Acari ganhará parque em sua margem


Rio Acari ganhará ciclovias, árvores, quadras e outros investimentos



O subúrbio do Rio ganhará em breve três novos parques, espaços de recreação, com quadra de esportes, arborização, brinquedos e ciclovias, tudo isso às margens do Rio Acari, que corta sete bairros da Zona Norte.

As obras também servirão para impedir o alagamentos no entorno do curso d’água do rio, ao mesmo tempo que trará um novo visual e mais lazer ao subúrbio carioca. As famílias que moram às margens estão sendo retiradas e reassentadas.

O projeto é da Prefeitura do Rio e está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras. As obras devem começar ainda esse semestre e terminará em dois anos. 

O primeiro parque a ser construído se chamará Luiz Coutinho Cavalcanti e contará com área de 12.600 m², o espaço ficará entre os rios Tinguí e Sapopemba, em Marechal Hermes. Já o segundo receberá o nome de Lourenço Marques, ao qual se localizará na na altura da ponte da Rua Leocádia de Figueiredo, em Guadalupe. Já o último será o Parque Sílvio Romero em Honório Gurgel. Serão sete quilômetros, cortando Marechal Hermes, Guadalupe, Pavuna, Coelho Neto, Acari, Irajá e Jardim América

Os investimentos serão de R$ 88,7 milhões. Infelizmente os investimentos não tirarão o o status do Rio Acari, famoso por ser o mais poluído da cidade. Já que o problema do rio é a canalização e dragagem de material assoreado, algo que precisaria também de mais apoio da população que precisaria de mais consciência ambiental ao evitar poluir as ruas do seu próprio bairro, da sua própria cidade.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 23 de Janeiro de 2012

31 comentários:

  1. espero que essa informação seja de fonte confiavel , moro no parque colúmbia a aqui sofremos com enchentes faz décadas.
    por aqui ninguem acredita que essas obras vão chegar, o bom memso é saber se as informações são confiaveis ou não. algum que sabe de algo sobre essas obras no parque columbia por favor coloque aqui.

    ResponderExcluir
  2. Bem, as fontes são confiáveis, a Prefeitura confirmou o projeto, mas também conhecemos o nosso governo e o quanto o mesmo tem palavra. Vamos torcer para que essas obras saiam e essa região receba investimentos muito em breve

    ResponderExcluir
  3. Sobre as obras no Rio Acarí acredito que a parte que compreende o trecho do Parque Colúmbia ficará prejudicado, mais da metade dos moradores irregulares (moram nas margens do roi), foram realocados em C.Grande e a parte restante se nega a sair inclusive existe uma ação na justiça Processo N° 0194301-90.2010.8.19.0001 - 15ª Vara de Fazenda Pública onde a prefeitura foi intimada a retirar os moradores invasores das casas antes abandonadas pelos propietários que aceitaram serem transferidos para outros imoveis. Acho que o poder público não está mais empenhado como antes, apesar de receber algumas intimações durante alguns meses para retirar esses moradores não houve resposta.
    O parque Colúmbia talves seja o bairro mais afetado com as enchentes desse rio, a altura da agua fica entre 2 a 3 metros na rua e no rio passa de 4 metros em relação a rua , essa altura de 4 metros não atinge a rua Ildefonso Falcão porque as casas ribeirinhas formam um cinturão o que impede que a rua atinja essa altura e fique mesmo em 3 metros.

