terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exposição de vizinho do Museu do Louvre chega ao Rio de Janeiro

Exposições do Museu Jeu de Paume estão em exibição no Rio de Janeiro



Se você sempre quis visitar um museu em Paris, e nunca teve essa oportunidade, saiba que essa é a tua chance. A partir de hoje, o Rio de Janeiro contará com a exposição  Impressionismo, com cerca de 85 obras importadas de um dos melhores museus do mundo, vizinho do Museu do Louvre. Infelizmente não teremos as grandes obras de Leonardo DaVinci, mas a exposição contará com obras de Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Paul Cézanne e Paul Gaguin. 

A exposição acontecerá no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Centro do Rio, até o dia 13 de Janeiro de 2013.Os curadores do museu francês estarão para uma palestra (gratuita) hoje às 19h. A entrada é franca, por isso aproveite logo porque é por tempo limitado.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Outubro de 2012

Bolt no Rio de Janeiro

Usain Bolt visita o Cristo Redentor




O mestre do atletismo, o jamaicano Usain Bolt, está no Rio de Janeiro e visitou por volta das 14h (de hoje) o Cristo Redentor, alegrando a cariocas e turistas do mundo inteiro.

- É um cenário belíssimo, e com certeza virei em 2016. Serão excelentes Jogos e vou tentar fazer o melhor que puder para manter os recordes e títulos nos próximos anos - afirmou Bolt.

Logo depois foi para o Macaranã, local que sediará a abertura dos jogos olímpicos de 2016.Ele também foi ao Pão de Açúcar, na praia de Copacabana e Jacarepaguá.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Outubro de 2012

domingo, 21 de outubro de 2012

Bondinho do Pão de Açúcar completa um século

Pão de Açúcar poderá ganhar mais uma linha até a Babilônia



Dizem que os muitos gênios antes de se revelarem ao mundo são considerados loucos. O Pão de Açúcar passou por uma história similar.

O Pão de Açúcar é conhecido como o grande diamante do Rio de Janeiro, criado há 100 anos por Augusto Ferreira Ramos, na época chamado de "maluco". O engenheiro   tentou provar que o projeto era possível para a época, ele  idealizou a construção de um caminho aéreo dotado de cabos de aço suspensos ligando os dois montes. Muitas pessoas o criticaram na época e alguns até sugerir que a linha do futuro teleférico ligasse diretamente o Pão de Açúcar ao Hospício Nacional. Mas Ramos insistiu em seu projeto.

Hoje, o pão de açúcar, criado no dia 27 de Outubro de 1912, está a 396 metros de altitude. Na época era feito de madeira, hoje é de vidro. No seu primeiro dia levou 577 pessoas. No próximo sábado, esse grande monumento, vai completar 100 anos.

Milhares de fotos saíram desse cartão-postal pendurado por cabos e com vista de Niterói a Zona Sul (incluindo Copacabana e a Pedra da Gávea). O local foi cenário até para um dos filmes 007, com o espião James Bond e para diversos recursos de diversas artes.

Quarenta milhões de pessoas já embarcaram nessa aventura, sendo 1.331.487 visitantes só no ano passado, ficando atrás apenas do Corcovado.

Na época só havia o teleférico de Monte Ulia, na Espanha (280 metros de extensão) e o de Wetterhorn, na Suíça (560 metros).

— O bondinho do Pão de Açúcar é um dos primeiros grandes sinais do uso da paisagem do Rio como elemento importante do turismo — diz o historiador e arquiteto Nireu Cavalcanti.

No início, o projeto seria ligar o Morro da Urca ao Morro da Babilônia. Agora, Eduardo Paes, quer levar esse projeto a União, já que a área pertence ao Governo Federal que sempre foi contra a essa expansão.


Alguns dos passageiros ilustres foram John Kennedy, Albert Einstein, Lech Walesa, Tom Felton e Brooke Shields. Alguns investimentos estão previstos a acontecer até 2013, mas as obras acontecerão à noite para não ser necessário fechar o ponto turístico.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Outubro de 2012

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Stevie Wonder de graça em Copacabana

Copacabana comemorará natal com Stevie Wonder




Uma das maiores atrações musicais do mundo voltará a se apresentar no Rio de Janeiro no dia 25 de Dezembro desse ano. Stevie Wonder fará dois shows no Rio de Janeiro em dezembro desse ano, e um desses será gratuito na famosa Praia de Copacabana, dividindo o palco com o brasileiro Gilberto Gil.

