Novas faculdades federais no Brasil


Dilma criará pelo menos quatro novas universidades federais

http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/diploma21.jpg

O Brasil é um país que pouco investe em educação. As escolas estão cada vez com uma qualidade inferior, até mesmo as particulares. Não há universidade para todos e especialização é algo raro no país. Para piorar, as escolas públicas estão em sua grande maioria caindo aos pedaços, e ultimamente essa realidade também chegou nas faculdades públicas, principalmente as federais.
 
A presidente Dilma Rousseff anunciou que em breve o Brasil ganhará novas quatro universidades federais. O valor do investimento ainda não foi confirmado. Pará, Ceará e Bahia estão entre os estados que deverão ser escolhidos para sediar as novas universidades. Santa Catarina é outro que pode aparecer na lista. 

A expansão dará continuidade ao projeto iniciado no governo Lula, que criou 14 universidades - algumas delas a partir de desmembramentos ou da federalização de instituições já existentes. 

Infelizmente, eu penso que nada vale criar a quantidade que for de novas faculdades, se as atuais estão se degradando (UFES, UTFPR, UnB e UFF) ou sobrevivem de recursos próprio (UFRJ, UFCSPA, FURG e UFMG). As faculdades federais deveriam ser grandes centros de pesquisa com altos índices de IGC, servindo como referências mundiais e não como a triste realidade de pessoas que se formam que nem estão preparadas para a prova da OAB, muito menos para o mercado de trabalho, isso sem contar a estrutura física das faculdades federais que estão muito a desejar. Afinal, se não conseguimos manter uma certa quantidade de faculdades, seria inteligente construir outras?

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 08 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.