quinta-feira, 31 de março de 2011

Anne Rice no Rio de Janeiro

Anne Rice confirma presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/31/31_MVB_cult_annerice1.jpg

Uma das maiores autoras de livros do mundo, famosa por alguns dos dos livros de vampiro mais célebres da literatura mundial, Anne Rice, confirmou que será nome confirmado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro que acontecerá entre 1º e 11 de setembro deste ano.

Essa será sua primeira vinda profissional ao Brasil. Ela escreveu livros como "Entrevista com o vampiro", O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, Pandora e outros. Ela participará também de um debate com seus leitores durante o evento que acontecerá no Riocentro.

Na Bienal, Anne também lançará o seu novo romance "De amor e maldade", segundo volume da trilogia iniciada com "Tempo dos anjos" em 2010.

Seu maior sucesso, "Entrevista com o vampiro" foi adaptado para o cinema em 1994, com um elenco estrelado que incluía Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas. A edição nacional do best-seller tem tradução de Clarice Lispector.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 31 de Março de 2011

Investimento no subúrbio do Rio de Janeiro

Transcarioca promete investimentos e melhorias para o Subúrbio do Rio de Janeiro

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/11/03/27_transcarioca_info_575xprop.jpg

A transcarioca, via que ligará a Barra da Tijuca ao galeão, promete muito além de diminuir o percurso. O corredor BRT alargará ruas, construirá terminais de embarque, mergulhões e viadutos que prometem mudar o visual da cidade. Haverá até mesmo pontes estaiadas (suspensas por cabos) que serão vistas como novos cartões-postais do Rio. A primeira será no acesso sul a Ilha do Governador e o segundo será sobre a Lagoa de Jacarepaguá.

Há promessas de crescimentos para o bairro de Campinho, prometendo esperanças para o crescimento do bairro.

O Viaduto Negrão de Lima - que corta Oswaldo Cruz e Madureira - será duplicado e ganhará a Estação Madureira — para BRT — que terá integração com o ramal Deodoro da SuperVia. Quem descer o viaduto vai deparar com outra novidade: o terminal Mercadão, que fará integração com o ramal Belford Roxo.

Haverá também estações na Estrada dos Bandeirantes, Alvorada, Penha, Olaria, terminando na Estrada do Galeão. Haverá também uma integração na Avenida Brasil e a reforma de muitos bairros.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 31 de Março de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pacificação em Niterói

Niterói terá a primeira Unidade de Polícia Pacificadora fora da cidade do Rio

http://4.bp.blogspot.com/_tGlB1lIk17U/S_LvpoCRM4I/AAAAAAAAAmM/KucYlWjImZ0/s1600/800px-Niter%C3%B3i_bay_and_contemporary_musem.jpg

Boa noticia para os moradores de Niterói. Finalmente Niterói poderá ganhar sua primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Essa seria a primeira fora da cidade do Rio.

As favelas mais cogitada seriam o Morro do Estado, no Centro de Niterói e o Morro do Palácio, no bairro do Ingá.

A informação teria sido negada pela Secretaria de Segurança mas um fonte da cúpula da Segurança confirmou a informação.

A ocupação dos dois morros e a instalação de uma base provisória para a UPP no Estado ocorrerão em Novembro deste ano.

Vale lembrar que o Morro do Estado é dos mais violentos de Niterói e a decisão de ocupá-lo se deu por causa dos elevados índices de criminalidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Março de 2011
Foto: Museu de Arte Conteporânea de Niterói e bairro de Icaraí

Governo Federal cai fora e Prefeitura deverá reformar UFRJ

Prefeitura do Rio patrocinará metade da reforma no Palácio Universitário da UFRJ depois de incêndio

http://2.bp.blogspot.com/_Pm7-jSt3kos/S8WOtNN6J-I/AAAAAAAABLw/C8Arf3yu59U/s1600/003-PalacioUniversitario.jpg

Que a UFRJ é a melhor e maior faculdade do país todos já sabem. Porém infelizmente vive de recursos próprios, alugando prédios que deveriam ser centros de pesquisa, entre outras coisas. O Governo Federal há anos não faz um investimento considerável na educação brasileira, principalmente na grande universidade carioca que já foi chamada de Universidade do Brasil.

O Palácio Universitário, na zona sul, foi parcialmente destruído por um incêndio no início dessa semana. Mas o governo federal - responsável pela universidade - já caiu fora da sua responsabilidade e o prefeito Eduardo Paes anunciou que a prefeitura patrocinará grande parte da reforma, mesmo a prefeitura não tendo qualquer responsabilidade pela faculdade federal.

O custo de recuperação deve ser de R$ 8 milhões. A Prefeitura pagará metade desse valor. Vale lembrar que a capela incendiada faz parte da história do Rio de Janeiro. A prefeitura também pediu para que os alunos bem sucedidos possam ajudar na reforma.
"Espero que atores privados bem sucedidos que se formaram sem custo na UFRJ também ajudem, buscando devolver um pouco daquilo que o país lhes deu" concluiu o prefeito.
Eu não canso de afirmar que o Brasil atrasa o Rio e o Governo Federal ofusca um maior potencial da UFRJ.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Março de 2011

domingo, 27 de março de 2011

Cariocas fazem fila para entrar em Museu

Mostra de Escher no CCBB lota CCBB do Rio de Janeiro ao ponto de gerar fila quilometrica e prorrogar horário de fechamento para meia-noite

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/27/27_MHG_fila.jpg

Há pessoas que ainda não aceitam que o Rio é a capital cultural do Brasil. No passado, o Rio revelou os maiores poetas e artistas do país. Hoje vemos ainda que os maiores arquitetos, atores, cantores, maestros, bailarinas e escritores também são cariocas. O Rio também se tornou a cidade que tem servido como plano de fundo para as produções de Hollywood. O Rio de Janeiro também conta com os melhores museus do Brasil, inclusive uma das 10 maiores bibliotecas do mundo e o maior acervo do país.

O carioca também vive no meio artístico cultural, com bairros que mixam muito do clássico, muito do moderno e muito do contemporâneo.

Há muito tempo, muitos queriam um final de semana de sol na Cidade Maravilhosa, mas milhares de cariocas trocaram a praia pela arte neste final de semana de sol e céu azul.

Durante esse final de semana houve filas quilométricas em torno do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, para conferir a exposição "O mundo mágico de Escher", que será encerrada neste domingo, à meia-noite.

A fila faz um caracol em torno do prédio do CCBB, começando na porta e indo até a Rua Visconde de Itaboraí, passando pela Av. Presidente Vargas, Rua 1º de Março, Travessa Tocantins, terminando na Visconde de Itaboraí.Um fato que acontece normalmente em cidades como Paris e Nova York.

Somente ontem 25 mil pessoas passaram pelo espaço. Hoje o número será ainda maior e o museu fechará mais tarde para comportar os visitantes.

- A exposição é surpreendente porque a obra do Escher é muito ampla. Achei fantástico poder interagir com as criações dele, que trabalha muito com perspectiva e te leva para um mundo abstrato - contou o estudante Gustavo Souza, de 21 anos, que enfrentou 1h30m de fila para ver a exposição.
Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês que morreu em 1972. Ele ficou famoso por suas obras com padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes, explorando-se o infinito e a arte.

Clique nos números a seguir para conhecer algumas de suas obras: 1, 2, 3, 4 e 5 .

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Março de 2011

Iluminação dos Arcos da Lapa

Prefeitura anuncia investimentos nos Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa é um famoso ponto turístico da cidade, além de ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa, mas infelizmente sua importância não tem sido bem protegida na prática e o local tem ficado abandonado na mente dos locais favoritos dos cariocas.

Os Arcos da Lapa fica exatamente em um dos mais famosos bairros noturnos da cidade, que primeiramente poderia ser mais explorado. Eu penso - na minha opinião - que deveria haver mais clubes noturnos, pizzarias, restaurantes, hotéis, casas de festas, cafeterias noturnas, fliperamas, -e futuramente - um moderno parque indoor, entre outras coisas. Os Arcos da Lapa também deveria ser um ponto com vista para esse local noturno, uma Las Vegas brasileira, sendo símbolo de diversão e interatividade, sendo mais um ponto turístico, seja no verão ou inverno, chuva ou sol. Isso aumentaria certamente o turismo na cidade, onde seria um bairro de diversão para famílias ou mochileiros, com uma boa iluminação e segurança, sem a necessidade de construir espigões para tentar melhorar a região. Sem contar que geraria muitos empregos, ligados ao comércio e ao turismo/hotelaria.

Eu também penso que os Arcos da Lapa também deveria ter uma grande praça, onde a tarde serveria para famílias baterem fotos, já a noite serveria para jovens da região e mochileiros conversarem, com um movimento similar ao calçadão de copacabana à noite.

Mas esses são projetos que ainda estão na minha imaginação e de muitos cariocas. Pelo menos a Prefeitura já anunciou bons investimentos para essa região.

O secretário municipal de Conservação do Rio, Carlos Osório, anunciou que os Arcos da Lapa devem ser o próximo local da cidade a ganhar uma iluminação especial de LED, nos moldes da que foi inaugurada recentemente no Cristo Redentor.

Esse tipo de iluminação também consome um quarto do que é consumido com a iluminação tradicional. Falta apenas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovar o projeto.

O prefeito Eduardo Paes entregou nesse final de semana a primeira fase das obras de restauração das obras dos Arcos da Lapa. Haverá outros investimentos no local para tentar melhorar a auto-estima da região que atrai muitos turistas que buscam festas na cidade.

Segundo a Prefeitura, a Igreja da Penha também deverá receber o sistema de iluminação de LED. Assim em breve nossa cidade será vista como "a cidade das luzes" nas Américas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Março de 2011
Foto: Arcos da Lapa, centro do Rio de Janeiro

sábado, 26 de março de 2011

Campo Grande ganhará faculdade pública

UEZO ganhará campus em Campo Grande

http://odia.terra.com.br/informe/governodorio/fotos/Uezo1.jpg

O governo do Estado do Rio de Janeiro lançou na última quarta-feira (23 de Março) o lançamento do projeto arquitetônico de um novo campus da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).

