segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Logotipo das Paraolimpíadas

Logotipo dos Jogos Paraolímpicos de 2016 é apresentado no Rio de Janeiro


Além de sediar os Jogos Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro, como de praste, também sediará os Jogos Paraolímpicos do mesmo ano, ao qual acontecerá nas mesmas arenas. 

A logomarca dos Jogos Paralímpicos do Rio2016 foi revelada ao mundo na noite do último sábado, junto a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas (2011/12), junto a um espetáculo de dança, luzes e fogos próximo a melhor árvore de natal do mundo.

A logomarca foi criada pela Tátil Design, a mesma que criou a das Olimpíadas de 2016, seguindo o mesmo padrão escultural e em 3D.
"A marca tem um coração com uma certa energia especial. Para materializar a alma, usamos símbolos universais para aproximar pessoas: a espiral como ícone que traduz superação; o infinito, que representa a energia traduzida na garra; e o coração, signo fundamental, o centro vital de todo ser humano. A principal mensagem é que por dentro somos todos iguais" - disse Fred Gelli, criador e diretor da Tátil.
Os Jogos da XV Paraolímpiadas de Verão acontecerão entre os dias 7 de setembro e 18 de setembro de 2016.


Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2011

Nova cara de Três Rios

Polo Industrial de Três Rios se torna referência no interior do Estado


Três Rios sempre foi visto como um pacato município de interior do Rio de Janeiro, com praças, igrejas e pessoas simpáticas de interior. Mas não estamos falando de qualquer estado, falamos do Estado do Rio de Janeiro, o estado que mais cresce no Brasil.

Em três anos, o município cresceu bastante. Próximo a Prefeitura há o mais novo Centro de Controle e Comando, em um prédio moderno, conectado a 50 câmeras espalhadas pela cidade. Coisa de primeiro mundo, algo que muitas metrópoles brasileiras ainda não conseguiram.

A cidade está se tornando um pólo industrial de grande porte, com obras espalhadas pela cidade, atraindo empresas e imobiliárias. Cada vez que passa mais empresas estão indo para a cidade, entre essas a já citada por esse blog: A maior fábrica de laticínios da Nestlé em todo o Brasil.

O prefeito, Vinicius Farah, deseja transformar Três Rios na capital do interior fluminense. Só para se ter ideia, os novos bancos que farão parte do Maracanã (e outros estádios da Copa de 2014) são produzidos em Três Rios. Agora o projeto será fazer o revestimento dos BRTs do Rio.

Três Rios ganhará em breve fábricas da cervejaria Serpa (Com sede mundial na Alemanha) e NeoBus (Terceira maior empresa de carroceria de transporte coletivo do Brasil). Duas redes de hotéis chegarão em breve a cidade, prometendo mudar o ramo turístico da região. Sem contar o escoamento do SuperPorto do Açu - de Eike Batista - em São João da Barra.

Diferente das cidades pequenas que crescem rapidamente, a taxa de criminalidade de Três Rios caiu 51% nos últimos seis meses e houve um aumento de 470 vezes na apreensão de drogas. O município já ganhou uma ciclovia e recebeu um investimento a favor do deslocamento do fluxo de carros para longe do centro.

Mas a cidade ainda precisa crescer muito, já que ainda há reclamação da falta de cinemas e teatros por parte dos fluminenses que se mudaram para o município, além de outras formas de lazer, mas a cidade está crescendo e promete em poucas décadas ser quem sabe uma metrópole estadual ou nacional.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2011

Adeus Perimetral

Prefeitura derrubará toda a Perimetral e não apenas trecho dela


Um dos projetos mais polêmicos de Eduardo Paes parece ter entrado em um concesso. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que o viaduto da Perimetral será demolido em toda sua extensão - desde o aeroporto Santos Dumont até o Caju - diferente da ideia original que seria apenas do Gasômetro ao Arsenal da Marinha. 

A decisão foi feita devido o fato da região da Praça XV conter um grande número de prédios históricos e importantes, como o Paço Imperial, o Museu Histórico Nacional e o restaurante Albamar, todos esses escondidos pelo famoso viaduto, famoso por ser a construção mais feia da cidade.

