UPP tem levado paz a bairros


UPPs reduziram homicídios em 38 bairros



O projeto de Unidades de Polícia Pacificadora já está em vigor há três anos, pouco tempo ao considerar o tempo de existência da cidade, mas com resultados que tem mudado o Rio em números impressionantes.

O jornal O GLOBO fez um levantamento sobre o impacto de 17 UPPs nos indicadores de criminalidade de 38 bairros da cidade. O levantamento teve como base as estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Segundo O GLOBO, já é possível dizer que o fim dos tiroteios e do controle do tráfico nas favelas cariocas - das zonas Sul, Norte e Oeste - representaram uma queda média de 50% no total de homicídios. Ou seja, 270 vidas foram salvas nesse período: O número de roubos já caiu em 11 mil ao se comparar os índices anteriores.

Nas delegacias próximas as UPPs, os casos registrados caíram pela metade. Os latrocínios caíram 40%; os roubos de veículos, 46%; assaltos a lojas, 21%; a residências, 38%; a bancos, 86%; a coletivos, 27%; e a transeuntes, 21%. Há áreas em que esses números são ainda maiores.

A promessa que até 2020, possamos ter um novo Rio de Janeiro, onde as marcas da violência serão amenizadas e possamos ter uma cidade segura para a futura juventude.


Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 05 de Dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.