Novos Bondes estão a caminho para Santa Tereza


Novo sistema de bondes só começará a operar em 2014



Os bondes de Santa Tereza surgiram em 1872 e logo trouxe um charme único ao bairro homônimo, mas o prestigiado bairro carioca aos poucos foi perdendo um pouco do seu status do passado, consequentemente o bonde também sofreu com o descaso público, até chegar ao estado de abandono ao qual se encontrava nos últimos anos. Mas o Governo Estadual e a  Prefeitura decidiram fazer um investimento histórico nos bondes e criar um novo sistema.

O projeteto dos novos bonde contam com a  reestruturação total do sistema, a ampliação da rede, retorno do traçado original, integração com o trem do Corcovado, retorno do trecho da Rua Francisco Moratori, entre outras propostas . Haverá 14 novos bondes e uma ampliação da linha de 7,2 Km para 10,5 Km. Os investimentos serão de R$ 110 milhões. O sistema anterior contava com seis bondes.

Visando a melhor segurança, as novas composições só terão balaústre nas pontas para evitar que pessoas viagem penduradas, assim como não haverá mais viagens no estribo. Haverá também um sistema mais moderno de freios, além de um novo freio de emergência e câmeras de monitoramento.Todos os trilhos também serão trocados, assim como todos os cabos de energia, dessa vez os trilhos serão específicos para bondes. O Museu do Bonde e as estações também serão reformadas e ampliadas.

Os novos bondes só circularão a partir do primeiro trimestre de 2014

 Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 24 de Fevereiro de 2012

5 comentários:

  1. Amo este lugar e sinceramente, sem os bondes o bairro não é o mesmo!

    ResponderExcluir
  2. sei que muita gente confunde.rsrs, mas é Santa Teresa com "S" e não com Z ..

    ResponderExcluir
  3. Santa Tereza com Z é um município do Rio Grande do Sul ... mas é normal todo mundo confunde rsrsr
    sou morador de Santa Teresa a 45 anos

    ResponderExcluir
  4. Só uma observação: Está mais do que na hora do governo, ou prefeitura do Rio trocarem esses bondes velhos e decadentes, sujeitos a provocar mais acidentes com mortes, serem modernizados, não é mesmo?
    Poxa... Vemos mundo afora tantos bondes e monotrilhos com designe avançado, SÓ O CARIOCA É QUE É ESSA LÁSTIMA... Az vezes penso que aqui no Brasil, a cultura do obsoleto e ultrapassado é o que vale. Se pelo menos fossem esses bondes do Rio, iguais os de São Francisco EUA, não diria nada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo que os bondes fazem parte da história do bairro e sou contra a erradicação do mesmo, mas não precisa ser bondes velhos e periogosos, o Rio é uma cidade global, não pode abandonar o histórico, mas tem que se modernizar, principalmente em relação a segurança dos meios de transporte.

    Eu também penso que já passou da hora de trocarem esses bondes, mesmo com todo o contexto histórico do modelo anterior. Santa Teresa merece o melhor, até porque é um bairro de grande potencial.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.