Para resolver o problema do trânsito da região - já que a  Perimetral é uma das vias mais importantes do Rio - toda a região será atravessada através de túneis, aos quais serão ligados ao mergulhão já existente. Os gastos serão de 1,2 bilhão através de uma parceria entre a Prefeitura e empresas particulares.

A primeira etapa da obra, a derrubada entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Professor Pereira Reis deve ser concluída em 2013. No total, três túneis subterrâneos vão absorver o tráfego. O primeiro a ficar pronto é o túnel Binário, já em obras, com 3,5 quilômetros de extensão, começando na Avenida Primeiro de Março até a Avenida Barão de Tefé.

As obras fazem parte do projeto de revitalização do Porto do Rio, atualmente uma das áreas mais abandonadas da cidade e que se tornará um dos pólos turísticos do Brasil, como a área portuária mais moderna do Brasil. No total, serão gastos cerca de 8 bilhões de reais. Nesse valor estão contabilizados as intervenções, novas avenidas, reurbanização, revitalização de galerias de esgoto e luz, gás e telefonia, e a construção de várias torres de até 50 andares. 

As obras ficarão prontas antes das Olimpíadas de 2016.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2011

Rio de Janeiro é primeira megacidade a aderir à iniciativa mundial

Jornal europeu confirma o Rio como a primeira megacidade a avaliar índices de sustentabilidade



O Jornal português VISÃO publicou uma matéria afirmando que o Rio de Janeiro é a primeira megacidade do mundo a aderir ao programa "Global Report Initiative" que tem como objetivo avaliar transparência da gestão e níveis de sustentabilidade.

“A cidade tem feito um esforço urbano de sustentabilidade e é um super desafio. É a primeira cidade do mundo de grandes proporções a aderir ao GRI, que já é usado já por diversas empresas privadas como a Vale e a Petrobras. A cidade do Rio tem um plano estratégico com metas, então para nós não vai ser muito difícil aderir ao GRI, que pressupõe uma série de regras e transparência. O Brasil, como recebe a Rio+20, e o Rio de Janeiro, a cidade sede, tem que ter ousadia nesse momento para chamar os outros para transformar em atitudes concretas”, anunciou Eduardo Paes.
Serão 77 indicadores econômicos, sociais e ambientais para reportar a gestão de sustentabilidade de uma organização ou cidade. O Rio assume o compromisso de reunir dezenas de dados para avaliar sua gestão sustentável.

Apenas dez cidades mundiais já aderiram ao GRI, entre elas Amsterdam (Holanda), Melbourne (Austrália) e pequenas cidades da Suécia. Com isso, o Rio está a frente de cidades como Paris (França), Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA) que ainda não fazem parte do GRI.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2011

domingo, 27 de novembro de 2011

Rio será referência mundial em tecnologia de controle

Rio de Janeiro terá um dos maiores centros de controle do mundo até 2012


O Rio de Janeiro já tem o maior centro de operação do Brasil, sistema que existe apenas nas melhores cidades do mundo, ao qual o Rio é referência nacional. Dessa vez, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou a construção de um centro integrado de inteligência no estado que ocorrerá até março de 2012, sendo o maior núcleo do mundo de comando e controle de segurança para apoiar decisões estratégicas do estado e interligar delegacias e órgãos que atuam na área.

Essa tecnologia ajudará a cidade  a combater/prevenir crimes de diversas espécies, desde entrada de armas clandestinas até assaltos. A tecnologia ajudará na pacificação de favelas e vai ajudar a identificar pontos de contrabando. Além que ajudará ao Rio ser cada vez mais uma cidade digital.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 201

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bolsa de Valores voltará para o Rio de Janeiro

Rio de Janeiro pode voltar a ter Bolsa de Valores


O Rio de Janeiro há não muitos anos tinha a maior bolsa de valores do Brasil, até que um jogo de poder - com ajuda de FHC - acabou com a bolsa carioca e transferiu tudo para São Paulo, a famosa BOVESPA. Mas o Rio poderá ter a importante representatividade no mercado de ações novamente, oficializando o Rio como centro financeiro mundial, mas isso não será graças ao Governo Federal. 