A última apresentação de natal nas areias de Copacabana, em 2010, teve cerca de 400 mil pessoas para assistir Roberto Carlos. A Riotur (Secretaria Especial de Turismo da cidade) espera que esse ano o número passe de 1 milhão de pessoas.

Stevie Wonder fará também um show beneficente no Méier, precisamente no Imperator (que já foi considerado o maior cinema da América Latina até 1986 até se tornar uma casa de espetáculos que fechou as portas e voltou esse ano como Centro Cultural).

Stevie Wonder já ganhou 25 Grammy's e foi sucesso no Rock in Rio 2011. Vale lembrar que o maior show de todos os tempos em Copacabana foi da banda Rolling Stones que uniu 1,5 milhão de pessoas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 18 de Outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mais um digito nos celulares cariocas

Celulares passarão a ter 9 dígitos no Rio de Janeiro


A Anatel informa aos portadores de telefones móveis do Rio que a partir do próximo ano, os celulares do Rio de Janeiro passarão a ter 9 dígitos, assim como já funciona na cidade de São Paulo. Ainda não existe uma data exata para iniciar, mas o blog deixará os seus leitores informados sobre a futura mudança. Com a soma de mais um dígito, o número de combinações subirá para 90 milhões (antes era 44 milhões).

Em breve publicaremos novidades sobre essa modificação.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Outubro de 2012
Foto extraída do site OFUXICO.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rio receberá evento internacional de negócios

Rio de Janeiro é sede de evento sobre negócios sociais



O Rio de Janeiro foi selecionado para sediar o 5º Fórum Mundial de Negócios Sociais, (Social Enterprises World Forum). O evento começou hoje e vai até o dia 18 (quinta-feira) no Centro Cultural Ação da Cidadania. É a primeira vez que a América Latina recebe o evento internacional. 

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 16 de Outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Governo Federal continua desvalorizando a sociedade

Governo publica lei que regulamenta as cotas nas universidades federais




(Blog do Rafael Oliveira - Rio de Janeiro) Há muitos países que investem com força na educação e investem com mais força em projetos que igualam as camadas sociais, porém essa não é a realidade do Brasil, um país que não investe nada na educação e ainda cria barreiras sociais.

O Governo Federal publicou hoje o decreto que regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Essa é uma boa proposta para um governo que acha mais fácil vender esmolas aos mais pobres, ao invés de investir na educação das escolas públicas em todo o Brasil. 

Você leu bem: Vender esmolas. Porque não é de graça essas esmolas, elas custam os votos dos iludidos do Brasil que dão milhares de votos aos corruptos que continuam no poder.

Vender vagas universitárias aos mais pobres, para o governo, é melhor que investir na educação da rede pública e até mesmo das universidades federais (que vivem por forças próprias já que o Governo Federal investe mais no lazer dos bandidos do que dos educandos).

Uma boa educação forma uma sociedade mais próspera e de primeiro mundo, com melhores profissionais e melhor qualidade de vida, porém forma também uma juventude mais crítica em relação ao mundo em que vive.

Na década de 1980, os estudantes de escolas públicas e privadas tinham quase a mesma capacidade de serem aprovados nos grandes vestibulares, porém são esses estudantes que lutaram contra a ditadura, contra a corrupção e até tiraram Collor do poder. Não é a toa que antes da mudança da capital, um salário mínimo (que era mínimo mesmo) sustentava muito bem uma família, enquanto hoje R$ 622,00 mal dá para uma verdadeira cesta básica. O que adianta um dia o salário mínimo chegar aos mil reais, mas cada pãozinho custar uns dez reais. Adianta apenas uma coisa: Falar que o PT, PSDB e o PMDB melhoraram o salário mínimo.

O pior ainda é que um estudante não bem preparado para o Ensino Superior possui uma grande propabilidade de abadonar a faculdade pública (e as vezes até particular) por não conseguir acompanhar o nível superior (já que teve uma educação básica péssima) ou não ter condições financeiras devido a sua baixa formação profissional. No final, as cotas aos mais pobres é uma ponte para uma educação para os mais ricos, ao mesmo tempo que é uma montanha de votos para a atual presidente do nosso Brasil e é um carimbo de IDIOTA na cara da população do nosso país.

No final até as escolas particulares (que se tornou um bom negócio) abaixam o seu nível de ensino, sobrando apenas as escolas das chamadas elites que formarão o resto das vagas nos vestibulares, já que as cotas beneficiam apenas essa parcela da população: As escolas que estão no topo do ENEM.

As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei que foi aprovada por Dilma. Esse é o Brasil do futuro.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Outubro de 2012

Horário de Verão está chegando

Começa nesse final de semana o Horário de Verão 2012/13



A partir do próximo domingo (21 de Outubro), às zero hora, começará mais uma edição do Horário de Verão no Brasil e assim milhões de brasileiros deverão mudar os seus relógios. 

