Maioria dos mendigos do Rio não são cariocas


Levantamento mostra que quase metade da população de rua vem de outros estados e países

http://farm4.static.flickr.com/3022/2640168866_e561c54516.jpg

Cada vez que passa, há mais mendigos que se espalham nas ruas brasileiras. No Rio de Janeiro não é diferente, havendo mendigos que se estabelecem até no Leblon e em Ipanema.Segundo um levantamento profissional da Secretaria municipal de Assistência Social a maioria desses mendigos não são cariocas e nem fluminenses.

Cerca de 47% dos mendigos nasceram (diretamente) em outro Estado no Brasil ou de outros países, boa parte do restante é descendente direto de outros locais fora daqui.

O Levantamento também mostrou que 39% desses moram na rua devido ao consumo de drogas, enquanto 29% foi por conflitos familiares.

A Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (Amai) contratou um detetive que se disfarçou de mendigo para investigar a origem dessa população no bairro. Uma das mulheres abordadas, dona de imóvel na Zona Sul, esmolava em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz e chegava a arrecadar R$ 2 mil por mês. 

A Associação disse que o problema com os mendigos chega a ser o maior problema relacionado a segurançça no bairro. O turista norte-americano Chris Smith, de 30 anos, assumiu que a presença de mendigos dormindo pelas ruas causa desconforto aos que chegam a cidade. 
- É triste ver pessoas dormindo nas ruas. Visualmente é feio. Mas fiquei apreensivo com o homem debaixo do lençol. Não sabia se ele estava dormindo de verdade ou com alguma faca ou arma - contou Chris.
Essa noticia (nem o Blog) não faz qualquer apologia ao "fim de esmolas" ou contra os moradores de rua, mas é a favor de um Rio mais humano para qualquer cidadão (carioca ou não) e sem esses problemas que entristecem a beleza de uma Cidade Maravilhosa.

Texto escrito e postado por  Thiago e Rafael Oliveira,  07 de Outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.