A companhia americana Direct Edge Holdings, que representa 10% do mercado de ações dos Estados Unidos, planeja entrar no Brasil para concorrer com a Bovespa.

Com isso, um dos maiores mercados de bolsa de valores do mundo operará no Rio de Janeiro, servindo como m incentivo para outros participantes do mercado financeiro global e provavelmente irá atrair serviços de corretoras e outras empresas de tecnologia. A noticia foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes e publicado no site do Jornal do Brasil. Dúvida? Clique aqui para ler. Agora vamos torcer para o sonho ser realizado.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 23 de Novembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Economistas do Rio são os melhores do Brasil

Faculdade de Economia da FGV é melhor do país na avaliação do MEC




Segundo a reportagem do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, a famosa EBEF (Escola Brasileira de Economia e Finanças) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi confirmada como a instituição de ensino mais bem avaliada pelo índice do MEC, divulgado nesta quinta-feira. 

A Instituição carioca teve IGC (Índice Geral de Cursos) de 4,89. Lembrando que o limite máximo era 5. A base da avaliação foram as notas do ENADE, a infraestrutura de ensino e qualidade do corpo docente.


Em terceiro lugar ficou a FGV de São Paulo.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,19 de Novembro de 2011

Royalties ajudam a melhorar os problemas ambientais do Petróleo

Vazamento do Petróleo é um exemplo do porquê existem os royalties aos estados produtores


O Rio de Janeiro além de ter sido o responsável para os royalties (petróleo) não caírem na mão dos estrangeiros, como os outros estados não produtores por décadas não fizeram questão, ainda sofre com o fato da extração do pré-sal e petróleo ser altamente prejudicial ao meio ambiente, tendo os royalties como uma forma de miminizar os problemas relacionados, trazendo também maior segurança ambiental a região. 

Até que do nada alguns - deputados decidiram parar de procurar recursos para o próprio estado, então ao invés de lutar para o Rio perder os royalties para os estrangeiros - decidiram então lutar para usar os recursos fluminenses para eles (os deputados corruptos) próprios, com apoio de muitos cidadãos dos estados não produtores.

Todos assistiram na televisão e na Internet a noticia dos danos ambientais relacionados ao vazamento de óleo em um campo operado pela empresa Chevron, na região da Bacia de Campos. Tal vazamento causará sérios problemas ambientais à costa fluminense, principalmente a fauna e flora. A empresa será julgada se deve pagar alguma indemnização, mas só quem poderá realmente ressarcir os danos será os royalties do Rio. Imagina se o Rio de Janeiro não tivesse os tais royalties?

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,19 de Novembro de 2011
Foto real do próprio desastre da Chevon em Campos - RJ

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Salma Hayek e Antonio Banderas no RIO

 Salma Hayek e Antonio Banderas chegam ao Rio de Janeiro para anunciar o filme GATO DE BOTAS



Os astros internacionais Salma Hayek e Antonio Banderas chegaram hoje no RIo de Janeiro. Os atores desembarcaram no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para divulgar o filme "Gato de Botas" (veja trailer), onde serão os dubladores protagonistas. 

Em "Gato de Botas", Salma Hayek interpreta a personagem da gata Kitty Sofpaws. Já Antonio Banderas faz a voz do próprio Gato de Botas. O longa-metragem da Dreamworks foi criado após o sucesso de Shrek 2.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,18 de Novembro de 2011

Fábrica da Nestlé no RJ

Nestlé inaugura nova fábrica em Três Rios

No dia 16 de Março desse ano, publicamos a noticia que a Nestlé confirmara a construção de uma fábrica em Três Rios. Hoje anunciamos que a nova fábrica foi inaugurada hoje, fortalecendo a cultura do centro sul do Estado, gerando empregos e ampliando a industrialização do interior do estado.

O investimento total foi de R$ 163 milhões, com uma média de mil novos postos de trabalho diretos e indiretos. 


Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,18 de Novembro de 2011

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Árvore da Lagoa 2011 terá show de estreia na próxima semana

Árvore de Natal da Lagoa inaugura a 16ª edição no dia 26 de novembro