O novo horário durará 119 dias e terminará no dia 16 de Fevereiro de 2013, quando os relógios terão que ser atrasados em uma hora. 

O Horário de Verão é adorado por uns (como aqueles que gostam de caminhar na rua por uma hora a mais com o dia ainda claro) e odiado por outros (que passam por uma sensação de acordarem ainda mais cedo), mas essa é uma medida inteligente para o país, em relação a economia de energia, já que a energia economizada no Brasil nesse período poderia alimentar uma cidade como uma cidade como Petrópolis por aproximadamente um mês.

Se você mora no Sul, Sudeste ou Centro-oeste, não esqueça -  a partir da próxima meia noite - de adiantar os seus relógios em uma hora.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Outubro de 2012

Feliz dia dos professores

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR



Assim como todos os anos, o Blog do Rafael Oliveira vem aos seus leitores lembrar a data desse dia especial que lembramos de uma profissão não muito valorizada nem pelo governo, nem pela iniciativa privada e nem valorizada da forma que merece pela população, mas de extrema importância acima de qualquer outra profissão, ao qual não recebe o respeito que merece, mas que é uma forma que molda os grandes homens e mulheres que fazem história.



Parabéns a todos os professores do Rio de Janeiro, Brasil e do mundo. Apesar de todos os problemas e da desvalorização (até mesmo salarial), mas este é um dia de dar os parabéns para aqueles que para sempre serão alguém muito especial. Se não fossem por esses, o Brasil e o mundo não seria o mesmo, não apenas por ensinar o português e a matemática, mas também por formas pessoas para um futuro melhor.

Por isso deixamos essa mensagem especial e desejamos a todos os professores um FELIZ DIA DO PROFESSOR e agradecemos por ter formado a nossa história.


Um brinde ao eterno sonhador,
Entregue às leis da sabedoria,
O bom professor!
Mestre competente,
Humilde e demente,
Na sala de aula um grande noviço
No sorriso de um aluno,
A grandeza de seu serviço.
Como o poeta diria:
No educador não existe poesia
És tu professor uma doce melodia.
O oleiro que modela uma criança,
O amanhecer de um futuro brilhante,
Que desperta esperança.
Como o cacto severo do deserto,
É o professor sábio e incerto,
Ensinando as leis da natureza,
Ao seu discípulo com franqueza.
Amigo do aluno,
Jamais importuno,
Ensina e educa
Briga e não machuca.
Professor, não se dá conta da sua plenitude,
De seu trabalho, uma verdadeira missão,
Operários ou presidentes,
Graças a uma grande lição,
Que um dia o professor ensinou,
Mas ensinou com o coração.
(Suélen Domingues)

Manguinhos será pacificado

Policia ocupa a Favela do Manguinhos e Jacarezinho


O bairro de Manguinhos é infelizmente tomado por favelas e há muitos anos sofre com a violência que se espalhou por essa região, apesar de ser uma região que já contou com uma expressiva industrialização, além de ainda contar com um dos laboratórios mais modernos da América Latina (Fundação Oswaldo Cruz). O jacarezinho também é um dos bairros de maior favelização da cidade, com um dos maiores índices de violência dentro da cidade, apesar de ser o local de nascimento do famoso jogador Romário.

A partir dessa semana os dois bairros começarão a narrar uma nova história. A polícia invadiu as favelas e anunciou a pacificação do Jacarezinho e de Manguinhos, não houve nenhum tiro durante a operação. A bandeira do Brasil foi hasteada para simbolizar que o Estado voltou a dominar o local que antes concentrava o vício de crack na cidade. A UPP deverá chegar até o final desse ano.

"A ocupação significará a redução de homicídios e de roubos, e o efeito  prático disso é uma vida mais tranquila para os cidadãos e também melhorias  no plano econômico. Não tenho dúvidas de que a região vai reflorescer, renascer,  porque é uma área fantástica, muito nobre, do ponto de vista da logística  para as empresas", afirmou Sérgio Cabral a imprensa.

A ocupação durou 20 minutos nos dois bairros, sem qualquer tipo de incidente. Agora a polícia procura traficantes escondidos. Já foram apreendidos 10 quilos de cocaína e 100 usuários de crack, além de bandidos e até mesmo um traficante.

