laboratórios próprios para a prática da disciplina (Salas Sesi Matemática)

As obras do museu começarão ainda esse ano e faz parte de uma parceria entre a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), com referência em museus como o Museu de Ciência e Tecnologia de Paris e o MoMath, museu de matemática de Nova York.

O museu ficará localizado na Barra da Tijuca e contará com  lojas e café, lounges, auditório e até uma unidade móvel. O museu será o maior centro de ensino e produção de pesquisas em matemática da América Latina.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 03 de Março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.