    ResponderExcluir
  4. ATÉ O EXATO MOMENTO NAO TEM NENHUMA OBRA NO PARQUE COLUMBIA E ACHO EU QUE ESSE BAIRRO FOI ESQUECIDO DO MAPA SÓ APARECE NO MAPA QUANDO HA ELEIÇOES E MUITOS MORADORES VOTAM NESSE POLITICOS FANTASMA EU PELO MENOS NAO VOTO NESSES POLITICOS EU ANULO O VOTO

    ResponderExcluir
  5. ´Bom dia gostaria de saber se Av. prefeito Sá Lessa sofre ainda hoje na presente data com enchentes, pois vi algumas fotos que as águas do rio acari chegam até o primeiro andar de um prédio! Isso é verdade? E como se encontra a situação hoje dessa Rua e de todo bairro já foi concluidas as obras do rio acari?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...Gostaria de saber se essas obras não beneficiarão os moradores da Rua Sargento Izanor de Campos,pois neste lado o rio também transborda e muitas moradias existem nas suas bordas.Somente a metade do rio? E nesse lado?SÓ o lado da Luiz Coutinho,desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  7. O ANO DE 2012 ESTA INDO EMBORA E AS OBRAS DO RIO ACARI NEM SINAL,AS CASAS DA RUA PADRE LIMA QUE A PREFEITURA GERMINOU ESTÃO TODAS OCUPADAS POR INVASORES.VOTEI DENOVO NO EDUARDO PAES PARA VER SE ESTA OBRA SAI DO PAPEL OU DO COMPUTADOR!ESTOU QUASE ACREDITANDO EM PAPAI NOEL.
















    ResponderExcluir
  8. O ANO DE 2012 ESTA INDO EMBORA E AS OBRAS DO RIO ACARI NEM SINAL,AS CASAS DA RUA PADRE LIMA QUE A PREFEITURA GERMINOU ESTÃO TODAS OCUPADAS POR INVASORES.VOTEI DENOVO NO EDUARDO PAES PARA VER SE ESTA OBRA SAI DO PAPEL OU DO COMPUTADOR!ESTOU QUASE ACREDITANDO EM PAPAI NOEL.
















    ResponderExcluir
  9. O ANO DE 2012 ESTA INDO EMBORA E AS OBRAS DO RIO ACARI NEM SINAL,AS CASAS DA RUA PADRE LIMA QUE A PREFEITURA GERMINOU ESTÃO TODAS OCUPADAS POR INVASORES.VOTEI DENOVO NO EDUARDO PAES PARA VER SE ESTA OBRA SAI DO PAPEL OU DO COMPUTADOR!ESTOU QUASE ACREDITANDO EM PAPAI NOEL.
















    ResponderExcluir
  10. JÁ CHEGOU O ANO DE 2013 E COMO SEMPRE O RIO ACARÍ JÁ TRANSBORDOU NOVAMENTE DUAS VEZES. QUANDO RETIRARAM OS MORADORES RIBEIRINHOS POR ALGUM TEMPO NÃO HAVIA ENCHENTES NO PARQUE COLÚMBIA, DEPOIS QUE VIERAM INVASORES TOMANDO CONTA DE TODAS AS CASAS DESOCUPADAS O RIO VOLTOU A CAUSAR ENCHENTES POIS ANTES SEM MORADORES NÃO SE VIAM MAIS GRANDE QUANTIDADE DE LIXO PASSANDO PELO RIO,DEPOIS DAS INVASÕES COMEÇARAM A JOGAR LIXO E AGORA A QUANTIDADE QUE PASSA É ENORME CAUSANDO NOVAMENTE AS ENCHENTES QUE HAVIAM DADO UM TEMPO DEVIDO A SAÍDA DOS MORDORES ANTERIORES. SERÁ QUE JÁ SUMIU O DINHEIRO DAS OBRAS ?

    ResponderExcluir
  11. Cansou das mesmas músicas e programação das rádios quando está dirigindo? Não aguenta mais aquela aflição de estar parado no trânsito sem nada para fazer?

    Então temos uma solução para acabar com tédio. Você pode relaxar, aumentar os conhecimentos, e fazer melhor uso do seu tempo enquanto dirige ou faça outras atividades que não pode um livro em mãoes.

    Experimente um AUDIO LIVRO e escute sua leitura!!!

    Acesse o site www.lepusaudiomidia.com.br para obter todas informações.

