Prefeitura anuncia projeto para educação pública ser a melhor do Brasil


Prefeitura planeja 277 escolas de horário integral no Rio de Janeiro




A Prefeitura do Rio de Janeiro deseja levar o Rio ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para isso pretende ampliar de 15% para 35% o número de alunos matriculados em período único e elevar para oito horas a permanência dos alunos nas escolas até 2016. 

O programa 'Fábrica de Escolas' construirá 277 escolas e reformar outras 19 para adequar a rede ao novo plano. A Prefeitura deseja entregar as primeiras unidades já em Janeiro de 2014. As escolas terão quadras poliesportivas, sistemas de refrigeração e aproveitamento da água da chuva e da iluminação solar.
 
No Rio, existem 349 creches e 116 escolas de ensino fundamental em período único, com 101 mil crianças atendidas (15%). Serão mais 28 mil vagas para 2013. O investimento será de R$ 2 bilhões (cerca de R$ 7 milhões por unidade).


Os 15 primeiros países na prova do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa, na sigla em inglês) adotam o turno de até oito horas nas escolas. 

Cláudia Costin acredita que a decisão elevará a educação no Rio de Janeiro e um aumento significativo no IDEB. O Rio atualmente está em quarto lugar entre as capitais. A melhor educação pública no Brasil é de Florianópolis, o Rio ainda está atrás de Curitiba e Belo Horizonte, mas a frente de São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Dezembro de 2012
Foto: Modelos das escolas dessa reportagem (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.