O arquiteto por trás do projeto será Paulo Casé (Hotel Hilton de São Paulo, Antigo Le Méridien em Copacabana, Marriott em Copacabana, Rio Metropolitan , Cidade das Crianças em Santa Cruz e Marina da Glória). O prédio ficará em um terreno com 132 m² localizado na avenida Brasil, no distrito industrial de Campo Grande.

Serão 16 mil m² de salas e laboratórios através de um investimento de R$ 40 milhões. As obras terminarão até o segundo semestre de 2013 e oferecerá até 6.000 vagas para os alunos, além de quatro novos cursos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 26 de Março de 2011
Foto do atual Instituto de Educação Sarah Kubitschek

Rio terá a primeira Escola de Educação Financeira do Brasil

Rio inaugura a primeira Escola de Educação Financeira do país

http://farm1.static.flickr.com/19/106967964_50a56b43a9.jpg

O Governo Estadual do Rio de Janeiro inaugurou a primeira Escola de Educação Financeira do Estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira escola do ramo na história do Brasil e oferecerá cursos, palestras e outros eventos educativos relativos aos temas de finanças pessoais, do mercado financeiro e de previdência, entre outros.

A Escola de Educação Financeira será administrada pelo Rioprevidência e ficará localizado em Vila Isabel, zona norte do Rio. As atividades serão gratuitas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 26 de Março de 2011
Foto: Bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro

Aniversário de 3 anos do Blog do Rafael Oliveira

Blog do Rafael Oliveira comemora 3 anos de existência

http://3.bp.blogspot.com/_C-fDqPWaO1c/TRpmKy93FBI/AAAAAAAAFOo/cy3yrFohNyY/s1600/3_Anos_Blog_do_Mequinha.jpg

Pode até parecer um clichê, mas realmente parece que foi ontem que esse blog surgiu com o intuito de ser um Blog inovador, a favor do Rio de Janeiro, mostrando a verdade da política do nosso país, discutindo sobre a política do Rio e do Brasil, acompanhando shows e eventos, torcendo pelo país e pela Cidade Maravilhosa e mostrando os milhões de motivos porque o Rio é a Melhor Cidade do Mundo, entre outras coisas.

O Blog continua crescendo, iniciou-se com 10 leitores por dia e hoje conta com mais de 22 mil visitantes por mês e 81 seguidores. O país que mais acessa o blog é o Brasil, seguido por Estados Unidos, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Canadá, Japão, Inglaterra e Itália. Mesmo sendo um Blog 100% em português. Como um veículo em português que anuncia o que temos de melhor e o que temos a melhorar.

Com visitantes de vários tipos de navegadores: Internet Explorer (43%), Firefox (29%), Chrome (22%) e Safari (3%). E vários tipos de sistemas operacionais: Windows (90%), Mac (7%), Unix (1%) e Iphone (1%). O blog se tornou significado de encontrar as melhores noticias do Rio de Janeiro sem qualquer sensacionalismo, sem deixar de levantar as críticas necessárias.

Com mais de 1500 noticias publicadas, centenas de comentários, noticias alegres e tristes. Tentamos mostrar uma nova forma de ver o Brasil (que Brasília esconde) e as noticias positivas do Rio de Janeiro (que a mídia esconde), um blog sem qualquer fim lucrativo

Durante esses anos, o Rio recebeu títulos que confirmam ser a melhor cidade desse país.

Segundo a Consultoria Euromonitor International (Janeiro/2010), o Rio é o principal destino turístico do Hemisfério Sul, aparecendo em 40° entre todas as cidades do mundo, na frente de Berlim, Tóquio, Atenas, entre outras.

Nós acompanhamos a candidatura do Rio para o maior evento internacional em todo o planeta e vimos que o Rio de Janeiro tem total capacidade para sediar as Olimpíadas, enquanto há grandes cidades na América do Sul que nem capacidade para a Copa tem. Sendo um perfeito momento não apenas para o Rio, mas para todo o Brasil crescer.

Segundo a Forbes, o Rio é a "Cidade Mais Feliz do Mundo". E claro que tem motivos de sobra para isso, esse Blog mesmo dá motivos de sobra. O nosso Cristo Redentor é uma das Sete Maravilhas do Mundo. A Praia de Copacabana (segundo a AskMen) é a praia mais bonita do mundo. Segundo a The Nacional Physical Laboratory, temos o céu mais azul do mundo, segundo a Universidade de Michigan e a Universidade da Califórnia, o Rio é a cidade mais gentil do mundo, e por aí vai.

O Rio não é só uma capital turística, mas também de negócios. O Riocentro é o maior Centro de Convenções da América do Sul.

Segundo os leitores do Site Fun Party, O Carnaval é a Melhor Festa do Mundo.

Poucos aqui sabem, mas uma das rochas de Marte recebeu o nome de Pão de Açúcar. Adivinha em homenagem a quem? O Rio é sucesso até intergaláctico.

O Rio de Janeiro, segundo a revista canadense En Route, é a cidade Mais Civilizada do Mundo.Os índices utilizados foram a facilidade de consumo de refrigerante/ cerveja, petiscos frescos e apetitosos, aparência fashion dos habitantes, facilidade de locomoção e coisas interessantes de se encontrar na rua.

A Revista Forbes também selecionou o Rio como a Melhor Cidade para se passar longo fim de semana divertido e diferente.

Segundo a Academia dos Recordes Mundiais, o Réveillon de 2008 foi o “Maior Show Pirotécnico Embarcado Mundo”.

O Rio de Janeiro foi escolhido o melhor destino na América do Sul segundo concurso do World Travel Awards 2009. Ipanema ficou com o título "A melhor praia do continente".

Segundo a Revista Abril, o Rio é o melhor destino do Brasil. Segundo a Revista Recommend, o Rio é o melhor lugar para se passar a Lua de Mel em toda a América do Sul.

A Traveller incluiu o Copacabana Palace e o Caesar Park de Ipanema como os melhores hotéis do mundo, vale lembrar que foram os únicos do Brasil a aparecem na lista.

A Revista QC confirmou que o Rio é um dos dez melhores lugares do mundo para se trabalhar segundo executivos estrangeiros ouvidos pela revista.

O World Travel Awards, oferecido pela edição britânica da revista Travel Weekly concedeu ao Rio de Janeiro o prêmio de "melhor destino turístico da América do Sul".

O Rio de Janeiro foi escolhido como a Melhor Cidade da América Latina (e uma das melhores do mundo) segundo a edição italiana da revista Traveller.

A Revista Wallpaper confirmou que o Rio de Janeiro é a Melhor Cidade do Mundo em 2011. E muitos outros títulos que deixam muitas outras cidades em todo o planeta com inveja. Os leitores desse Blog sabem que eu já comentei ainda mais outros títulos e isso é até pouco para resumir o Rio de Janeiro.





O Brasil também tem milhões motivos para trazer orgulho.

A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do mundo, graças ao Brasil. O Brasil aparece na lista dos 10 países com o maior PIB do planeta.

No rio amazonas já foram descobertas 1.500 espécies de peixes, mas estima-se que exista pelo menos o dobro. Isso é quinze vezes mais do que todas as espécies de peixes encontradas nos rios da Europa.

Somos o único país do mundo a dominar a tecnologia de ter um carro com álcool, gás e gasolina. O biodiesel do Brasil é reconhecido como o melhor e um dos mais avançados do planeta. A Petrobrás é uma das maiores empresas de extração de petróleo do mundo, e o Rio o maior produtor.

O combate do Brasil contra doenças como a AIDS é uma das mais avançadas em todo o mundo. O Brasil também é o único país do Hemisfério Sul a participar do Genoma. O Brasil é o país que tem o sistema de eleição mais moderno e seguro do mundo, com as nossas urnas eletrônicas.

Os internautas do Brasil formam 40% de toda a América Latina, dominando redes sociais tipicamente norte-americanos e europeus.

O Brasil é o segundo país com mais celulares no mundo. O Brasil também é um dos países que mais produz literaturas e livros científicos do mundo, ultrapassando países europeus como a Itália. Os bancos e agências de publicidade do Brasil estão entre as melhores do mundo. Eu poderia ficar aqui um tempão mostrando motivos para calar qualquer pessimista, até porque só o Rio de Janeiro traz motivos suficientes para o Brasil se orgulhar.


Porém também vimos muita desigualdade no país, salários vergonhosos para professores e policiais, políticos corruptos e problemas de urbanização, industrialização e violência. E o Blog continuará lutando contra isso.


Agradecemos a todos os leitores que nos visitam, nos seguem e nos deram todo o apoio nesses três anos. Teremos mais um ano de crescimento para o Blog, Rio e Brasil, mas nunca poderemos deixar de dizer que o melhor que nós temos são os nossos leitores. Muito obrigado a cada um de vocês.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, com apoio de toda a equipe
Publicado em 26 de Março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

Meia Passagem de Ônibus para os universitários

Câmara do Rio aprova meia passagem de ônibus para universitários

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2EE4/4E29/012E/E4EA/128D/2817/protesto_uni.jpg

Muitos estudantes universitários cariocas pedem por isso há anos e inclusive esta foi uma das promessas eleitorais de Eduardo Paes. Tanta espera já pode ser comemora já que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nessa semana o projeto de lei que cria o sistema de meia passagem para os estudantes universitários bolsistas do ProUni (Programa Universidade Para Todos) e do sistema de cotas das universidades públicas da capital fluminense.


Agora falta apenas o projeto ser enviado ao prefeito Eduardo Paes para ser sancionado. O prefeito já havia assinado um termo de compromisso para a implantação da meia-passagem com representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Pela proposta, cada estudante poderá usar o benefício em no máximo duas meias passagens diárias, sendo 44 por mês. As passagens não são cumulativas. O financiamento do beneficio se ficará em parte da prefeitura. A empresa que descumprir a lei será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência.

