Rio de Janeiro ganhará novos parques tecnológicos


Estado do Rio deve inaugurar três parques tecnológicos até 2014 



O Estado do Rio de Janeiro deve ganhar, nos próximos dois anos, pelo menos três novos pólos de tecnologia. Os locais já foram até mesmo definidos: Xerém, Seropédica e Petrópolis. Os três somados devem movimentar ao menos R$ 300 milhões em investimentos apenas na infraestrutura necessária para a instalação das empresas.

Somando esses parques tecnológicos e os já existentes na capital, o Estado se firmará em líder na área tecnológica do país. O mais conhecido de todos é o Parque Tecnológico do Fundão, na Ilha do Governador, próximo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a melhor e uma das mais antigas do país.

O Parque Tecnológico de Seropédica também será positivo para melhorar o setor de pesquisas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em uma área de 700 mil metros quadrados às margens da Via Dutra em Seropédica, o projeto será chamado de "Parque da Rural" e focará áreas de conhecimento ligadas ao setor de agronegócios, porém empresas como Nestlé, Sadia, Coca-Cola e AB InBev já estão entre as companhias interessadas em montar centros de pesquisas nesse parque.

Os parques tecnológicos também trarão desenvolvimento para a Baixada Fluminense, considerada a área mais carente do Estado do Rio de Janeiro, além de trazer conhecimento e recursos.

No Parque de Xerém haverá uma linha de estudos para o desenvolvimento de um biocombustível. Uma grande empresa de automobilismo, ainda não revelada, está fechando contrato com o Centro. Haverá também uma pista com tecnologia avançada para testes de veículos.

O Parque Petrópolis Tecnópolis focará empresas nas áreas de telecomunicações, TI,  biotecnologia, petróleo e gás,  terapia gênica, desenvolvimento de biofármacos e engenharia de softwares.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 13 de Abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.