Queda da violência no RJ e evolução no restante do Brasil


Violência no Rio de Janeiro diminui e Estado passa a 17º colocado em homicídios no país



O Rio de Janeiro nunca foi a capital da violência no Brasil, como jornalistas e pessimistas de outros estados insistem em dizer, mas mesmo assim a violência era um mal que estava bem presente no Rio, mesmo estando em regiões concentradas, principalmente em regiões de favelas (na Capital) e na Baixada Fluminense (No Estado), por inúmeros motivos. Mas depois de novas políticas de segurança e a implantação da Polícia Pacificadora, o Rio passou a ser uma cidade mais calma e menos violenta.

O Estado do Rio de Janeiro deixou de ser o segundo colocado no ranking para ficar na 17ª posição entre os 26 estados e o Distrito Federal.

São Paulo, Acre, Roraima e Mato Grosso do Sul também comemoram a queda da violência.

Infelizmente esse não é uma realidade nacional, já que segundo a pesquisa, o Brasil tem mais vítimas de homicídio do que em países em guerra. O índice de homicídios por 100 mil habitantes passou de 11,7 em 1980 para 26,2 em 2010 no Brasil, superior às 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003.
"Fica difícil compreender como, em um País sem conflitos religiosos ou étnicos, de cor ou de raça, sem disputas territoriais ou de fronteiras, sem guerra civil ou enfrentamentos políticos violentos, consegue-se exterminar mais cidadãos do que na maior parte dos conflitos armados existentes no mundo", diz o documento.
A violência no Rio de Janeiro reduziu 42,9% nos últimos anos, estando entre as 5 capitais brasileiras menos violentas em todo o país. muito a frente de cidades como Brasília (10°), Belo Horizonte (11°), Porto Alegre (12°) e Curitiba (22°). A capital mais violenta é Maceió, seguida por João Pessoa, Vitória e Recife.

Alagoas passou a ocupar o primeiro lugar entre os estados mais violentos. O Pará passou da 21ª posição para a terceira; a Paraíba, da 20ª para a sexta, e a Bahia, da 23ª para sétima posição.

As cidades mais violentas do Brasil são respectivamente: Simões Filho (BA), Campina Grande do Sul (PR), Marabá (PA), Guairá (PR) e Porto Seguro (BA). As cidades mais violentas do Estado do RJ são Búzios e Duque de Caxias.

Os dados são do Mapa da Violência 2012e pode ser acessado na íntegra, clicando aqui.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 16 de Dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.