Rocinha pacificada


Favela da Rocinha é pacificada sem nenhum tiro e com a prisão do maior traficante do Estado



A famosa favela da Rocinha, a maior da cidade, foi ocupada pela polícia na última semana sem qualquer disparo de tiro durante a operação. A operação faz parte do projeto da nova UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na favela. Essa será a 19ª UPP e promete mudar a cara da cidade, principalmente para os pessimistas que juravam que era impossível pacificar a Rocinha, ainda mais sem tiroteio.
 
Foram necessários sete helicópteros, 18 blindados da Marinha e mais sete da Polícia Militar (caveirões), com ajuda de policiais na rua, fuzileiros navais, policiais civis, policiais federais e policiais rodoviários, espalhados em vários pontos, inclusive em barricadas por todos os lados da comunidade.
Outra grande vitória nessa operação foi a prisão do sujeito mais procurado pela polícia em todo o Estado, o traficante Nem (Antônio Bonfim Lopes), preso na madrugada por Batalhão de Choque da Polícia Militar, enquanto fugia em um Toyota Corolla na saída da Rocinha. O motorista do carro se identificou como cônsul honorário da República Democrática do Congo e assim alegou imunidade diplomática para evitar a revista do carro. Porém os policiais insistiram e decidiram levar o carro para a polícia, quando descobriram o traficante no porta-mala. 

Os policiais que prenderam Nem foram subornados em mais de R$ 1 milhão, porém os policiais negaram, com isso trazendo a confirmação que é falsa essa ideologia vendida por filmes brasileiros (Inclusive Tropa de Elite) que todos os policiais são corruptos.

A noticia foi bem vista em vários jornais pelo mundo. A Imprensa internacional considera ocupação da Rocinha 'espetacular'.

A rede de TV norte-americana CNN publicou em seu site oficial que uma força-tarefa militar especial ocupou três das mais famosas favelas do Rio de Janeiro, em um esforço para ganhar o controle das comunidades dos grupos de traficantes.

Já o britânico "The Guardian" declarou que a polícia carioca invadiu a maior favela brasileira e que a pacificação da Rocinha significa segurança para as Olimpíadas e Copa do Mundo. 

O jornal argentino Clarín diz que "uma enorme força de combate tomou a favela da Rocinha". O "Washington Post" disse que essa "foi a operação mais ambiciosa até agora".

Já o "Wall Street Journal" foi mais além ao afirmar que o governo do Rio está contando com eventos dessa natureza para afirmar a "ascensão do Brasil como potência econômica, política e cultural".

E o famoso "New York Times" confirmou que a operação no Vidigal e Rocinha representou uma "fase crucial no combate aos traficantes de droga que controlam favelas da cidade". O britânico "Independent" disse que essa foi uma "posição estratégica" para controlar o tráfico na zona sul do Rio de Janeiro.

Jornais brasileiros já publicam a vitória do mercado imobiliário na região, já que os preços dos imóveis em São Conrado deve subir entre 30% e 100% dependendo da região após a pacificação, já que São Conrado é visto como uma das melhores localizações na Zona Sul, mas que se enfraqueceu nos últimos 15 anos graças a favela.

A próxima favela a ser pacificada provavelmente será a Maré.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,14 de Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.