Colégio de Aplicação da UERJ terá cotas


ALERJ pretende instituir cotas para candidatos da Melhor Escola Pública do Rio de Janeiro




O CAp Uerj ( Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira) é considerada a melhor escola pública do Brasil, registrando a melhor pontuação estadual no último ENEM entre as escolas públicas. Para fazer parte dessa escola, é necessário muita dedicação, logo, apenas alunos muito interessados fazem parte dessa instituição, porém a ALERJ quer reservar 40% das vagas para um meio mais fácil, através das Cotas, sendo metade disso para negros, pardos e índios, mesmo o Brasil sendo um país de pluralidade cultural e étnica, logo, sem raças de branco ou negro, e sim um conjunto único de miscigenação. Reservar vagas de oportunidades de um futuro melhor a uma parcela da população apenas por aparências físicas e hereditárias é o extremo do preconceito e segregação social de um país famoso por uma condição étnica única em todo o mundo.

A ideia inicial era votar o projeto em regime de urgência. O CAp ERJ atende 1.100 estudantes em Rio Comprido. No último exame, houve cerca de mil candidatos para 30 vagas.

O diretor do colégio, Lincoln Tavares Silva, criticou o fato de o projeto já estar em discussão na Alerj. Segundo ele, o governo não consultou a comunidade escolar antes de enviar a proposta para votação. Ele destacou que o tema é delicado, por tratar não de cotas numa universidade, mas num colégio de ensino básico. 

O Governo deveria qualificar o ensino das Escolas Públicas e cobrar melhorias nas escolas particulares de menor porte, assim como igualar as oportunidades de melhor educação para as diversas camadas sociais.

Ao invés do Governo criar outras escolas de qualidade para todos os cidadãos, usa tais artifícios para não ter esse trabalho. O Governo deveria investir na educação de qualidade como um todo para todos os cidadãos brasileiros e fluminenses, principalmente a camada mais pobre da sociedade. Apenas assim teremos um Brasil mais critico e verdadeiramente desenvolvido.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 07 de Fevereiro de 2013

Um comentário:

  1. Do you have any video of that? I'd like to find out more details.

    Here is my web site - short term loans

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.