Vale lembrar que essa é mais uma proposta dos estudantes cariocas que foram as ruas protestar na Cinelândia. A UNE e os cariocas comemoram a vitória conseguida.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 25 de Março de 2011

Anne Hathaway se apaixona pelo Rio de Janeiro

Jornal paulista confirma que Anne Hathaway vai morar no Rio de Janeiro

http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,47035808-EXH,00.jpg

Muitas celebridades internacionais ao virem ao Rio de Janeiro não conseguem esconder o fato de se apaixonar por essa Cidade Maravilhosa, que encanta a muitos e inveja a vários.

Muitos acham que visitar é até pouco, bom mesmo é morar. Uma dessas é a grande celebridade Anne Hathaway. Segundo o jornal Estadão (Estado de São Paulo), a atriz Anne Hathaway quer morar um imóvel no bairro de Santa Tereza, próximo ao Centro da cidade mais moderna do Brasil.

Assim ela se juntará a muitas outras celebridades que vivem na Beverly Hills brasileira, como Calvin Klein, entre outros. Mais um que também está procurando cidade no Rio é o cantor Will.I.Am, sem bairro definido.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 25 de Março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Justiça Federal anula Ficha Limpa

Brasília cancela projeto Ficha Limpa para as Eleições de 2010

http://aldoadv.files.wordpress.com/2009/08/ladroes-irmaos-metralha.jpg?w=400&h=286

Não é a toa que o Brasil tem a fama de ser a capital mundial da corrupção. Até a capital federal foi trocada para investir nessa área. O próprio homem que idealizou a nova capital é visto como o maior corrupto da história do país, desviando dinheiro federal e do Governo de Minas Gerais. Durante a construção de Brasília, muito dinheiro foi desviado e a classe trabalhadora sofreu com as mudanças sociais. Até hoje Brasília se esconde atrás de uma arquitetura de dois grandes cariocas, mas em uma cidade claramente sem alma, onde em vários pontos pode-se ver homenagens ao corrupto (Incluindo-se um Memorial com o seu túmulo) que ganhou a figura de pai da dívida externa.

O Brasil criou um ótimo programa para lutar contra o fim dessa corupção chamado Ficha Limpa. O Ficha Limpa exatamente barra qualquer corrupto que queira se eleger. Mas Brasília, ano passado, decidiu que deixaria muitos fichas sujas se candidatarem e só depois das eleições julgaria o caso, individualmente. Dessa vez a Nova Capital do Brasil decidiu dar uma nova chance aos bandidos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa semana que o Ficha Limpa não valerá para as Eleições de 2010 que elegeram deputados federais, deputados estaduais, deputados distritais, senadores, governadores e a presidente Dilma.

Um dos que comemorou a decisão foi o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) que chegou ao ponto de dizer:
"(O resultado) reafirma o compromisso com a democracia e com o Estado democrático de direito" "Uma lei não pode retroagir para punir" - Declarou o deputado paulista.
O casal Capiberibe, ambos compraram votos em 2002 por R$ 26 reais, também comemorou a decisão junto com muitos outros que vão trabalhar em um presídio chamado Congresso Nacional.

Os idealizadores da lei não se conformam com a decisão do STF. O projeto é composto por 50 entidades e contou com s 1,6 milhão de assinaturas a favor da proposta. Ou seja, o Governo Federal defendeu apenas os interesses próprios e não o que é melhor para o povo, afinal, pagamos os impostos mais caros do mundo simplesmente para bancar bandidos, já que não recebemos de volta os investimentos básicos: Saúde, Educação, Transporte, moradia e pavimentação.

Até o momento a lei será usada nas eleições de 2012 para prefeito e vereador. Assim, nós brasileiros, esperamos, e deixamos. Não se esqueçam de pagar o imposto de renda em dia.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 24 de Março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Serviços telefônicos unificados

Prefeitura inaugura Central de Atentimento Integrado

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/23/23_MHG_rio_paes34.jpg

A Prefeitura do Rio continua investimento na modernização dos serviços oferecidos pela cidade. A partir de hoje, os cariocas podem utilizar a nova central de Tele-atendimento da prefeitura pelo número 1746. Esse é o Disque-Rio.

Cerca de 70 números agora estão em apenas um, sendo 12 disques e 10 ouvidorias, como o Tele-Saúde e o Tele-Comlurb.

Nesse número, o carioca poderá efetuar pedidos de troca de lâmpadas, reparo de sinais de trânsito, pedir informações sobre IPTU, solicitar vistoria em locais com possíveis focos de dengue. Durante a ligação, o cidadão recebe um número de protocolo e um prazo para o cumprimento do serviço.

O sistema funcionará 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. O sistema ficará sediado no Centro de Operações. O serviço é inspirado no 311 que já existe em Nova York. Os investimentos foram de R$ 26 milhões no novo serviço.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Março de 2011

Rio de Janeiro poderá ser Patrimônio Mundial da Humanidade

Rio de Janeiro poderá se tornar um Patrimônio Mundial da Humanidade em 2012

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/21/21_MHG_Cristo_Patrimonio.jpg

O Rio de Janeiro continua recebendo muitos títulos e honras. Depois se sediar as Olimpíadas de 2016, a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas Militares de 2011, entre outros, a cidade do Rio de Janeiro pode ser declarada, em 2012, Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

O Rio já se inscreveu na tentativa de conseguir mais esse título, mas a decisão será tomada na 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco. O evento ainda não tem uma cidade defenida.

O Rio de Janeiro conta com paisagens famosas em todo o mundo, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca e a Praia de Copacabana. Também mostra a sua grande relação entre o homem e a natureza e é uma cidade que está crescendo a cada dia. Tudo isso será contado na candidatura da cidade, cujo dossiê foi encaminhado à Unesco no último mês de janeiro.

Até agora, os lugares reconhecidos pelo Unesco como Patrimônio Mundial na categoria cultural se relacionam a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. E se a candidatura do Rio for aprovada, será a primeira paisagem cultural urbana na lista de patrimônios mundiais, abrindo espaço para uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais, conceito adotado pela Unesco em 1992.

A proposta carioca é administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com participação do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), da prefeitura do Rio, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Roberto Marinho.

O Brasil, um dos países mais ricos em beleza e diversidade cultural no mundo, já conta com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 reconhecidos pela Unesco.

Os bens naturais são: o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (1986); a Costa do Descobrimento, entre a Bahia e o Espírito Santo (1997); o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí (1998); a Reserva Mata Atlântica, em São Paulo e no Paraná (1999); o Parque Nacional do Jaú, no Amazonas (2000); o Pantanal Mato-grossense, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul (2000); os parques nacionais dos Veadeiros e das Emas, em Goiás (2001); e o Parque Nacional de Fernando de Noronha (2001).

Já os bens culturais são: o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, em Minas Gerais (1980); o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco (1982); as Ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul (1983); o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, em Minas (1985); o Centro Histórico de Salvador, na Bahia (1985); o Conjunto Urbanístico de Brasília, no Distrito Federal (1987); o Centro Histórico de São Luís, no Maranhão (1997); o Centro Histórico de Diamantina, em Minas (1999); e o Centro Histórico de Goiás, em Goiás (2001).

Vamos torcer pela nossa cidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Março de 2011

Obama conversa com Prefeito e Governador

Obama vai embora do Brasil deixando sua marca na Cidade Maravilhosa

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/11/03/21_obama_amourao_575(1).jpg

O presidente dos EUA, Obama, já foi embora, depois de dois dias de viagem ao Brasil, onde todas as noites foram no Rio de Janeiro. O presidente já seguiu para Santiago logo de manhã. O presidente também conversou com Sérgio Cabral e Eduardo Paes e prometeu voltar em breve.
“Eles ficaram encantados. Eu disse ao presidente que não faltam razões para eles voltarem: Copa, Olimpíadas e o Carnaval”, revelou Cabral, comentando que Obama confirmou que vai retornar nas três ocasiões.

“Ele comentou que, quando o carro passava pelas ruas, as pessoas acenavam com carinho. Eles ficaram impressionados com a vista do Cristo” declarou Paes.
Já a primeira-dama dos EUA, Michele Obama, assumiu que se rendeu aos encantos da caipirinha no Hotel Marriott, em Copacabana. Já a filha mais nova se maravilhou pelo ‘strawberry lemonade’, suco com limões e morangos.

Os quatro andares ocupados pela equipe presidencial tiveram o acesso restringido. Camareiras e carregadores de bagagem afirmaram que nem viram Obama.

Mas eu penso que Sérgio Cabral tem pouca ambição, afinal, se a cidade sediará grandes eventos e tem aumentado a sua participação economica internacional, a cidade não deveria ser vista apenas como uma cidade de eventos festivos, mas também uma cidade de negócios, até porque o Rio é uma das cidades mais ricas do mundo e é o símbolo também de um dos países que tem tido mais participação no cenário internacional.

Texto postado em 23 de Março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama se encanta com Cristo Redentor

Barack Obama visitou o Cristo Redentor na noite do último domingo

http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/11079402.jpeg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já foi embora do Rio de Janeiro, mas antes não poderia largar a Cidade Maravilhosa sem conhecer um dos símbolos da sua grande beleza. Ele, sua esposa, Michelle, e as filhas Malia e Sasha, visitaram ontem a noite a famosa estátua do Cristo Redentor.

A família Obama chegou às 21h15, observaram a estatua durante alguns minutos e depois foram apreciar a vista da cidade por mais um tempo. A estátua estava iluminada na cor roxa, também realçada pela neblina noturna e a lua cheia ainda mais bela.

O presidente mostrou ter apreciado o local e seguiu sua viagem para o Chile. Segundo o governador do Rio de Janeiro, Obama pretende voltar em breve para melhor conhecer a cidade e o carnaval.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

Anne Hathaway chega ao Rio de Janeiro

Anne Hathaway e Jamie Foxx desembarcam na Cidade Maravilhosa

http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/fotos/11/03/21_anne575.jpg

Mal Obama foi embora e a atual e mais nova queridinha da América, Anne Hathaway, já chegou ao Rio de Janeiro para promover o filme que está participando, RIO. Ela e Jamie Foxx chegaram ontem pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A mestre de cerimônias do Óscar 2011 mostrou-se bem sorridente ao chegar na capital fluminense. Ela está hospedada no Hotel Fasano, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.