    ResponderExcluir
  12. OS MORADORES DA AV RAFAEL DE OLIVERA SERÃO DESIGNADOS PARA AONDE?

    ResponderExcluir
  13. TODAS AS CASAS DAS MARGENS DO RIO DA IRÃO SAIR ????

    ResponderExcluir
  14. ONDE SE ENCONTRA O VIDEO DA OBRA DO RIO CICLO VIA E OS PARQUES QUE SERÃO FEITOS NA BEIRA DAS MARGENS DA AV RAFAEL DE OLIVEIRA ,NINGUÉM ENCONTRA.MOSTRE PARA TODOS OS MORADORES DA AV RAFAEL DE OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  15. acredito mesmo que essas obras somente foram para reeleger o Eduardo Paes, essa parte da zona norte não existe e en existira para as autoridades que deviam ciudar delas, pena dizer isso mas é pura realidade.

    ResponderExcluir
  16. quero que a prefeitura diga o que vai fazer com as dezenas de casas invadidas após a saida dos antigos moradores, vão retirar esses que invadiram e deixarem outros entrarem?

    ResponderExcluir
  17. os invasores das casas desabitadas pela prefeitura do Rio estão com a corda toda, enchem o Rio Acarí de lixo e se divertem com a própia desgraça, quem mora pagando IPTU, taxa de incêndio e etc é que entra pelo cano. A Prefeitura é quem deveria ser jogada dentro do rio se juntando aos montes de lixos que lá estão .

    ResponderExcluir
  18. Realmente é lamentável o descaso da Prefeitura com a população dessa região. A Secretaria de Obras não publicou qualquer novidade em relação as obras, infelizmente, nós teremos que esperar.

    Qualquer nova noticia em relação ao projeto será imediatamente publicada aqui nesse blog. Agradeço o apoio e os comentários dos leitores, vamos continuar pressionando a Prefeitura e trazer melhorias a população carioca.

    ResponderExcluir
  19. ESTAMOS EM 2013 E JÁ NO MÊS DE JANEIRO ACONTECERAM 5 ENCHENTES DO RIO ACARÍ NA AV. ILDEFONSO FALCÃO NO BAIRRO PARQUE COLUMBIA - RJ, SERÁ QUE A PREFEITURA VAI CONTINUAR COM O PÉ NO FREIO EM RELAÇÃO A ISSO, GERALMENTE O SEGUNDO MANDATO CONSECUTIVO DOS GOVERNANTES QUER SEJAM MUNICÍPAIS, ESTADUAIS OU FEDERAIS, NÃO ACOMPANHAM O BOM DESEMPENHO DO PRIMEIRO. CADÊ A PREFEITURA QUE NÃO SE APLICA NA 15ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA PROCESSO 0194301-90.2010.8.19.0001, A ÚNICA COISA QUE GANHAMOS DA PREFEITURA DO RJ SÃO GRANDES QUANTIDADES DE LAMA NA RUA DEVIDO AS ENCHENTES. AQUI NO PARQUE COLÚMBIA E BAIRROS VIZINHOS O SENHOR EDUARDO PÃES TEVE UMA VOTAÇÃO BEM ALTA PORQUE O POVO TEM ESPERANÇA DE QUE ALGUMA COISA SEJA FEITA PARA A POPULAÇÃO, EM RESUMO: O POVO DEU ELE VOTOS E PELO QUE PARECE ELE NOS DÁ MUITA AGUÁ SUJA E MUITA LAMA NAS RUAS PARA OS MORADORES QUE LIMPAM AS RUAS ANTES DE IR TRABALHAREM.