Jornais estrangeiros elogiaram a ocupação da polícia de um dos lugares que concentra a violência do Rio, um desses é o periódico LA NACION que ressalta a retomada do território em apenas 20 minutos.  Aos poucos o Rio começa a desfazer essas ilhas de violência que desvalorizam a cidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Outubro de 2012

domingo, 14 de outubro de 2012

Rio é a cidade com maior número de esculturas ao ar livre

Rio de Janeiro é a cidade que conta com mais arte a céu aberto no Brasil




Não basta ser apenas uma cidade que por suas belezas naturais e arquitetura clássica e contemporânea se tornou uma arte que inspira artes. O Rio de Janeiro não é a capital cultural e artística nacional a toa. A cidade do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Conservação, é o município que conta com o maior número de esculturas ao ar livre. O Rio é uma grande galeria ao ar livre, com  690 monumentos públicos.

Um grupo de especialistas tentaram citar alguns dos monumentos mais expressivos da cidade. Em primeiro lugar ficou os cones pedras portuguesas de Waltercio Caldas, na Avenida Presidente Antônio Carlos. Em segundo lugar aparece a baleia de ferro de Ângelo Venosa, em plena praia do Leme.

Outros monumentos lembrados, com menos votos, foram a estátua em frente a Igreja da Candelária (Mulher com Ânfora); o painel de azujelos do Palácio Gustavo Capanema (antigo Ministério da Educação quando o Rio ainda era a capital federal), desenhado por ninguém mesmos que Candido Portinari; o painel de azulejos da Aluísio Carvão, na Gávea; o retângulo vazado de Franz Weissmann, em frente ao Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, os mosaicos do calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana; a escultura Vênus Reclinada, de José Resende, na Rua do Rosário; e as esculturas do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

A cidade conta também com 106 chafarizes, dentre estes podemos destacar o Chafariz do Mestre Valentim (na Praça Quinze).

O Rio de Janeiro por si só é um grande painel artístico mundial, onde cariocas, moradores e turistas respiram a arte de uma cidade tão bela que é famosa no mundo todo por ser a "Cidade Maravilhosa". Não é a toa que a partir de Fevereiro, o Rio terá um aplicativo para smartphones com informações sobre as obras de arte públicas do Rio.. Esse é o Rio que é pura arte.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Novos Vereadores

Lista dos Vereadores do Rio de Janeiro



O povo carioca não foi as urnas no último domingo apenas para escolher o prefeito dos próximos quatro anos da cidade, os moradores da cidade também escolheram os vereadores que ocuparão as suas cadeiras no clássico Palácio Pedro Ernesto.

O partido que teve o maior número de votos foi o PMDB (com 15 vereadores), tendo como principais políticos: O grande vencedor da Câmara dos Vereadores foi o PMDB que começará 2013 com 15 vereadores, inclusive os dois mais votados da cidade: Rosa Fernandes e Guaraná. 

Alguns grandes nomes da política foram eleitos, homens com grande carreira política, porém aumentou o número de pessoas que votam nas urnas como votam para o jogador do BBB. Há pessoas que sujaram a cidade inteira com papel e out-doors, há ídolos do funk que apenas mostravam funks em carros de som ao invés de mostrar propostas. Há até criminosos que circulavam com carros fazendo propaganda na véspera das Eleições.

Vemos também que aumentou o número de cariocas que protestam nas urnas ao votarem em brancos e nulos, chegando a 27,9% dos eleitores inscritos.  Vejam quem são os novos vereadores:

PMDB – 15 Vereadores

  1. Rosa Fernandes
  2. Guaraná
  3. Jairinho
  4. Jorge Felippe
  5. Chiquinho Brazão
  6. Alexandre Isquierdo
  7. Jorge Braz
  8. Rafael Aloisio Freitas
  9. S. Ferraz
  10.   Jorginho da SOS
  11.   Dr. Eduardo Moura
  12.   Willian Coelho
  13.   Thiago K. Ribeiro
  14.   Leila do Flamengo
  15.   Prof. Uoston

