Adeus Perimetral


Prefeitura derrubará toda a Perimetral e não apenas trecho dela


Um dos projetos mais polêmicos de Eduardo Paes parece ter entrado em um concesso. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que o viaduto da Perimetral será demolido em toda sua extensão - desde o aeroporto Santos Dumont até o Caju - diferente da ideia original que seria apenas do Gasômetro ao Arsenal da Marinha. 

A decisão foi feita devido o fato da região da Praça XV conter um grande número de prédios históricos e importantes, como o Paço Imperial, o Museu Histórico Nacional e o restaurante Albamar, todos esses escondidos pelo famoso viaduto, famoso por ser a construção mais feia da cidade.

Para resolver o problema do trânsito da região - já que a  Perimetral é uma das vias mais importantes do Rio - toda a região será atravessada através de túneis, aos quais serão ligados ao mergulhão já existente. Os gastos serão de 1,2 bilhão através de uma parceria entre a Prefeitura e empresas particulares.

A primeira etapa da obra, a derrubada entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Professor Pereira Reis deve ser concluída em 2013. No total, três túneis subterrâneos vão absorver o tráfego. O primeiro a ficar pronto é o túnel Binário, já em obras, com 3,5 quilômetros de extensão, começando na Avenida Primeiro de Março até a Avenida Barão de Tefé.

As obras fazem parte do projeto de revitalização do Porto do Rio, atualmente uma das áreas mais abandonadas da cidade e que se tornará um dos pólos turísticos do Brasil, como a área portuária mais moderna do Brasil. No total, serão gastos cerca de 8 bilhões de reais. Nesse valor estão contabilizados as intervenções, novas avenidas, reurbanização, revitalização de galerias de esgoto e luz, gás e telefonia, e a construção de várias torres de até 50 andares. 

As obras ficarão prontas antes das Olimpíadas de 2016.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.