    ResponderExcluir
  20. BEM, NO FINAL DA MINHA RUA TEM O RIO SAPOPEMBA, ATRAVESSANDO A RUA LUIZ COLTINHO CAVALCANTI EM MARECHAL, PELO MENOS ALI, JA REMOVERAM PARTE DA FAVELA E COMEÇARAM AS OBRAS

    ResponderExcluir
  21. Caros Amigos, como diretor da AMVEG (pág. no face), Associação de Moradores da Vila esperança de Guadalupe, devo informar que as referidas obras, já estão em andamento, basta conferir as fotos na nossa página; Não posso falar por outras comunidades, porém pela nossa, conhecida como Palmeirinha, faço questão de mencionar que, até outubro de 2010, quando nossa diretoria assumiu, nada acontecia, inclusive a obra do PAC, onde 264 famílias seriam assentadas, encontrava-se emperrada, quando deveria ser entregue em abril de 2009; De lá pra cá, nossa comunidade não para de receber novos projetos, para terem idéia, hoje temos alem do Condomínio Palmeirinha, com 264 casas, temos a Clinica da Família Maestro Celestino, A central de Trabalho, Emprego e Renda, uma E.D.I. inaugurada em fevereiro e agora as obras no rio Sapopemba, neste projeto já em andamento, temos a construção do parque Lourenço Marques, a ciclo Via e a ligação com a Rua Luiz Coutinho Cavalcante...
    Como podem ver, não é estória da carochinha, é fato, é realidade ...
    Me desculpem outras comunidades que além de não ter a informação correta, deve estar sem liderança ou ainda não se conscientizaram que a união faz a força, pois devemos deixar de olharmos nossos próprios umbigos e pensarmos no coletivo ....
    Nos colocamos a disposição para maiores informações pelo telefone: 3566 4388 & 7725 4069 JOSÉ CARLOS (secretário Geral)

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de obter permissão de copiar o texto á cima e lanç-a-lo na nossa pág da AMVEG, para além de informar nossa comunidade, também divulgar este blog.
    Aguardando, deixo tel para contato: 7725 4069
    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Conforme solicitado, recebemos autorização para copiar o texto á cima e colocá-lo na nossa pág, de maneira que poderão conferir, através de fotos que, as referidas obras já estão em andamento, deixando claro que o prazo é de 22 meses, á contar em dezembro de 2012 e que, o Social da Rio Águas, tem realizado reuniões periódicas informando os moradores da comunidade, principalmente os da Av. Rafael de Oliveira, portanto compareça ás reuniões que estará informado, ficando em casa, no conforto da sua poltrona, fica difícil ...
    O Governo do Estado e a Prefeitura Estadual, estão realizando o prometido, seu voto não foi em vão .....

    ResponderExcluir
  24. AMVEG: Associação de Moradores da Vila Esperança de Guadalupe (Palmeirinha) Rua Lourenço Marques, 103 Guadalupe Tel: 3566 4388 & 7725 4069
    Pág no face: AMVEG
    Presidente: MARIO JORGE DA SILVA
    Secretário Geral: JOSÉ CARLOS DE BARROS

    ResponderExcluir
  25. ALGUEM PODE DIZER SE AS OBRAS QUE INCLUEM A CANALIZAÇÃO DO RIO ACARÍ PARA IMPEDIR QUE TRANSBORDE COMO JÁ ACONTECEU 10 VEZES NESTE ANO DE 2013 NA AV. ILDEFONSO FALCÃO, PARQUE COLÚMBIA?

    AS CASAS QUE A PREFEITURA DESTRUIU PARCIALMENTE FORAM RECONSTRUÍDAS E INVADIDAS POR PESSOAS ESTRANHAS AO BAIRRO, OS MORADORES NÃO ESTÃO CONSEGUINDO INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA PREFEITURA QUE PREFERE IGNORAR AS PERGUNTAS.

