São Bento volta a ser a melhor escola do país


Escolas do Rio de Janeiro lideram lista das melhores escolas do Brasil

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSl7-7smSxNjQIpTfN2KAsslw0cIdwKVVbOD2kLWmhMg7ngeHPaienN1IIr

Nada melhor simboliza o poder de uma cidade do que sua bela arquitetura, o poder cultural, as condições sociais a infraestrutura, remuneração média acima da média devido a mão de obra qualificada,  elogios do Fórum Econômico Mundial, grau de investimento superior as outras cidades de seu país e a educação. Pelo jeito o Rio de Janeiro mais uma vez tem mostrado ser a Cidade Espelho do Brasil.

O Rio de Janeiro mais uma vez consegue comprovar que tem as melhores escolas do Brasil e os melhores estudantes/profissionais. Das 20 melhores escolas de ensino médio do Brasil, nove estão dentro da cidade do Rio de Janeiro, segundo o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Em segundo lugar aparece o Estado de Minas Gerais com cinco instituições nesta lista, seguido por São Paulo, com apenas duas escolas.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostrando que no ranking dos colégios cariocas com as maiores médias na prova objetiva e na redação.

A melhor escola do Brasil também é carioca, ou seja, o Colégio de São Bento, que ficou em primeiro na avaliação geral, à frente de 26.098 escolas no País.Mais uma vez comprovando que o colégio carioca é o melhor do Brasil, apesar do resultado do ENEM passado.


A segunda melhor escola brasileira foi o Instituto Dom Barreto, no Piauí. O terceiro lugar ficou com o Colégio Vértice, em São Paulo.

O segundo melhor colégio do Rio de Janeiro ficou com o colégio Cruzeiro, localizados no centro. Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, ficou em terceiro lugar. Já em quarto está o Andrews, no Humaitá.

A melhor escola pública do Rio de Janeiro foi o Colégio de Aplicação da UERJ, seguido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (mantida pela Fundação Oswaldo Cruz) e em terceiro está o famoso Colégio Pedro II, da unidade Humaitá.

O Ministério da Educação concluiu que o resultado do ENEM desse ano foi satisfatório melhor do que o do ano passado, já que muitos alunos se recusaram a fazer o exame por problemas e boicotes.
 
Mas qualquer profissional da educação certamente quer saber qual é o segredo do sucesso do São Bento, a resposta é ensino em tempo integral, provas aos sábados, reforço na leitura e matemática desde a infância e disciplinas como artes e música. A escola também não suspende aula nem entre um feriado e outro (o famoso "enforcamento"). O lema da escola é "Ensinar e Cobrar".
 
O São Bento possui 153 anos de história e admite apenas garotos na Instituição. A disciplina também é um fator importante.
- Se o aluno quiser usar calça rasgada, brinco, piercing e cordões, certamente não vai estudar aqui - afirma a supervisora do colégio que o uso regular do uniforme também é imprescindível.
Os elogios não vem apenas dos pais e educadores, mas também dos alunos.
- Não precisei fazer cursinho pré-vestibular. Eu me preparei apenas para passar de ano no São Bento. Nossos simulados são mais difíceis que muitos vestibulares. Uma nota cinco aqui é dez em outro colégio. - Disse um ex-aluno, hoje aluno de Direito da UERJ.
Alguns dos estudantes do São Bento foram personalidades como Heitor Villa-Lobos, Benjamin Constant, Noel Rosa, Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha), Lamartine Babo, Jô Soares, Barata Ribeiro, Guilherme Fontes, Márcio Gomes, Rogério Marinho e Clóvis Bevilacqua (Autor do projeto do Código Civil Brasileiro), entre outros.

Não há duvidas que o Rio de Janeiro é a melhor cidade do Brasil.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 12 de Setembro de 2011
Foto: Colégio São Bento - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.