PT – 4 Vereadores

  1. Reimont
  2. Marcelo Arar
  3. Elton Babu
  4. Edson Zanata

PSOL – 4 Vereadores

  1. Paulo Pinheiro
  2. Eliomar Coelho
  3. Renato Cinco
  4. Jefferson Moura

Democratas – 3 Vereadores

  1. Cesar Maia
  2. Tio Carlos
  3. Carlo Caiado

PSDC – 3 Vereadores

  1. Luiz Carlos Ramos
  2. Dr. João Ricardo
  3. Eduardão

PP – 3 Vereadores

  1. Vera Liz
  2. Carlos Bolsonaro
  3. Marcelo Cid Heraclito Queiroz

PR – 2 Vereadores

  1. Veronica Costa
  2. Márcio Garcia

PSDB – 2 Vereadores

  1. Junior da Lucinha
  2. Teresa Bergher

PDT – 2 Vereadores

  1. Leonel Brizola Neto
  2. Dr. Jorge Manaia

PRB – 2 Vereadores

  1. João Mendes de Jesus
  2. Tania Bastos

PSB – 2 Vereadores

  1. Dr. Carlos Eduardo
  2. Marcelino D´Almeida

PTB – 2 Vereadores

  1. Cristiane Brasil
  2. Laura Carneiro

PTC/PSL – 2 Vereadores

  1. Renato Moura
  2. Átila Nunes

PHS – 1 Vereador

  1. Marcelo Piui

PSD – 1 Vaga

  1. Eliseu Kessler

PTN – 1 Vaga

  1. Dr. Gilberto

PV – 1 Vaga

  1. Paulo Messina

PRTB/PRP

  1. Jimmy Pereira


Vale ressaltar que alguns famosos líderes não conseguiram eleger suas chamdas "crias políticas". Lindbergh não elegeu Gusmão, enquanto Garotinho não elegeu Peregrino. Uma revelação foi o fato de Wagner Montes não elegeu Wagner Montes filho, nem Cidinha Campos ter conseguido eleger Ricardo Campos. A maior revelação foi o fato da presidente Patricia Amorim não ter conseguido a vitória.

Vamos torcer para que os vereadores tenham boas propostas e o candidato que escolhemos não seja um corrupto ou não volte na próxima eleição,

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 12 de Outubro de 2012

domingo, 7 de outubro de 2012

Eduardo Paes vence com 64% dos votos

Eduardo Paes vence eleições ainda no primeiro turno




Eduardo Paes (PMDB) foi reeleito para mais quatro anos como prefeito do Rio de Janeiro com 64,6% dos votos válidos nas eleições que ocorreram hoje.

Paes agradeceu os votos recebidos e prometeu trabalhar mais em nome da população.O candidato conseguiu vitória em praticamente todos os bairros da cidade, com exceção de Cosme Velho e Laranjeiras, dois bairros ao qual Marcelo Freixo conseguiu a vitória por maior número de votos, mas que não foi o suficiente para o resto da cidade.

Rodrigo Maia teve maior número de votos em Bangu, e o menor número de votos na Lagoa. Enquanto Otávio Leite teve maior popularidade em Ipanema e menos em Cascadura.

Entre as realizações do prefeito reeleito estão novos corredores expressos BRTs (TransOeste, TransCarioca, TransBrasil e TransOlímpica), as clínicas da família, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e a revitalização de vários pontos da cidade. Paes ainda promete novas revitalizações, o VLT no Centro do Rio, a expansão do Morar Carioca, 120 novos EDIs, 70 novas clínicas da família e 54 novos potos de saúde.
 
Em segundo lugar, ficou o candidato Marcelo Freixo (PSOL), com 28,15%. Rodrigo Maia (DEM) aparece em terceiro, com 2,94% e Otávio Leite (PSDB) tem 2,47%. 

Aspásia (PV) teve 1,27% dos votos. Cyro Garcya (PSTU), Fernando Siqueira (PPL) e Antônio Carlos (PCO) tiveram 0,39%, 0,15% e 0,03%, respectivamente. 

Cerca de 4.719.607 de moradores da cidade votaram. Os votos brancos somam 188.862 mil (5,03%) e os nulos 318.461 (8,48%), mostrando que os cariocas tem valorizado cada vez mais esse tipo de protesto. 

Na cidade-vizinha, Niterói, haverá segundo turno entre Rodrigo Neves (PT) e Felipe Peixoto (PDT). São gonçalo também decidirá no segundo turno entre Adolfo Konder (PDT) e Neilton Mulim (PR), já Graça, Josemar, Alice Tamborindeguy, Dayse Oliveira e Mauro Sérgio foram derrotados.Bernardo Rossi (PMDB) e  Paulo Mustrangi (PT) também decidirão no segundo turno a prefeitura de Petrópolis.

Os três vereadores mais votados são, respectivamente, Rosa Fernandes (PMDB), Guarana (PMDB) e César Maia (DEM). Alguns candidatos que quebraram a lei e fizeram propaganda nas vésperas das eleições também venceram, ao qual não citaremos os nomes aqui

Começamos então mais uma jornada aqui no Rio de Janeiro, vamos torcer para os novos políticos serem um pouco mais transparentes e apaixonados pela mais bela cidade do mundo.

 Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 07 de Outubro de 2012

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+