    SE CASO ALGUEM SOUBER INFORMAR ALGUM PROGRESSO QUANTO A OBRA NO QUE SE REFERE AO PARQUE COLÚMBIA EU AGRADEÇO SE PUDER COLABORAR, AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    MARCIO DA SILVA ALAGUDES

    ResponderExcluir
  26. vVocês ainda acreditam que esse Rio Acarí vai ser todo canalizado até as olimpiadas 2013?
    Rezem ou orem para que isso aconteça até mesmo fora do prazo pois podem ter certeza que eles apenas vão fazer pequenas mostras de serviços para angariar votos para futuras eleições. Sabemos que no que quando se trata de politicos, sejam eles do legislativo ou comandando ou momentaneamente no comando do executivo eles não mudam , parecem psicopatas que usam as pessoas o tempo todo para obterem seus interesses particulares realizados.
    Continuam a limpar suas casas e ruas da lamadesse rio que é um dos mais poluídos do Estado do RJ tambem por toda a existencia de suas vidas.

    ResponderExcluir
  27. sou moradora da comunidade perereca vizinha do palmeirinha,gostaria de saber se os moradores que ficaram logo abaixo dos prédos também vão sair ou seja ser deslocados para outro lugau?gostaria de fazer obras na minha casa porém não sei oque a prefeitura pretende!se vão dar continuidade a obra eo moradores que ficaram permanecerão.As obras do rio acari aqui em Guadalupe estão a todo vapor só queria saber se agente que mora abaixo dos prédios da leocádio figueiredo também vamos sair?

    ResponderExcluir
  28. boa tarde gostaria de saber se este parque vai se estender ate o parque dias gomes ou irão deiar a área do muquiço sem ser feito nada!
    obrigado
    abraços

    ResponderExcluir
  29. Em Novenbro de 2014 a prefeitura retirou uma boa parte de invasores da favela do Parque Colúmbia na Ildefonso Falcão, a maioria das casas foram colacadas abaixo mas algumas só tiveram as jánelas e portas destruidas e são essas que já estão sendo novamente invadidas e aos poucos tendo as janelas e portas recolocadas. A ação da prefeitura foi devido a determinação judicial, quantas ordens desse tipo vão se repetir ? acho que o Rio Acari vai ficar muitos anos sendo a lixeira desses moradores que só querem ter direitos mas sequer cumpre com a simples obrigação de não jogar lixo onde não devem.

    ResponderExcluir
  30. ESTAMOS EM ABRIL DE 2015 COMO SEMPRE O PARQUE COLÚMBIA FOI "AGRACIADO" POR ALGUMAS ENCHENTES CAUSADAS PELO RIO ACARI, ACHO QUE NÃO É MAIS UM RIO COMO É CHAMADO, COM SUAS MARGENS COBERTAS POR LIXO JOGADOS PELA POPULAÇÃO RIBEIRINHA O RIO PARECE UMA FLORESTA , TEM CENTENAS DE ARVORES QUE NASCERAM DENTRO DO RIO E ATÉ ILHAS QUE SERVEM DE PASTO PARA CAVALOS ETC..., AFINAL AQUI NÃO É ZONA SUL PARA O POVO TER DIREITO A UMA VIDA MINIMAMENTE MELHOR, SÓ SERVIMOS PARA PAGAR IMPOSTOS E VERMOS ELES SUMINDO E ENGORDANDO AS CONTAS DE MUITOS, ESQUEÇAM A DRAGAGEM COMPLETA NESSE RIO, NÃO INTERESSA MAIS A PREFEITURA GASTAR DINHEIRO NISSO , SERÁ QUE ESSE DINHEIRO PARA DRAGAR O RIO AINDA EXISTE?

    ResponderExcluir
  31. Canalização do Rio Acari e obras no Parque Colúmbia ainda não vieram e sabemos que não virão, o que temos no bairro agora depois da desocupação de várias casas da beira do Rio Acari são invasores, viciados em drogas que se juntaram aos que já existiam no bairro, dezenas de roubos a moradores e transportadoras, isso que é evolução, os psicopatas da política com certeza vão aparecer por aqui e prometer tudo que já sabemos, bando de aproveitadores.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.