Obra de Niemeyer no Centro do Rio


Espaço que era o prédio da Brahma se tornará edifício comercial desenhado por Niemeyer


Várias áreas do Rio ganharam um significante investimento nos últimos anos, como a Zona Portuária, a Barra da Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá, entre outros. Agora um novo investimento chega ao Centro do Rio.

O lugar do antigo prédio da Brahma, demolido ano passado, receberá um moderno edifício de 19 andares desenhado pelo famoso arquiteto carioca Oscar Niemeyer, desenhista do vizinho Sambódromo. Esse será o REC Sapucaí, uma parceria entre a Prosperitas (gestora do Guadalupe Shopping) e a multinacional alemã Hochtief.

As obras já começaram e terminarão em  julho de 2014, quando já estará disponível para locação.  A ideia é oferecer espaços para hotelaria, salas comerciais e clientes corporativos. Os investimentos serão de R$ 550 milhões para uma área de 135 mil m², onde 86 mil m² serão destinados a locação. O edifício será ambientalmente correto, com o certificado Leed, contando com captação da água da chuva para a jardinagem e a descarga dos sanitários, além de madeira certificada pelo FSC.

A região também recebeu há pouco tempo o Centro de Comando e Controle, ainda em obras, e o novo prédio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Espera-se que o Centro do Rio tenha uma nova cara e "personalidade" para as novas gerações.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 24 de Abril de 2012

4 comentários:

  1. Uma bosta, como tudo quanto esse senhor desenha. Pode até ser funcional e blá, blá, blá. Mas esteticamente é uma bela duma porcaria! Só faltou uma esplanada em volta e fachada de concretão...ECA!

    ResponderExcluir
  2. Horrivel chega de concreto, chega de predio deitado, ou quadrado ou redondo,

    ResponderExcluir
  3. Nada contra Oscar Niemeyer, o admiro mto e concordo q ele e o maior arquiteto brasileiro, MAS, uma grande cidade como o rio de janeiro precisa de mais verticalização, arranha céus imponentes q demostrem o poder e capacidade econômica do rio!

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu acho Niemeyer um gênio da arte contemporânea, ao qual construiu prédios que são verdadeiras obras de arte, destacando-se o MAC de Niterói.

    Porém, na minha opinião, nos últimos anos ele tem demonstrado não mais a mesma criatividade e suas obras não mostram a mesma vitalidade e não surpreendem como antes surpreendia.

    Eu sou muito a favor da construção de arranhas céus no Rio, a cidade precisa demonstrar essa mordenização e potência financeira, principalmente no Centro, na Tijuca, em Jacarepaguá e na Barra. No restante da cidade não daria muito certo devido o calor, mas nessas regiões sim (zona oeste e norte) que precisamos de uma verticalização mais moderna.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.