Pesquisa patrocinada por fundação carioca é eleita a principal descoberta do ano


Pesquisa de AIDS coordenada por fundação no Rio de Janeiro é eleita pela Science como principal descoberta de 2011



O Rio de Janeiro mais uma vez se destaca cientificamente e se mostra como a capital cientifica do Brasil. A mais nova foi publicada pela revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, que publicou um ranking das dez maiores inovações do ano de 2011.

A campeã é a pesquisa HPTN 052 que foi realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, e coordenada pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Esse foi um estudo pioneiro no ensaio clínico da Rede de Testes para Prevenção de HIV que demonstrou que, se indivíduos HIV positivos aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro sexual sem infecção pode ser reduzido em até 96%.

Ou seja a descoberta feita em parceiria entre os laboratórios do Rio e Porto Alegre poderão controlar a ação do HIV no organismo e dimuir a transmissão do mesmo.

"Em conjunto com outros ensaios clínicos promissores, os resultados concretizam esforços para acabar com a epidemia de AIDS no mundo de uma forma inconcebível até a um ano atrás", afirma o editor-chefe da Science, Bruce Alberts.

O estudo também teve apoio do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense do Rio. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que um instituto carioca sai na frente no combate a Aids. A UFRJ mesmo está perto de criar um medicamento que promete ser melhor do que o coquetel atualmente usado no mundo, os estudiosos consideram que o novo medicamento poderá representar o maior avanço dos últimos anos para a cura da Aids.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,  09 de Janeiro de 2012
Foto: Fundação Oswaldo Cruz - Foto batida por Rui de Pocrane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.