Projeto quer demolir anexo da ALERJ


Presidente da Alerj quer demolir prédio anexo da Assembleia


O Rio é uma das cidades mais modernas da América Latina, mas também é uma cidade que conta com um acervo histórico inédito. Foi a única cidade das Américas a ser a sede de um império e a ser a capital de uma cidade europeia, além de eventos únicos que ocorreram durante a história. O Centro do Rio é um dos maiores representantes históricos da nossa cidade, mas muita coisa mudou de lá para cá.

A Praça Quinze é um dos exemplos, contando com um conjunto de belos monumentos históricos. A Praça Quinze era o ponto de desembarque para os antigos turistas, assim que chegavam ao Rio. A região também já foi um dos centros culturais mais agitados do Brasil, mas o lugar foi descaracterizado com o Elevado da Perimetral e o prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

O Prefeito Eduardo Paes anunciou o fim da Perimetral, assim como já foi comentado nesse blog muitas vezes, mas nada comentou no prédio espelhado da Assembleia. O Palácio Tiradentes (na foto) é um dos mais belos do país, já foi sede do poder legislativo, antes do mesmo ir para o Congresso Nacional em Brasília, mas o anexo já não possui a mesma beleza e ainda fica na frente do Tiradentes.

O presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo, manisfestou a intenção de demolir o prédio anexo. Ele lembrou que essa é uma proposta antiga e declarou a ideia de transferir os gabinetes para outro lugar. Ele lembrou que o prédio - que já não era bonito - tem uma conservação de R$ 6 milhões por ano. 

— Não faz sentido demolir a Perimetral e deixar esse prédio poluindo a Praça Quinze. A construção é muito antiga e pouco sustentável e, por isso, gastamos muito dinheiro para fazer a manutenção — disse Melo.

As primeiras padarias da cidade foram construídas no lugar onde hoje é o palácio. Para os historiadores, voltar com a rua será ótimo para resgatar o Rio Antigo e abre vista para outros prédios na região. Os historiadores desejam a total revitalização da Praça Quinze e o fim do prédio anexo seria uma das soluções.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 27 de Fevereiro de 2012
Foto: Palácio Tiradentes, centro do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.