Moody’s eleva a nota de crédito do Rio


Agência de classificação de risco destaca histórico e eleva o Rio de Janeiro economicamente



A agência de classificação de risco, Moody's, publica mais um relatório que identifica as cidades que estão bem financeiramente ao ponto de se valer a pena investir. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a contar com esse selo. Dessa vez a agência destaca o histórico de expressiva performance financeira e a prudência nos gastos e a sustentabilidade da dívida do Estado. Isso tudo foi responsável para o Rio de Janeiro ter um aumento na sua nota, concorrendo diretamente com cidades globais da Europa, Ásia e América do Norte.

A Moody’s aponta ainda que o estoque da dívida do Rio correspondia, ano passado, a 65% das receitas anuais da cidade, contra 99%, em 2005. Concluindo-se que o Rio de Janeiro foi a cidade que mais cresceu em infraestrutura esse ano.

A agência elevou ainda a nota da cidade do Rio na escala local (válida apenas no território nacional), passando de Aa1.br para Aaa.br, a melhor classificação possível dentro de um país. Com isso, o Rio de Janeiro é a capital financeira de confiabilidade em todo o Brasil, ou seja, o Rio de Janeiro é o melhor lugar para se investir no Brasil.

O Rio de Janeiro possui dois selos de investimento (Fitch e Moody´s). A única cidade brasileira, além do Rio, a contar com um selo similar é Belo Horizonte (Moody´s), sendo que o Rio possui a nota mais alta tanto em relação ao Estado como em relação a cidade do Rio. Vale destacar que cidades como São Paulo, Brasília, entre outras, ainda não conseguiram ter capacidade financeiras para conseguir nenhum desses dois selos, segundo o orgão internacional.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 09 de Dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.