Rio é a cidade com maior número de esculturas ao ar livre


Rio de Janeiro é a cidade que conta com mais arte a céu aberto no Brasil




Não basta ser apenas uma cidade que por suas belezas naturais e arquitetura clássica e contemporânea se tornou uma arte que inspira artes. O Rio de Janeiro não é a capital cultural e artística nacional a toa. A cidade do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Conservação, é o município que conta com o maior número de esculturas ao ar livre. O Rio é uma grande galeria ao ar livre, com  690 monumentos públicos.

Um grupo de especialistas tentaram citar alguns dos monumentos mais expressivos da cidade. Em primeiro lugar ficou os cones pedras portuguesas de Waltercio Caldas, na Avenida Presidente Antônio Carlos. Em segundo lugar aparece a baleia de ferro de Ângelo Venosa, em plena praia do Leme.

Outros monumentos lembrados, com menos votos, foram a estátua em frente a Igreja da Candelária (Mulher com Ânfora); o painel de azujelos do Palácio Gustavo Capanema (antigo Ministério da Educação quando o Rio ainda era a capital federal), desenhado por ninguém mesmos que Candido Portinari; o painel de azulejos da Aluísio Carvão, na Gávea; o retângulo vazado de Franz Weissmann, em frente ao Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, os mosaicos do calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana; a escultura Vênus Reclinada, de José Resende, na Rua do Rosário; e as esculturas do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

A cidade conta também com 106 chafarizes, dentre estes podemos destacar o Chafariz do Mestre Valentim (na Praça Quinze).

O Rio de Janeiro por si só é um grande painel artístico mundial, onde cariocas, moradores e turistas respiram a arte de uma cidade tão bela que é famosa no mundo todo por ser a "Cidade Maravilhosa". Não é a toa que a partir de Fevereiro, o Rio terá um aplicativo para smartphones com informações sobre as obras de arte públicas do Rio.. Esse é o Rio que é pura arte.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.