Anne almoçou em Santa Tereza, junto com o namorado, Adam Shulman. Ela também aproveitou para conhecer esse bairro charmoso do Rio e um de seus castelos. O filme RIO, produzido pelo mesmo diretor de A ERA DO GELO, terá estreia no próximo mês.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

Guns N' Roses no Rio de Janeiro

Guns N' Roses está confirmado para o encerramento do Rock In Rio 2011

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/20/20_MHB_guns.jpg

Finalmente chegou o ano tão esperado para o Rock in Rio, maior festival musical do mundo atualmente. E o grande evento no Rio já conta com mais um nome confirmado para o encerramento: Guns N' Roses.

O grupo também esteve nas edições brasileiras em 1991 e 2001. O cantor Axl Rose promete agitar a galera que estiver na Cidade do Rock. Pitty e Frejat - cantando solo e não mais pelo Barão Vermelho como nas outras edições - também estão confirmados para o festival. Mais um grupo confirmado é o Coldplay que tocará no dia primeiro de Outubro.

Mais informações serão publicadas em breve.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

Calçadas de Granito no Rio de Janeiro

Prefeitura anuncia que as Calçadas da Zona Portuária serão de granito

http://1.bp.blogspot.com/_pb00HrJrIxA/Sws65zWo6EI/AAAAAAAABRA/baSZlPTGCsQ/s1600/23_MHG_porto-rio-simula%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg

O Rio de Janeiro é a única e famosa Cidade Maravilhosa e melhorará ainda mais com os projetos que receberá durante os próximos anos para as Olimpíadas de 2016. A cidade do Rio também é uma cidade de estilo e moda, onde há diversas belezas em cada esquina, seja as belezas naturais ou o símbolo de uma cidade moderna.

O Projeto Porto Maravilha também é um dos grandes programas para os próximos anos, transformando o abandonado espaço do Píer Mauá em um dos centros de modernidade e porta de entrada do país. Com 80% da infraestrutura (redes de drenagem, saneamento básico, fornecimento de água e telefonia) já instalados, a primeira etapa do projeto Porto Maravilha, já está em fase de acabamento.

Os investimentos são de R$ 139 milhões. A Prefeitura agora termina o acabamento das calçadas e passeios públicos, que combinarão peças de granito com pedras portuguesas.

De acordo com a Secretaria municipal de Obras, a primeira das 12 ruas que estão sendo recuperadas entre a Praça Mauá e a Rua Barão de Teffé, será a Rua Coelho e Castro. As demais vias, incluindo a própria Barão de Teffé, devem ficar prontas até Março do próximo ano.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

Centro do Rio ganhará transporte Leve sobre Trilhos

VTL que era projeto para as Olimpíadas de 2016 ganhará novo desenho e passará pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro

http://4.bp.blogspot.com/_lTloBBMltGc/THRJFKC5GxI/AAAAAAAAC64/QXXUpsL9AJ4/s1600/vlt.jpg

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu extender o projeto de construção do sistema de VTL (Trem Leve sobre Trilhos) programado para as Olimpíadas de 2016 que ligaria inicialmente apenas a Zona Portuária e será agora extendido até o coração do Centro Histórico e comercial do Rio de Janeiro. Esse é o VTL do Centro.

A Prefeitura finalmente atendeu o apelo para extender esse projeto de VTL, onde muitos cariocas já diziam ser superior ao atual programa de BRT que tem sido investido por aí. Assim como esse blog já apoiava uma extensão do VTL também adotou o incentivo para essa extensão para o Centro do Rio e também para alguns bairros da Zona Norte, já que o VTL é um sistema mais barato, rápido e menos poluente do que os ônibus da cidade. Além de melhorar o trânsito.

Resumidamente, a Prefeitura extenderá a rede de bondes modernos a Praça Tiradentes à estação das barcas, na Praça Quinze, atravessando ruas tradicionais e estreitas do bairro, cercadas de igrejas, prédios históricos e lojas comerciais.

Existe também o projeto para a criação de uma linha que poderá ir até o Aeroporto Santos Dumont. Mas esse último trajeto ainda está sendo fechado por técnicos municipais.

Serão 13 quilômetros de extensão, passando por pontos turísticos como a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o Paço Imperial, os teatros Carlos Gomes e João Caetano (na Praça Tiradentes) e a Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, transversal à Sete de Setembro.

O projeto poderá também chegar até a estação da Leopoldina, planejada para receber a estação final do Trem Bala Rio-São Paulo; e com o terminal marítimo da Praça Mauá.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011
Foto: Exemplo de VTL no exterior

Ampliação do Sambodromo

Obras no Sambodromo da Sapucaí começam já esse mês

http://www.krulik.com.br/futuroscope/images/21_Amanhecer_Apoteose.jpg

Existem muitos sambódromos por aí, mas quando você ouve essa palavra, lembra-se logo do Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Já que ao pensar-se em carnaval, lembra-se logo da Cidade Maravilhosa, já que o carnaval carioca é uma das maiores festas típicas do país.

Esse mês, o berço do samba carioca passará por obras de ampliação depois de vinte sete anos após a inauguração. O Sambódromo carioca foi desenhado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. A Prefeitura também promete melhorias na acustica do Sambodromo.

A ampliação será de 60 mil para 77,8 mil lugares. As obras terminarão até Dezembro desse ano, antes mesmo até dos ensaios técnicos do próximo carnaval.

Os investimentos serão de R$ 30 milhões e totalmente custeado pela empresa Ambev. O antigo prédio da fábrica da Brahma será domolido para construção de três módulos de camarotes, frisas e arquibancadas.

Os portadores de necessidades especiais também serão lembrados e o palco do samba contará com elevadores para o público. Haverá também postos de atendimento médico, sala de segurança, além de um espaço para os jurados.

Também será criado um estacionamento subterrâneo (de dois pavimentos) com capacidade para 1.932 carros. Castanheira e a Liesa estão estruturando as mudanças junto com o escritório de Oscar Niemeyer.

A Apoteose não será fechada durante as obras e nenhuma das escolas próximas ao local sofrerá qualquer restrição durante as obras. O local também será usado como arena para as Olimpíadas de 2016 como palco de chegada e largada da Maratona e para as competições de tiro com arco.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

Clipe de RIO

FOX libera a lista da Trilha Sonora de RIO

http://3.bp.blogspot.com/_9g7DVaKLBM8/TQJQelE7PcI/AAAAAAAAFqo/PFB_R7Xb6r8/s400/filme-rio-animacao.jpg

A FOX anunciou finalmente a trilha sonora do filme RIO que estreará no próximo mês nos cinemas mundiais.

O filme foi dirigido por Carlos Saldanha (A Era do Gelo) e serão dublados por Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Neil Patrick Harris.

A trilha sonora conta com um grande repertório, incluindo Sérgio Mendes, Will.I.Am, Jamie Foxx, entre outros. A

1. Real In Rio – The Rio Singers
2. Let Me Take You To Rio (Blu’s Arrival) – Ester Dean & Carlinhos Brown
3. Mas Que Nada (2011 Rio Version) – Sergio Mendes featuring Gracinha Leporace
4. Hot Wings (I Wanna Party) – will.i.am & Jamie Foxx
5. Pretty Bird – Jemaine Clement
6. Fly Love – Jamie Foxx
7. Telling The World – Taio Cruz
8. Funky Monkey – Siedah Garrett, Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Davi Vieira
9. Take You To Rio (Remix) – Ester Dean
10. Balanco Carioca – Mikael Mutti
11. Sapo Cai – Carlinhos Brown & Mikael Mutti
12. Samba De Orly – Bebel Gilberto
13. Valsa Carioca – Sergio Mendes

O clipe oficial da música "Telling The World" do britânico Taio Cruz, famoso pelas música "Dynamite" e "Break Your Heart" já se encontra no Youtube com cenas inéditas do filme.

Abaixo está o clipe da música:


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011

domingo, 20 de março de 2011

Saiba como foi o Discurso de Obama na Cinelândia

Barack Obama é aplaudido de pé no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/11/03/20obama_efe575.jpg

O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou ao Brasil ontem de manhã, visitando o Rio e Brasília, fechando acordos com Dilma e outros assuntos na capital fluminense. Mas Obama dormirá apenas na Cidade Maravilhosa, tanto no último sábado, como hoje a noite. O hotel selecionado foi o Marriot, em Copacabana, zona sul do Rio. O presidente seguirá a Santiago, Chile, amanhã pela manhã.

Aqui no Rio, o presidente visitou a favela cidade de deus, a pedido de Sérgio Cabral, e também fez o tão esperado discurso no Theatro Municipal.

O presidente foi bem pontual, chegando antes do horário confirmado, às 15h, e começou o discurso falando em português.

O presidente mostrou-se bem humorado e simpático ao povo brasileiro, falando "Obrigado" aos dois mil presentes. Barack Obama também falou em português: "Alô, Rio de Janeiro. Boa tarde, povo brasileiro" e chamou o Rio de Janeiro de "Cidade Maravilhosa".
"Desde que nós chegamos o povo dessa nação tem mostrado a mim e a minha família o calor e a generosidade do brasileiro. Nunca imaginei que este país era mais lindo do que visto nos filmes", disse o presidente norte-americano.
O presidente também agradeceu a vinda dos presentes, lembrando que hoje haveria o jogo entre Vasco e Botafogo, confirmando o amor do brasileiro pelo futebol, dizendo sentir-se honrado pelos que foram ouvir o seu discurso.

