Rio está ultrapassando SP como capital financeira


Revista de negócios norte-americana diz que Rio desafia São Paulo como centro de negócios


A Institutional Investor, uma das maiores revistas de investimentos do mundo, publicou uma grande noticia que fala da mudança positiva da economia do Rio de Janeiro, desafiando São Paulo como principal centro de negócios do Brasil. A reportagem tem como título de "Rio Challenges São Paulo as Brazilian Business Center", traduzindo-se como "Rio desafia São Paulo como centro brasileiro de negócios".

A reportagem diz que o Rio de janeiro passa por um boom (expansão) industrial, sendo um fator chave na decisão, além de passar por um bom momento de intercâmbio graças a Prefeitura, fazendo com que novos empresários escolham o Rio como local de seus investimentos.

"O Rio de Janeiro é conhecido como a 'Cidade Maravilhosa'. Hoje mais do que nunca há muito para se maravilhar". - Declara a reportagem

A noticia também comenta o estilo de vida e as belezas naturais da cidade como um lugar atraente para negócios. Alguns pontos focados são as Olimpíadas, a Copa do Mundo, os investimentos em rodovias, portos e modernos edifícios do século 21, além da atividade petroleira.

A reportagem afirma que isso tudo tem transformado o Rio de Janeiro em uma cidade dinâmica, com uma pitada de Houston (a partir do dinheiro do petróleo), um pouco do setor financeiro de Nova York e um pouco da Londres (como cidade grande em meio a natureza), tudo isso misturado ao estilo único "carioca".

A Institutional Investor também elogia os investimentos em segurança e a pacificação de favelas, além do combate ao tráfico de drogas e o controle das gangues que já trouxe medo aos moradores da cidade. Logo depois é comentada a população do município, sendo a quarta cidade mais populosa da América Latina e tendo a renda per capita 57% acima da renda nacional. 

Eles também lembraram que 06 das 13 melhores empresas do país tem sede mundial no Rio de Janeiro, incluindo a Petrobrás, a Vale, a TIM e a EBX (empresa do homem mais rico do Brasil), sem contar a Rede Globo (o maior conglomerado da mídia em toda a América Latina) e o fato de ter uma grande porcentagem das universidades do Brasil, incluindo a melhor escola de negócios do Brasil, A Fundação Getulio Vargas.

A noticia termina dizendo que o Rio de Janeiro é a única cidade digna a ter um grau de investimento Moody, algo que nem mesmo São Paulo conseguiu ter até hoje.

Leia a noticia completa clicando aqui.

Texto escrito, traduzido e publicado por  Rafael Oliveira, 15 de Março de 2012

2 comentários:

  1. Mais uma reportagem tendenciosa, sem sentido e não condizente com o que os números mostram!
    Ressalta alguns ítens em que o Rio se destaca mas deixa de lado um monte de outros ítens em que o Rio "come poeira" de São Paulo, e que fazem com que a capital paulista esteja anos-luz à frente da fluminense! Estranho, não?!

    ResponderExcluir
  2. Dê exemplos então, Paulo.

    Porque não vejo nada "não condizente" com o boom industrial e imobiliário, número de investimentos financeiros, modernização acelerada da cidade, aumento acelerado da renda e dos eventos financeiros e culturais e crescimento de empresas 100% brasileiras (e não de capital externo).

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.