Rio supera oficialmente SP como capital internacional de eventos


Rio de Janeiro é a cidade que mais recebe eventos internacionais no Brasil

(Blog do Rafael Oliveira - RJ) O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar no ranking brasileiro de cidades que mais sediaram congressos e convenções estrangeiras no ano de 2011, superando cidades como São Paulo, Brasília e Curitiba. A informação foi divulgada pela ICCA (International Congress and Convention Association), principal associação mundial do setor que reúne cidades que recebem eventos itinerantes.

O Rio também aparece na 27ª posição no ranking mundial, estando à frente de cidades como Zurique (Suíça), Melbourne (Austrália) e Oslo (Noruega). A colocação carioca também ajudou o Brasil a saltar de 9° para 7° colocado na lista de países. 

 “Nosso objetivo é trilhar o mesmo caminho de sucesso de Sydney, que recebeu os Jogos Olímpicos em 2000 e virou uma potência no segmento de reuniões, incentivos, congressos e exibições" - Disse o secretario de turismo do Rio,  Antônio Pedro Figueira de Mello

O turismo de negócio no Rio, segundo a Embratur, rendeu ao Rio um crescimento de 16% na chegada de turistas europeus em 2011, apesar de ser um ano em que a Europa atravessou uma forte crise.

Uma das principais razões para tanto crescimento no Rio como uma cidade global são as Olimpíadas e a Copa do Mundo, além de feiras, congressos e seminários, além do aumento da importância política e econômica da cidade. O turismo de eventos trouxe ao Rio mais de US$ 160,5 milhões.

 Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 13 de Maio de 2012
Foto: Centro do Rio de Janeiro

11 comentários:

  1. Aos poucos, o Rio de Janeiro vai tomando de volta tudo o que o Brasil roubou de lá nos últimos 50 anos e não deu nada em troca [ indústria automobilistica, indústria naval, sistema de trens e metro, siderurgia, turismo de negócios, bolsa de valores e etc e tal.] Ainda falta muito: Brasília, ICMS do petróleo e etc e tal. Agora, o Brasil tá querendo colocar as suas mãos de gatuno nos royalties do petróleo, mas isso o Supremo Tribunal Federal já disse que por lá essa mutreta não se cria. Não entendo por quê ainda estnao insistindo nisso se já foram avisados que perderão no STF!

    ResponderExcluir
  2. noticia excelente para o RJ.sabemos q o RJ ainda tem muitos problemas,mas nos q amamos a cidade e o estado devemos reclamar no sentido de q tudo melhore e nao so reclamar por reclamar como muitos cariocas(?) fazem.mas como o nosso conterraneo afirmou aos poucos o RJ esta retomando o seu lugar de destaque nacional e internacional e nos cariocas e fluminenses temos q fazer a nossa parte.parabens a este blog q mostra o q a midia nacional se recusa a fazer,mostrar um RJ q colabora e ainda vai colaborar mais ainda para o desenvolvimento do brasil.em 2017 segundo a consultoria AUSTIN RATINGS o RJ tera um pib de r$ 1 trilhao,nao e pouca coisa mesmo!viva o RJ!

    ResponderExcluir
  3. E ai Rafael, Meu nome é Gabriel sou do Rio de Janeiro tbm e gostei muuito do meu blog eu queria começar uma parceria com vc
    Tenho um blog tbm fala sobre Rock, responde ai... ;D

    MEU BLOG - http://drivesoulrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. São Paulo não depende de visibilidade adquirida politicamente e não por méritos, como foi o caso das Olimpíadas, para ser a potência que é! O ICCA avalia somente os principais eventos e não a totalidade! São Paulo continua faturando mais no total, e justamente por isto já elaborou o projeto de construção do maior complexo de eventos do mundo, em Pirituba! Fora o Anhembi, o maior da América Latina!

    ResponderExcluir
  5. O Anhembi Parque é o segundo maior da américa latina, o maior é o Riocentro no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Sim! Em terreno eu concordo... Mas não em área construída e nem em fluxo de visitantes!

    ResponderExcluir
  7. Eu não reconheço essas informações, o que eu sei é que oficialmente o Riocentro é o maior e melhor da América Latina em números absolutos e o que mais recebeu prêmios e os melhores eventos.

    ResponderExcluir
  8. Se isto te faz feliz, então pense assim...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu não fico feliz assim, eu só demonstrei dados oficiais, você que não acredita em dados oficiais e sim os dados que você fantasiou. O Riocentro ganha todos os anos o prêmio de melhor e maior complexo de eventos da América Latina, enquanto os paulistas não aceitam os prêmios que o Rio recebe e ainda diz que são os próprios paulistas que receberam os nossos prêmios.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, foi inaugurado um em Fortaleza maior que o Riocentro, o que o torna o terceiro maior e não mais o segundo!
    Quanto à qual é o melhor, o Anhembi também recebe prêmios e sedia as feiras e congressos mais tradicionais e de maior sucesso no país!
    Nada contra o Riocentro, mas o que é, é...

    ResponderExcluir
  11. Cara não adianta vc tentar argumentar sobre outro assunto q é esse de qual é o maior, melhor mais visitado... Pra justificar a sua tentativa de ofuscar a notícia acima.
    Nem vc e nem nenhum paulista pode questionar a grande capacidade q o.Rio de Janeiro tem de atrair grandes eventos e investimentos.
    Os dados comprovam cada vez mais o crescimento gradual da economia carioca q caminha para ser a maior do brasil em pouco tempo! ;)

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.