Mas Obama não foi a Cinelândia apenas para elogiar o Rio de Janeiro e o Brasil, mas também para falar de política e economia. As relações diplomáticas entre os dois países também foram lembrados.
"O primeiro líder brasileiro a visitar os EUA foi Dom Pedro II" - Lembrou Obama.
Obama, nascido em Chicago, também falou sobre a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016:
"Vocês sabem que esta cidade não foi minha primeira escolha para os Jogos Olímpicos. Porém, se os jogos não pudessem ser realizados em Chicago, o Rio seria minha escolha. O Brasil sempre foi o “país do futuro”, mas agora esse futuro está aqui".
Obama também se comprometeu para cooperação tecnológica do Brasil, indo mais além do comentário do presidente Lula, onde Obama disse que "O Brasil sempre foi o país do futuro”

Ele também se comprometeu a ajudar o Brasil a preparar os jogos que sediarão nos próximos anos. Ele também pediu para o Brasil se comprometer com o crescimento da África, assim como tem feito os EUA. O Brasil também deveria ajudar o Japão, segundo o presidente, já que o país conta com a "maior imigração japonesa do mundo". Além de tocar no assunto da Líbia.

Obama discursou por cerca de 14 minutos e, no fim, foi aplaudido de pé. Ainda hoje, o presidente norte-americano, deverá visitar o símbolo máximo do Rio e do Brasil: O Cristo Redentor.

Michele Obama também visitou a famosa Cidade do Samba e visitou o barracão da Unidos da Tijuca. A visita aconteceu exatamente durante o tempo que Obama estava no Theatro Municipal.

Obama também visitou a sede do Flamengo e recebeu uma camisa do Flamengo nas mãos de Patrícia Amorim, presidente do clube, na manhã desse Domingo.

O presidente da FIRJAN considera o discurso de Obama como histórico. Mais informações serão publicadas em breve.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 20 de Março de 2011

Obama visitará Corcovado após o Discurso

Visita de Obama ao Cristo Redentor é remarcada para essa noite

http://www.cidademarketing.com.br/2009/sysfotos/imagensexibicao/noticias/janeiro2010/cristoredentor.jpg

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Cristo Redentor, marcada inicialmente para hoje de manhã, foi remarcada para hoje a noite. O anuncio foi publicado pelo Consulado Geral do Brasil no Rio de Janeiro. Há veículos de comunicação que anunciam o horário de 21h e outros dizem que será pouco após o discurso no Theatro Municipal, próximo ao pôr do sol.

A visita será de caráter familiar e privado, o que incluiria a primeira-dama Michelle Obama e as filhas do casal presidencial, Malia e Sasha.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 20 de Março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

Obama chega ao Rio de Janeiro

Presidente dos EUA, Obama, já está no Rio de Janeiro

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/19/19_MHG_PAIS_OBAMARIO00.jpg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acabou de chegar ao Rio de Janeiro, ao lado da sua esposa, Michelle, e das filhas Malia e Sasha. O presidente chegou pelo Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, por volta de 20h20. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduado Paes o aguardaram na pista.

Obama chegou ao Brasil hoje de manhã e se reuniu com a presidente Dilma em Brasília, onde trataram de algumas questões políticas. O presidente dormirá apenas na cidade do Rio de Janeiro e aqui será o local onde ele passará a maior parte da viagem no Brasil. Segundo Paes, Obama declarou estar ansioso para conhecer a cidade e cogita-se que visitará o Cristo Redentor e fará um discurso especial no Theatro Municipal.

Cabral também convidou o presidente para conhecer uma favela pacificada da cidade. A favela escolhida foi a cidade de deus, localizada no outro lado da cidade. Acredita-se que o líder norte-americano também visite a sede do Flamengo. Mas de qualquer forma, o momento mais esperado será o discurso no Theatro Municipal, onde jornalistas do mundo inteiro esperam que o grande líder fale sobre a questão da Líbia. A lista dos espectadores no famoso teatro da Cinelândia é pequena, mas inclui celebridades como Eike Batista e Pelé.

Obama está hospedado no famoso Hotel Marriott, em Copacabana, zona sul da capital fluminense.

Em Brasília, Obama falou sobre a potência do Brasil em questões econômicas, declarando que o Brasil tem se destacado no cenário internacional, principalmente em tecnologia e no pré-sal. O presidente reiterou o interesse em ampliar as parcerias econômicas e comerciais com o nosso país. Ele ainda arriscou falar em português uma palavra que acredita que resume os brasileiros: "Simpáticos". Outro ponto chave discutido em Brasília foi exatamente os dois grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, onde os EUA expressou apoio.

Obama irá embora na manhã dessa segunda-feira, quando seguirá para Santiago, no Chile.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 19 de Março de 2011

Reflorestamento na Zona Norte

SuperVia realiza reflorestamento entre Parada de Lucas e Vigário Geral

http://www.supervia.com.br/site/imagens/estacoes/paradadelucas.jpg

A SuperVia realizou neste sábado uma ação de reflorestamento com o plantio de 330 mudas de árvores no terreno das estações de trem entre Parada de Lucas e Vigário Geral. O projeto pretende inibir o despejo de lixo na linha férrea e melhorar a condição ambiental da região. O projeto também contou com a participação de 40 crianças das comunidades, com idades entre 4 e 10 anos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 19 de Março de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Hollywood no Rio de Janeiro: "Rio" e "Velozes Furiosos"!

Rio contará com duas Pré Estreias de Hollywood em menos de 30 dias: Dessa vez está confirmado a première mundial de Velozes e Furiosos no Rio de Janeiro

http://ligadona.files.wordpress.com/2010/12/fast5c.jpg

Na última segunda-feira anunciamos na próxima terça-feira, a animação "RIO" terá uma pré-estreia na Cidade Maravilhosa com as celebridades que deram as vozes para os personagens da animação (Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e outros). Agora anunciamos que outra grande produção de Hollywood também contará com uma première mundial aqui no Rio de Janeiro.

O lançamento de "Velozes & Furiosos 5" também será aqui no Rio, precisamente no dia 15 de Abril no Cinépolis Lagoon, na Lagoa, Zona Sul da capital fluminense. A maratona de imprensa já começa no dia 9 de Abril, onde a imprensa internacional estará no Rio, junto com equipes de TV dos Estados Unidos e outros profissionais.

Haverá também uma coletiva de imprensa, entrevistas e até tapete vermelho. Estarão aqui no Rio alguns astros como Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Chris "Ludacris" Bridges, Matt Schulze, Sung Kang, Gal Gadot, Tego Calderon, Don Omar, Elsa Pataky e Dwayne Johnson. Junto com eles estará o diretor do filme, Justin Lin.
Para promover o filme nos Estados Unidos, na Europa e nos demais mercados internacionais, os astros visitarão pontos turísticos do Rio, onde o filme é ambientado. Entre os locais visitados estarão o Pão de Açúcar, o Forte de Copacabana, a Praia de Ipanema, o Mirante Dona Marta e o Cristo Redentor. Tudo isso terá cobertura de emissoras nos EUA, incluindo os programas "Entertainment Tonight" e o "Today Show", da NBC.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fábrica da Nestlé no interior do estado

Nestlé anuncia investimentos no Rio de Janeiro

http://imbloodyibiza.files.wordpress.com/2010/12/nestle1.jpg

O Governo Estadual anuncia os novos investimentos da Nestlé no estado, incluindo a implantação da nova unidade fabril de lácteos e bebidas no município de Três Rios. Essa será a terceira fábrica da Nestlé no Rio de Janeiro. Das outras duas, uma é voltada para a produção de sorvetes na capital, localizada em Jacarepaguá, e a outra para engarrafar água mineral, em Petrópolis. No total, são 30 fábricas da empresa em todo o país.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 16 de Março de 2011

Aniversário de Petrópolis

Petrópolis comemora hoje 168 anos

http://3.bp.blogspot.com/_8Y1Wf3YF-Gs/S62LSCnDsgI/AAAAAAAABG4/GH65hMSR91Q/s1600/museu-imperial-de-petropolis.jpg

Petrópolis tem a fama de ser a cidade imperial do Brasil, já que foi fundada por Dom Pedro II. Mas Petrópolis se tornou muito mais do que uma cidade para os principes descansarem.

Dom Pedro realmente se apaixonou pela região e se tornou local onde muitos diplomatas viveram durante o período do império. Enquanto o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, Petrópolis foi a capital do estado do Rio, entre 1894 e 1903. Em 1903 a capital voltou para Niterói.

Não há duvidas que Petrópolis é a mais bela cidade planejada do Brasil, esbajando tradição e história em cada esquina. O nome da cidade veio em homenagem extamente a Dom Pedro, algo que poucos sabem. Gentúlio Vargas e Santos Dumont são outros que se apaixonaram pela cidade e eram visitantes frequentes.

Petrópolis comemora hoje 168 anos. Para comemorar essa data, será realizada a festa “Brilha Petrópolis”. O público poderá assistir apresentações da cantora Maria Rita e da Orquestra Sinfônica, do Coro e do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento será no Parque de Exposições da cidade, a partir das 16h. O evento é patrocinado pela Globo Rio e é gratuito.

O evento também visa melhorar a auto-estima da população que ainda está abalada depois dos estragos provocados pela chuva no início desse ano. Parabéns Petrópolis.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 16 de Março de 2011
Foto: Museu Imperial de Petrópolis

terça-feira, 15 de março de 2011

Wisconsin, um problema atual que a mídia está tentando abafar

Estado norte-americano perderá Direitos Trabalhistas e problema pode se refletir no Brasil nos próximos anos

http://bloglge.com.br/wp-content/uploads/2010/04/dia-do-trabalho-tarcila.jpg

O mundo parou após o terremoto que acometeu o Japão e causou muitas mortes, destruições e medo no país mais bem preparado para catástrofes em todo o mundo. As ruas estão vazias e ainda há o risco de ameaça nuclear. As pessoas têm lido em todos os veículos de comunicação muitas noticias sobre os problemas que ainda podem acontecer. A mídia não fala de outra coisa, além do país que competiu com o Rio para as Olimpíadas de 2016. Ao mesmo tempo tanto a mídia como nós esquecemos que o mundo não é só o Japão.

Enquanto isso acontece alguns escândalos de corrupção em Brasília e problemas políticos que não ganham espaço na TV. Mas o destaque de hoje, nesse blog, não será nem no Rio de Janeiro e nem - inicialmente - no Brasil, mas em Wisconsin.

