Projeto urbanístico vencedor para o Rio 2016 aposta no legado dos jogos


Empresa inglesa vence concurso para desenvolver projeto do Parque Olímpico de 2016

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/08/19/19_MHG_Rioparqueolimpico.jpg 

As Obras para as Olimpíadas de 2016 continuam a todo vapor, dessa foi anunciada que a empresa vencedora do Concurso Internacional para o Plano Geral e Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016 foi a inglesa Aecom, responsável pelo desenvolvimento do projeto do Parque Olímpico de Londres.

A empresa já era a favorita e promete trazer grande legado a cidade. O local será um bairro do tamanho do Leme e receberá o nome de "Paruqe Olímpico", dentro da Barra da Tijuca e que será o principal palco de competição, ao qual dará lugar a imóveis residenciais e comerciais após o evento esportivo.

 O parque será construído sobre a área onde hoje está o Autódromo de Jacarepaguá. A área de 1,18 milhão de m² abrigará as disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas, como basquete, basquete em cadeira de rodas, judô, tênis, natação e nado sincronizado. Haverá grande calçadão sinuoso inspirado no de Copacabana.


A transformação da área será gradual até 2030, quando o lugar estará coalhado de prédios e casas, segundo planejamento dos arquitetos vencedores. O estacionamento e parada de ônibus durante os Jogos vão se transformar em um conjunto residencial. As casas ficarão na margem da Lagoa de Jacarepaguá e os escritórios e centros comerciais, na Av. Embaixador Abelardo Bueno. A via fará parte da Transoeste, que terá corredor expresso de ônibus.




Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.