Manguinhos será pacificado


Policia ocupa a Favela do Manguinhos e Jacarezinho


O bairro de Manguinhos é infelizmente tomado por favelas e há muitos anos sofre com a violência que se espalhou por essa região, apesar de ser uma região que já contou com uma expressiva industrialização, além de ainda contar com um dos laboratórios mais modernos da América Latina (Fundação Oswaldo Cruz). O jacarezinho também é um dos bairros de maior favelização da cidade, com um dos maiores índices de violência dentro da cidade, apesar de ser o local de nascimento do famoso jogador Romário.

A partir dessa semana os dois bairros começarão a narrar uma nova história. A polícia invadiu as favelas e anunciou a pacificação do Jacarezinho e de Manguinhos, não houve nenhum tiro durante a operação. A bandeira do Brasil foi hasteada para simbolizar que o Estado voltou a dominar o local que antes concentrava o vício de crack na cidade. A UPP deverá chegar até o final desse ano.

"A ocupação significará a redução de homicídios e de roubos, e o efeito  prático disso é uma vida mais tranquila para os cidadãos e também melhorias  no plano econômico. Não tenho dúvidas de que a região vai reflorescer, renascer,  porque é uma área fantástica, muito nobre, do ponto de vista da logística  para as empresas", afirmou Sérgio Cabral a imprensa.

A ocupação durou 20 minutos nos dois bairros, sem qualquer tipo de incidente. Agora a polícia procura traficantes escondidos. Já foram apreendidos 10 quilos de cocaína e 100 usuários de crack, além de bandidos e até mesmo um traficante.

Jornais estrangeiros elogiaram a ocupação da polícia de um dos lugares que concentra a violência do Rio, um desses é o periódico LA NACION que ressalta a retomada do território em apenas 20 minutos.  Aos poucos o Rio começa a desfazer essas ilhas de violência que desvalorizam a cidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.