Palácio mais bonito da cidade


Palácio das Laranjeiras é o mais bonito do Rio de Janeiro



O Rio é a única cidade das Américas que já recebeu o status de capital de um país da Europa, assim como foi a única cidade sede de uma monarquia. Isso trouxe ao Rio um charme único nas Américas, com uma arquitetura clássica ao lado de modernos edifícios, misturando-se a beleza natural do céu e da natureza, fazendo o Rio ser conhecido como a Cidade Maravilhosa, uma cidade com tantas belezas que o gabarito proíbe arranha céus para não cobrir uma cidade que nasceu para arrasar com um explendor de belezas únicas que nem as tristes favelas conseguem manchar.

Mas todos sabem que o Rio é uma cidade de sangue azul, assim como Madrid, Londres e muitas outras. O Rio tem palácios clássicos dignos de uma famosa capital federal, seja para um rei ou para um presidente ou primeiro ministro. Mas qual é o palácio mais bonito da cidade? 

Laranjeiras, Palácio da Cidade ou Guanabara? Uma pesquisa foi feita com um grupo de especialistas formado por historiadores e arquitetos que decidiram: O Palácio Laranjeiras é o mais bonito do Rio de Janeiro. 

O Palácio Laranjeiras além do belíssimo "palacete", conta também com os edifícios do Parque Guinle de beleza histórica, construída pelo do arquiteto Lúcio Costa, além da beleza interna, tudo do estilo renascentista francês. Alguns europeus consideram o Palácio Laranjeiras como um "Palácio de Versalhes tupiniquim", alguns dizem que é até "raro é encontrar um canto do imóvel, construído por Eduardo Guinle entre 1909 e 1913, que não lembre o grande palácio francês". O espaço conta com vários detalhes em ouro, mas também há um piano da rainha Maria Antonieta. Além de quadros raros comprados na época da ditadura.

Já o Palácio Guanabara ficou em segundo lugar pelo seu estilo imperial, um notável jardim francês, entre outras peças que o resumem como "monumental". O palácio já foi residência da Princesa Isabel e também residência presidencial, hoje é a sede administrativa do Governo Estadual do Rio de Janeiro. A mesa de Sérgio Cabral mesmo já pertenceu a Getúlio Vargas, ao lado de outros móveis e esculturas que eram da princesa mais famosa das Américas.

Tanto o Palácio Guanabara como o Palácio Laranjeirasg guardam tesouros da História do país que não estão ao alcance do público. "Pelo menos por enquanto", afirmam historiadores.

O Palácio da Cidade também não foi esquecido e ficou em terceiro lugar na lista. Localizado em Botafogo, o local terá seus jardins abertos ao público pela prefeitura no próximo fim de semana. O lugar conta com estátuas em mármore de Marte, Mercúrio, Ceres e Minerva, encomendadas por Dom Pedro II para recepcionar Dona Teresa Cristina na sua chegada ao Brasil, em 1843. Há também uma sala de jantar do estilo inglês, já que o lugar também foi a Embaixada da Inglaterra até 1975, quando a Prefeitura do Rio comprou o lugar por US$ 4,5 milhões.

Esses não são os únicos palácios ilustres do Rio, podemos também citamos o belo palácio quase árabe da Fundação Oswaldo Cruz, o Palácio do Itamaraty, o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes, o Palácio do Catete, o Palácio da Conceição e o Palácio Duque de Caxias. Isso sem contar os outros belos edifícios clássicos da cidade e os diversos palacetes e modernos edifícios que dão o aspecto de verdadeira capital federal e decidade mais bonita do mundo.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 22 de Janeiro de 2012
Foto: Palácio laranjeiras

Um comentário:

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.