Veja como anda o otimismo dos moradores do Rio


Segundo pesquisa, maioria dos moradores do Rio de Janeiro não trocaria por nenhuma outra cidade



O jornal carioca O DIA listou alguns gráficos como andam a cidade do Rio de Janeiro nos olhos dos cariocas e moradores.

Mais de 83% dos moradores sentem orgulho de viver no Rio de Janeiro ao ponto que 65,2% não trocaria o Rio de Janeiro por nenhuma outra cidade do mundo (contra 34,3%).

A maior conquista recente do Rio de Janeiro, segundo os moradores, foi a pacificação das favelas, logo depois veio a Lei Seca, A Copa do Mundo e as Olimpíadas, a animação RIO, entre outros.

Há muitas coisas que motivam as pessoas a morar no Rio de Janeiro, mas ao citar a maior delas, a maioria dos moradores escolheu "a família", seguido pelo emprego, os amigos/vizinhos, as belezas naturais, a descontração/hospitalidade, entre outros

Cerca de 69% ajuda a sua cidade a ser um lugar melhor - como evitando jogar lixo na rua (24,6%), pagando os imposto em dia (13,2%), manutenção da cidade limpa (8,3%), apenas sendo um bom cidadão (7,2%) e cuidando do meio ambiente (6,3$). Já 30,5% não colabora. Mas ao perguntar se estaria disposto a fazer mais pela Cidade Maravilhosa, 90% dos entrevistados disseram sim.

Os cariocas também pensam no próximo, já que 83,9% dos cariocas fazem algum serviço ou ação voluntária.

Ao perguntar sobre as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, cerca de 55,8% dos cariocas pretendem participar como torcedores, 11,1% como funcionário, 6,3% como voluntário, 6% com negócio próprio, enquanto 18% não faz questão desses jogos internacionais.

A Capital Cultural do Brasil, ao ser perguntando o que o Rio deveria ter a mais como polo cultural, cerca de 47,4% dos entrevistados disseram "evento ao ar livre", seguido por 23,1% que disseram teatros, enquanto 13,8% afirmou que a cidade precisa de mais teatros e 10,9% gostaria de mais casas de show.

O ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro por cariocas e moradores foi a Praia de Copacabana, seguidos pela: Quinta da Boa Vista, o Jardim Zoológico, o Maracanã, o Jardim Botânico, O Cristo Redentor, o Pão de Açucar, a Floresta da Tijuca e o Engenhão.

O que o Rio de Janeiro mais precisa melhorar, segundo os entrevistados, seria a saúde (26,3%), seguido pela educação em escolas e faculdades (21,2%), a segurança pública (17,9%) e o transporte público (7,9%), além do Apoio aos Idosos, Saneamento Básico e Apoio aos Deficientes.

Já sobre a violência, mais de 60% das pessoas que moram no Rio de Janeiro nunca sofreram nenhum tipo de violência urbana ou doméstica, diferente do que a mídia e outros estados tentam impor na cabeça dos brasileiros.Mais um motivo para comprovar que "O Rio de Janeiro continua lindo".

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira,11 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.