O problema é tão grave que quase todos nem sabe o que tem acontecido em Wisconsin. Para ser sincero, a maioria do povo brasileiro nem sabe onde fica Wisconsin.

Wisconsin é um dos estados localizados nos Estados Unidos, quase no centro do país. O estado é um dos maiores produtores de queijo, carne bovina, leite, manteiga e outros produtos agropecuários nos Estados Unidos.

Mas Wisconsin ficou famoso por ser um dos estados a ter criado as leis trabalhistas na América do Norte. Também é um dos estados que mais investe em educação. Mas apresentar Wisconsin não é o assunto da reportagem.

Antes de tudo vale lembrar que os Estados Unidos, apesar de ser o país ideal na cabeça de muitos brasileiros, é famoso por estar entre os piores em leis trabalhistas em todo o mundo. Só para você ter ideia, lá não há décimo terceiro salário e outros benefícios adotados por Vargas no Brasil. Os Estados Unidos também estão entre os piores em licença-maternidade, auxílio-doença, férias e descanso semanal remunerado. Só para se houver ideia até onde isso chega: Nem se quer o adicional por trabalho noturno é garantido nos Estados Unidos. E tem gente que ainda diz que lá é melhor que aqui.
"Vários países têm benefícios que a maioria dos americanos nem sonham que existem", conclui Jody Heymann, de Harvard.
Agora eu vou falar de algo que a mídia mundial está abafando e poucos sabem: O governo norte-americano aprovou uma lei que diminui os direitos trabalhistas no estado de Wisconsin

A legislação eliminará os direitos dos sindicatos a negociarem contratos, acabando com alguns regulamentos ligados a salários, condição de trabalho, benefícios, política de “despedimentos”, entre outros aspectos. Além de descontos na segurança social e seguros de saúde - já que os Estados Unidos também não conta com o sistema de SUS. Qualquer negociação trabalhista sindical também está fora de cogitação pela nova lei.

Em outras palavras esse é o maior ataque ao sindicalismo na história dos EUA em sua história recente, ainda mais falando-se de um país que orgulha-se em ser a maior democracia do mundo. A lei foi aprovada por 18 votos contra um, pelos republicanos. Os democratas retiraram-se do estado para tentar impedir o quórum exigido por lei, mas infelizmente não conseguiram.

Os trabalhadores também deverão pagar mais para pensões e seguro médico. Em troca, o estado poupará 150 milhões de dólares por ano, além de auxiliar a iniciativa privada.
"O que está a acontecer no Wisconsin é o fim do processo democrático” - Disse o ganhador do prêmio Nobel para o The New York Times.
Até mesmo Obama opinou dizendo que isso seria um "ataque aos sindicatos". O governador Scott Walker deu um fora no presidente dizendo que era melhor que "Washington se concentrasse em equilibrar seu orçamento". Agora há uma grande bomba nas mãos de Barack Obama e a qualquer momento ele seria pressionado. O que seria então a melhor coisa para Obama lavar as suas mãos e abafar a culpa? Resposta: Fugir para o Brasil.

Domingo, Obama virá para o Brasil, fará reuniões em um dos países que tem tido a economia mais crescente do mundo e será até ovacionado na Cinelândia, maior palco político da América do Sul, exatamente na cidade considerada a Melhor do Mundo pela Wallpaper. Eu quero deixar bem claro que não estou incentivando ninguém a vaiar Obama ou tentar proteger o estado norte-americano. Eu não quero parecer arrogante, mas não devemos ser estúpidos em sair em defesa do problema em Wisconsin quando temos problemas muito piores.

Mas em que o Brasil poderia sair perdendo com isso? Eu então vos respondo: Certamente os republicanos tentarão levar essa proposta para outros estados norte-americanos, certamente haverá revoltas, mas nem Obama está disposto e criar uma batalha em defesa do povo. O nosso país é controlado por uma presidente que teve sérios problemas com o governo no passado – que não valem a pena ser lembrados agora – e já mostrou que não está a fim de lutar contra decisões políticas. Para piorar o nosso Senado é governado por ninguém mais que José Sarney e Fernando Collor. Enquanto a Reforma Política será dirigida por um grupo de corruptos, incluindo Maluf.

Se o brasileiro deixar continuar essas vergonhas políticas - muitas vezes citadas nesse blog, logo o problema de Wisconsin será um problema brasileiro, onde daremos adeus a benefícios, décimo terceiro salário, auxílios trabalhistas, entre outros benefícios. Claro que isso não aconteceria do nada, mas talvez daqui a 10 ou 20 anos. Os benefícios conquistados na era Vargas poderão ser apenas "boas histórias" que contaremos aos nossos filhos e netos. Isso pode até parecer exagero, mas será o que vai acontecer enquanto os brasileiros ainda acharem que ELEIÇÃO é a mesma coisa que votar no vencedor de BIG BROTHER BRASIL e A FAZENDA, dois programas que inclusive acabam com a cultura do nosso povo e forma futuros homens sem cultura e sem política. Mas esse não é o alerta dessa reportagem e nem o objetivo desse Blog.

Apenas quero que o brasileiro acorde e perceba que a política do Brasil está na lama da corrupção e não na Disneylandia. Afinal, o fim dos direitos trabalhistas será um benefício para o Governo Federal e também para a iniciativa privada. Fiquem de olho.

Texto escrito, revisado e publicado por Rafael Oliveira
Blog do Rafael Oliveira - Rio de Janeiro
Publicado em 15 de Março de 2011

Gravura: Quadro "Operários" de Tarsila do Amaral

Henrique Meirelles na equipe do Rio2016

Dilma convida Henrique Meirelles para comandar Autoridade Pública Olímpica

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/14/14_MHB_RIO_1403_meirelles.jpg

Depois de muito tempo o Governo Federal selecionou alguém para comandar a Autoridade Pública Olímpica (APO), responsável que cuidará das obras dos jogos olímpicos de 2016. Dilma Rousseff convidou Henrique Meirelles para comandar a APO. Porém esse nome ainda deve ser aprovado pelo Senado.
- Eu gostaria de anunciar que aceitei o convite da presidente Dilma para a presidência da APO. Meu nome agora vai para o Senado, que vai analisar e votar a indicação. É um processo que eu já conheço. Um processo democrático importante. Eu sempre tive satisfação em participar dos debates no Senado - declarou.

Meirelles afirmou que acredita que as Olimpíadas serão importantes para o Brasil do ponto de vista econômico e organizacional:

- É um desafio importante para mostrar a capacidade do país e do governo. A APO vai coordenar os esforços das três esferas para assegurar que as Olimpíadas sejam um sucesso e demonstrem a capacidade de o Brasil ocupar um novo espaço no mundo.
Henrique Meirelles nasceu em Goiás, formou-se em Engenharia Civil na USP e tem mestrado em Administração pela melhor faculdade do país, a UFRJ, além de também ter estudado na Harvard Business School. Ele se consagrou como presidente da Bank Boston e da Harvard Business School. Anos depois ele se tornou o presidente do Banco Central do Brasil, exercendo o cargo entre 2003 e 2010.

Ele também já foi Membro do Conselho das Américas, diretor da Federação Brasileira de Bancos, tem forte relação com os Estados Unidos e foi membro do conselho do Fundo de Investimentos da Cidade de Nova York. Apesar de uma antiga polêmica com seu primo, Meirelles nunca foi visto ou cogitado em algum esquema de corrupção.

Lembramos também que Meirelles foi uma das grandes figuras que mostrou-se a favor do Rio sediar as Olimpíadas. Ele, como uma das maiores figuras economicas do mundo, confirmou a capacidade financeira do Rio em sediar o mega evento. Meirelles ocupará o cargo a partir de Maio desse ano.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Março de 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

Obama fará discurso presidencial no Rio de Janeiro

Barack Obama discursará na Cinelândia durante visita ao Brasil

http://media.gatewaync.com/wsj/images/2008/06/04/barack_speech.jpg

A embaixada dos Estados Unidos confirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um discurso no próximo domingo, no Rio de Janeiro, precisamente na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. A Cinelândia é o maior corredor cultural do Brasil e também já foi palco das maiores manifestações políticas do nosso país.

O discurso será aberto ao público e já é considerado um megaevento que contará até com show musical. A informação também é confirmada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O presidente norte-americano falará a público em frente ao Theatro Municipal cercado por um esquema de segurança que deverá levar a alterações no tráfego do Centro. O serviço secreto dos Estados Unidos aprovou o evento na Cinelândia.

O discurso será traduzido e a entrada será a partir das 11h30.

Caso chover, o discurso acontecerá dentro do Teatro. Obama também visitará o Cristo Redentor - com apoio da Prefeitura - e uma favela da cidade - a convite de Sérgio Cabral. A Favela que será visitada provavelmente será a cidade de deus, na zona oeste, mas poderá sofrer alterações até o próximo Domingo. Depois o presidente seguirá para uma reunião em Brasília.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Março de 2011

Anne Hathaway no Rio de Janeiro

Anne Hathaway e Jesse Eisenberg virão ao Rio de Janeiro para estreia de filme

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/03/11/anne-jesse.jpg

A atriz do momento, Anne Hathaway, confirmou presença no Rio de Janeiro durante o lançamento mundial da animação Rio que acontecerá na Cidade Maravilhosa. Anne Hathaway é famosa por estrelar filmes como O Diário de Princesa, Brokeback Mountain, O Diabo veste Prada e Alice no país das Maravilhas. Ela em breve também estará no filme O Chamado 3D e também fará o papel da Mulher-Gato no próximo filme do Batman. A atriz também foi a mestre de cerimonias do Oscar desse ano.

Outra celebridade confirmada é o ator Jesse Eisenberg, também visto como um dos atores do momento após ser o protagonista do filme A Rede Social. Jamie Foxx (Miami Vice e Collateral) também está confirmado. E não poderíamos nos esquecer do cantor com alma carioca, Will.i.am, também com presença confirmada.

