Rio é oficialmente a capital audiovisual do Brasil


Rio de Janeiro é a cidade brasileira com mais investimento em cinema e audiovisual

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBcaQcmGe730tyxtGoGt6idscPC21sEM1pk3kWH9f_J4I6VIlkN_mhBNU_wt2u99dfELKUOrx1wwdpBOBwzmxr6LqnSNPMSA637FcnumBLW7Pnx6jM0MmTaJ0NFwqwQdIFZnfDwQvL8FU/s1600/rio_de_janeiro_brazil.jpg


Depois de se tornar a capital brasileira que mais investe em audiovisual, com R$ 60 milhões aplicados em 170 projetos entre 2009 e 2011, o Rio de Janeiro bateu seu próprio recorde. A agência RioFilme, empresa da prefeitura do Rio que atua na área de fomento à produção audiovisual, anunciou ontem que investirá R$ 31 milhões em 70 projetos do setor em 2012. Só para se ter ideia, 40% de todos os filmes do Brasil foram produzidos por empresas cariocas. Vamos mais além: O Rio de Janeiro sozinho é responsável por 95% de toda a renda de público do cinema brasileiro.

Serão financiados o desenvolvimento de longas-metragens, de conteúdos para TV, a produção de curtas, de documentários de TV e a produção e finalização de longas.

Para o presidente da RioFilme, essa nova linha de investimentos consolida a posição do Rio de Janeiro como principal centro audiovisual do país.

Mas o Rio de Janeiro não é sucesso apenas no cinema nacional, já que a Cidade Maravilhosa também é a locação preferida dos cineastas estrangeiros que filmam no Brasil. No último ano (2010) foram rodados apenas no Rio de Janeiro cerca de 51,4% das produções internacionais realizadas no país.

O Rio de Janeiro além de ter contado com as maiores pré-estréias de Hollywood nos últimos anos, nos últimos meses serviu como cenário para filmes como a animação RIO e os longas "Velozes e Furiosos 5", "The Blind Bastard Club" e "Amanhecer (Twilight Saga)", e seriados como "Flash Forward" e "V". Mostrando que o Rio é o cenário perfeito de imagem e negócios no Brasil.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 02 de Novembro de 2011
Foto: Pão de Açucar, zona sul do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.