Segundo a Fox Filmes, os artistas chegarão ao Rio no dia 22 de Março e participarão de coletiva de imprensa e, em seguida, assistirão a uma sessão de gala do longa-metragem, que estreia nos cinemas brasileiros dia 8 de Abril. O local ainda não foi confirmado, mas eu acredito que deve ser no Odeon. Novas informações serão publicadas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Março de 2011

Rio de Janeiro lidera lista de mais ricos do Brasil

Eike Batista é o 8° homem mais rico do mundo e o mais rico do Brasil

http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2010/11/11-eikebatista.jpg

O Rio de Janeiro continua como a maior locomotiva de milionários do Brasil. E o homem mais rico do Brasil continua sendo o dono da empresa carioca EBX. Quem confirma isso é a maior revista de negócios do planeta, Forbes.

Eike Batista continua como o homem mais rico do Brasil e o oitavo mais rico do mundo, com uma fortuna de US$ 30 bilhões. Eike está na frente de empresários que são donos das seguintes empresas: Wal-Mart, Aldi, L'oreal, Google, Apple, Coca Cola, entre outros.

Em primeiro lugar está o mexicano Carlos Slim, dono de muitas empresas do ramo de comunicação, como a Claro e a Embratel. Já Bill Gates, fundador da Microsoft, aparece em segundo lugar com US$ 56 bilhões, seguido do megainvestidor Warren Buffett (fortuna de US$ 50 bilhões).

Em segundo lugar, entre os brasileiros, também aparece uma figura carioca. Jorge Paulo Lemann nasceu no Rio de Janeiro e é 55° da lista mundial e segundo entre os países que falam a língua portuguesa. Lemann nasceu no Rio de Janeiro e controla a AmBev (Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Pepsi do Brasil, Sukita e outros), além de ser dono do Burguer King, das Lojas Americanas, da Submarino, entre outros negócios.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Março de 2011

Rio de Janeiro é promovido na China e França

Representantes do Rio de Janeiro vão a China em busca de negócios

http://farm4.static.flickr.com/3553/3408075494_14c2a9ac4e.jpg

O Rio já mostrou a todos que é muito além de só a cidade mais linda do mundo, é também um dos centros financeiros da América Latina. A Sebrae/RJ e a Facerj foram a China representar o Rio de Janeiro na maior feira do ramo em todo o mundo - Canton Fair - que acontecerá entre os dias 17 de Abril a 4 de Maio.

O Rio promoverá mais a segunda e terceira fase da feira. A segunda se destina a fabricantes e atacadistas de artigos do dia a dia, móveis, produtos de pedra e de ferro, cerâmica, roupa de cama, mesa e banho, artigos artesanais com fibras e tramas, presentes, decoração, relógios e instrumentos óticos, brinquedos e produtos para horticultura. Já a terceira é voltada para roupas masculinas e femininas, roupas infantis, roupas íntimas, roupas esportivas, produtos de couro, acessórios para roupas, matéria-prima para têxtil, esporte e lazer, calçados, malas e bolsas, instrumentos médicos, artigos para escritório, alimentos, carpetes, tapeçaria e tecidos de decoração de casas.

A feira terá como objetivo aumentar o comércio entre China e Rio de Janeiro, melhorando a economia que mais cresce no mundo.

Representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro também foram a Cannes, França, para o o Mipim World 2011 - o mais importante evento mundial de investidores do mercado imobiliário - e promete trazer investimentos para o Porto do Rio de Janeiro. . O projeto é oportunidade para desenvolver hotéis, conjuntos residenciais, edifícios sedes para companhias de petróleo, tecnologia e investimentos, entre outros empreendimentos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Março de 2011
Foto: Centro do Rio de Janeiro a noite

Rio de Janeiro é promovido na Alemanha

Rio CVB e TAM divulgam o Rio de Janeiro na Alemanha

http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMR/IMR398/IE226-015.jpg

O Rio Convention & Visitors Bureau realizou semana passada uma apresentação sobre o turismo no Rio de Janeiro e a capacidade da cidade para grandes eventos. O encontro aconteceu durante a ITB Berlim, uma das maiores feiras do trade turístico de todo o mundo, e contou com grupos musicais e cardápio carioca.
"Além de encontrarmos o trade de turismo da Alemanha, participam profissionais de importantes mercados offline da Europa. As parcerias com órgãos de promoção de turismo nos ajudaram a ampliar nossa atuação na feira", afirmou José Soares, gerente da base TAM na Alemanha.
Também esteve alguns representantes da Embratur no local, além de outros representantes do Convention & Visitors Bureau. O evento também foi promovido pela empresa de aviação TAM. Vale lembrar que a Alemanha é o país mais rico da Europa - desbancando a Inglaterra, Espanha e França - e um dos mais ricos do mundo, também é um dos países que contam com mais história e cultura no planeta, onde viveram os maiores pensadores da atualidade e também é famosa por ser um dos locais mais modernos do Hemisfério Norte e sediar grandes empresas como Adidas, Puma, Audi, Bayer, BMW, Lufthansa, Nivea, Porsche, ThyssenKrupp, Volkswagen, Wella e outros. O evento espera melhorar o turismo, seja de lazer ou financeiro, entre o Rio e a Alemanha.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Março de 2011
Foto: Cidade de Frankfurt, Alemanha

sábado, 12 de março de 2011

Paul McCartney no Rio de Janeiro

Paul McCartney no Rio de Janeiro em 2011

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/12/27/27_MHG_paul.jpg

O famoso ex-integrante da banda Beatles que conseguiu também prestígio na carreira solo arrastando gerações para o seu grupo de fans chega ao Rio. Paul McCartney deve vir ao Rio de Janeiro para um show no mês de maio, segundo o jornal O GLOBO. O show seria no dia 20, mas também cogita-se os dias 24 e 25 de maio.

O local favorito era o Maracanã, mas devido as obras, acredita-se que será no Estádio do Engenhão, Zona Norte do Rio.

Pubicado em 12 de Maio de 2011

Aula de educação no trânsito nas escolas cariocas

Escolas do Rio de Janeiro recebem Programa de Conscientização no Trânsito

http://farm4.static.flickr.com/3595/3388568275_75b00eb019.jpg

Alguns instrutores do Detran-RJ já começaram a receber um treinamento para a aplicação do Programa de Segurança e Educação no Trânsito. O projeto será para professores de escolas do Rio de Janeiro. Já esses professores irão repassar o Programa a oito mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2011.

O programa é patrocinado pela Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e tem apoio do Detran-RJ e da Secretaria de Educação do município, o Programa consiste na distribuição de materiais didáticos que promovem a conscientização no trânsito para crianças, de maneira fácil e interativa.

Os temas abordados esse ano serão:leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas, atenção em locais onde a sinalização é precária, preservação do meio ambiente, segurança na hora de se divertir e exercícios de cidadania.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 12 de Março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Descoberta arqueológica será ponto turístico na Zona Portuária

Zona Portuária do Rio ganhará memorial sobre escavações encontradas da época imperial

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/09/09_MHG_RIO_1003_cais.jpg

O projeto de revitalização da Zona Portuária já teve suas obras iniciadas e no início desse mês, durante as escavações, foi encontrado um tesouro arqueológico, precisamente na Avenida Barão de Tefé. Trata-se do Cais da Imperatriz e do Cais do Valongo, ambos do século XIX.

O Prefeito Eduardo Paes foi chamado para contemplar a descoberta e decidiu fazer do espaço uma praça turística, assim como acontece em Roma sobre algumas ruínas. A Praça será entre essa avenida e o Hospital dos Servidores do Estado.

Só para se ter ideia da descoberta encontrada: A imperatriz Teresa Cristina (esposa de Dom Pedro II) chegou pelo Cais da Imperatriz, reformado pelo francês Grandjean de Montigny (arquiteto que trabalhou para Napoleão). Já o Cais do Valongo foi o local que chegou centenas de escravos no país, onde será construído algo mais símbolo para a cultura afro-brasileira do que a estátua de Zumbi, na Avenida Presidente Vargas, segundo Paes.

A praça será exatamente um Memorial com pavimentos históricos que contará com 1.350 metros quadrados.

No local também haverá um um espelho d'água simulando o mar (aterrado pelo ex-prefeito Pereira Passos na década de 1910). Além de salas com informações históricas, mostras sobre a evolução urbana da Região Portuária e uma maquete expondo as diferentes fases do Porto.
- O projeto terá acessibilidade para portadores de deficiência física, e, ao longo do percurso nos muros em volta, uma linha do tempo com informações sobre a evolução histórica dos dois cais. Duas arquibancadas, uma em frente a outra, darão diferentes perspectivas para se contemplar o memorial. - Explicou o arquiteto Washington Fajardo
As arquibancadas serão usadas também para visitas de alunos das escolas cariocas. O Memorial contará também com iluminação noturna. O Iphan inicialmente gostou do projeto, mas afirma que haverá um estudo mais detalhado e poderá também ser expandido devido a importância histórica da região.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 10 de Março de 2011

Inglaterra assume que cigarro é problema na juventude britânica

Governo Britânico estuda restringir comércio de cigarro na Inglaterra

http://www.fernandopaes.ppg.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/cigarro.jpg

O Governo Britânico já assume que o tabagismo é um sério problema na Inglaterra e para reduzir esse problema, as lojas e supermercados ingleses serão proibidos de expor cigarros e outros produtos derivados do tabaco em prateleiras e vitrines a partir do ano que vem.

Essa foi a medida do governo que tem como objetivo reduzir o tabagismo entre adolescentes e jovens. A restrição será estendida a todos os estabelecimentos comerciais no ano de 2015. As lojas poderão mostrar apenas o preço, mas as embalagens não poderão conter qualquer texto ou ilustração. Os países que contam com os melhores IDH do mundo (Canadá, Irlanda, Islândia e Finlândia) já adotaram restrições semelhantes e também são países que já confirmaram que são contra a liberação da maconha.

Segundo alguns estudos apurados, um a cada cinco ingleses é um fumante. Muitos grupos de saúde elogiaram a proposta. Já os fabricantes de cigarros criticaram a proposta.

Publicado em 10 de Março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio

Beija-Flor é a Melhor do Carnaval 2011 e Unidos da Tijuca fica em segundo

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/09/09_MHG_rio_roberto.jpg

Carnaval é um sucesso no mundo inteiro, não apenas no Brasil, como muitos brasileiros pensam. Outras cidades no mundo também param para essa festa famosa e também agitam em seus países, como nos Estados Unidos (principalmente em Nova Orleans), Itália (Veneza), Alemanha, França (Nice e Paris), Portugal e até mesmo Rússia. Porém, o maior Carnaval do mundo é o carioca, certamente. Não sou eu quem afirmo isso, mas pesquisas internacionais.

O Carnaval carioca foi feito para todos os gostos. Para aqueles que gostam de se divertir em blocos mais organizados e não dispersos como os de Salvador e Recife. Para os que gostam do Carnaval-Arte, assistindo as belas fantasias, músicas que falam sobre História/Cultura e carros modernos, tudo isso no Sambódromo que é o símbolo mundial do Carnaval. E até mesmo para aqueles que gostam de algo mais tranquilo, como caminhar a noite no calçadão de Ipanema ou Copacabana junto com os amigos, quase que "esbarrando" em centenas de turísticas de diversas línguas. Ou até mesmo passeando em pontos turísticos da cidade mais bela do mundo ou passar a tarde nas praias mais exuberantes do globo. Só o Rio pode oferecer isso.

Mas a maior festa do Carnaval carioca é realmente o desfile das escolas de samba que se esforçam o ano inteiro para fazer um show de cores e efeitos para os amantes da oitava arte carioca. E pela 12ª vez, a Beija-Flor é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola existe desde 1976 e nesse ano homenageou o rei Roberto Carlos.

Em segundo lugar ficou a Unidos da Tijuca (a favorita dos telespectadores desse ano e a mais criativa na minha opinião) que falou sobre clássicos do cinema e usou até mágica e efeitos visuais em plena avenida.

Outros que ficaram entre os melhores também foram: Mangueira (3º), Vila Isabel (4º) e Salgueiro (5º). Parabéns a Beija-Flor de Nilópolis.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 09 de Março de 2011

Em breve comercial da Peugeot no Rio de Janeiro

Comercial da Peugeot junto com nova animação da FOX no Rio de Janeiro

http://www.jfcarparts.com/images/peugeot-logo.jpg

A agência Loducca anunciou que vai promover um novo comercial que estreia após o carnaval. O comercial será da montadora Peugeot e a produtora Fox Film (seus dois maiores clientes) tendo como plano de fundo o Rio de Janeiro. A Pegeout tem a sua maior unidade no Rio de Janeiro e a FOX já é conhecida pela animação batizada de Rio (Criada por Carlos Saldanha com estreia mundial prevista para 8 de abril).

A Peugeot está lançando edição especial de equipamentos nos modelos 207, Hoggar e 307. A FOX aposta que o filme "fabricado" no Brasil será um blockbuster. Nada melhor que uma propaganda conjunta. Segundo os produtores, o comercial passará na TV aberta a partir de hoje.

Texto de Victor Barbosa
Publicado em 9 de Março de 2011

Família Imperial do Brasil

Família Imperial do Brasil: Passado e Presente, um símbolo da história


O Brasil é um país que conta com uma grande história, mais do que muitos grandes países por aí fora. Mas o povo brasileiro não dá valor a essa história, prendendo-se apenas alguns personagens como Tiradentes e Pedro Álvares Cabral. Por exemplo, não são todos que sabem que durante o período Napoleônico, a família real portuguesa abandonou Lisboa e veio para o Rio de Janeiro, estabelecendo aqui, na Cidade Maravilhosa, a capital de um reino europeu, onde o Rio se tornou a primeira e única cidade das Américas a ser vista como uma cidade europeia.

Todos também conhecem a família imperial, principalmente o imperador carioca D. Pedro II. Todos conhecem também a famosa carioca Princesa Isabel e o seu marido francês Conde D'Eu. Mas poucos sabem o que aconteceu com eles após a Proclamação da República.

Antes de entrar nesse assunto, falarei um pouco sobre Pedro II. Antes de ser coroado rei já aconteciam algumas rebeliões políticas no Rio de Janeiro, já que o povo carioca não aceitava o caos político desde essa época. O país estava sem rei – e você já pode imaginar a confusão - e o príncipe regente ainda era menor de idade, apesar de ter sido muito bem educado. Mas um grupo da sociedade pedia a coroação de Pedro, conseguindo sucesso. Com isso o príncipe carioca foi coroado imperador.

O seu governo não teve tantas guerras como os seus antecessores e sucessores, durante esse período correu a primeira locomotiva a vapor, foram aberta as primeiras estradas, houve muitos investimentos em cultura, a inauguração do telefone no Brasil, a criação do selo postal, entre outras coisas.

Durante o seu governo houve mais investimentos em educação e cultura do que nos últimos anos com Lula e FHC. Durante o seu "tempo" surgiram grandes artistas que conseguiram fama em todo o mundo, um deles é Machado de Assis.

Houve também muitos investimentos em ciências, fato que até hoje no Museu da Quinta da Boa Vista conta com uma das múmias mais impressionantes e raras do mundo, já que essa foi uma das poucas múmias que tiveram até mesmo os dedos enfaixados separadamente. Pedro II esteve na ocasião que Alexander Graham Bell demonstrou a sua nova invenção: o telefone. E por isso ele foi o primeiro brasileiro a usar o telefone usando a frase: "Ser Ou não ser" do célebre Shakespare.

D. Pedro II foi o primeiro a patrocinar as pesquisas do famoso cientista francês Louis Pasteur. Pedro convidou o francês a morar no Brasil, mas na época ele recusou. O imperador carioca também ficou famoso em visitar as ruínas de Tróia e as pirâmides do Egito.

Ele também foi amigo de Schliemann, Mariette, Charcot e Barão de Mauá. Ele foi o pai da Floresta da Tijuca. E também financiou a primeira expedição brasileira à Antártida. Um dos maiores historiadores do Brasil, José Murilo de Carvalho, declarou que o Brasil nunca teve tanta liberdade de expressão como durante essa época. Vale lembrar que Carvalho foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2004.

A Filha de D. Pedro II, a princesa Isabel, ficou famosa por ter assinado a abolição da escravatura e alguns negros se tornaram grandes intelectuais da corte, lembrados até hoje. Mas o brasileiro achava pouco e queria mais direitos (diferente de hoje). Começou então rebeliões para o fim da Monarquia e o início da Democracia.

Alguns que lutaram pela Proclamação respeitarem a D. Pedro e eram de sua confiança, mas eles não esperaram nem por sua morte (aproveitando-se de sua velhice) e deram um golpe, instaurando-se assim a República, enquanto o imperador estava em Petrópolis. Ao saber do golpe, o imperador respondeu:
"Se assim for, será a minha aposentadoria. Já trabalhei muito e estou cansado. Irei então descansar"
Historiadores afirmam que os republicanos não tiveram nem a coragem de olhar nos olhos dele já que os respeitavam, enviando assim "subalternos para se comunicarem com Pedro II". A família assim foi exilada para Portugal e morreu na França.

Depois da morte do grande imperador, os brasileiros entraram em luto, mesmo com o Governo tendo sido contra ao ponto de ter enviado policiais para impedir que comércios fossem fechados ou homenagens. O Jornal The New York Times escreveu uma reportagem que dizia que Pedro II era "o mais ilustrado monarca do século". Já o The Globe afirmou que ele "era culto, ele era patriota; era gentil e indulgente; tinha todas as virtudes privadas, bem como as públicas, e morreu no exílio". Os brasileiros os exilaram porque queriam um país para todos, mas hoje vemos, em pleno século XXI, que entregarmos o país aos bandidos e uma nova capital que simboliza a maior corrupção do planeta.

A princesa Isabel também teve filhos. E seus netos vivem até hoje. Anos depois o Governo Federal decidiu acabar com o exílio. Os corpos da antiga família real se encontram em Petrópolis até hoje.

Não estou escrevendo que D. Pedro II era o dono da razão, apenas fiz um pequeno histórico antes de começar a reportagem em si.

Abaixo estão algumas informações e fotos dos atuais membros da Família Imperial do Brasil:

O primeiro a ser apresentado é Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach. Nascido na França, estudou no Colégio Santo Inácio, localizado em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro) e formado Química na Universidade de Munique, por isso ele fala fluentemente português, francês e alemão. Se existisse ainda a monarquia no Brasil, ele seria o Imperador do Brasil.


O segundo na sucessão do trono é o seu irmão, Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach, Príncipe Imperial do Brasil, também nascido na França, morando atualmente em São Paulo.


O terceiro na sucessão é o seu também irmão, Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleáns e Bragança e Wittelsbach carioca, nascido em 1950. Ele é sobrinho da princesa Eleonora da Baviera. ELe é o atual chefe da casa imperial .


O quarto na sucessão seria o filho mais velho de Dom Antônio, Pedro Luís Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne, que nasceu no Rio de Janeiro em 1983 e faleceu no terrível - e famoso - acidente aéreo do voo do Air France 447.


O atual quarto na sucessão é o filho mais novo de Dom Antônio, Dom Rafael Antônio de Orléans Bragança e Ligne, também carioca, nascido em 1986. Ele mora no Rio de Janeiro e estuda Engenharia de Produção na PUC-RIO. Atualmente tem o cargo de principe do Brasil.


E a quinta na sucessão é a irmã mais velha de Dom Rafael, Amélia Maria de Orléans e Bragança e Ligne, nascida na Bélgica em 1984.


Agora conhecemos um pouco mais da história do Brasil, seja aqueles que admiram a história da Monarquia do Brasil, como aqueles que acham uma palhaçada um tipo de reportagem sobre esse assunto. Lembrando que essa é apenas um POST, em nenhum momento eu quero iniciar uma manifestação pelo fim da República, mas não podemos esquecer da Grande Monarquia das Américas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 09 de Março de 2011
Foto: Museu Nacional, zona oeste do Rio de Janeiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+