Trem até Rio Bonito?


Deputada diz que é possível VLT de São Gonçalo a Rio Bonito

http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/04/brasilia-vlt-3.jpg

Rio Bonito é uma das 50 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Com uma população acima de 54 mil habitantes, a cidade conta com a realidade de sentir-se isolada nos setores econômicos e de lazer. Rio Bonito ficou famosa por suas belas quedas de água, rios e florestas da Mata Atlântica, com o clima de cidade de interior em cada esquina.

Porém há uma deputada que deseja mudar um pouco a realidade desse município. Solange Almeida (PMDB) disse ser viável a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que fariam a ligação entre as cidades de São Gonçalo e Rio Bonito, como uma alternativa para os transportes de massa. Almeida lembrou que a região já possui uma malha ferroviária que pode ser aproveitada. "O que faltam são apenas os vagões".

Será que esse projeto sairia do papel? Vou ser sincero, acredito que não, mas quem sabe seja uma boa solução para os moradores de Rio Bonito e de toda a região. Afinal, vemos os países europeus investindo em metrôs, VLT, trem-bala, bondes elétricos, etc, um meio de transporte seguro, rápido, barato, prático e não poluente, enquanto o Brasil continua a acreditar que Ônibus/BRT continua sendo a melhor escolha. Tais projetos deveriam ser adotados tanto pelo Estado como na cidade do Rio de Janeiro.

Todos já devem ter ouvido falar da Estrada de Ferro Leopoldina, uma das primeiras ferrovias do Brasil, muito usada na época do café, ligando o Rio de Janeiro a Minas Gerais, grande sucesso no período imperial, chegando a mais de 3.200 quilômetros de trilhos.
"Caso não tivessem sido desativados, com algum investimento em tecnologia e melhoramento dos trens os passageiros não precisariam se sujeitar ao transporte rodoviário atual, monopolizado e realizado por ônibus em condições pouco agradáveis. Parece evidente que a inexistência de concorrência é desastrosa para os usuários, se as ferrovias estivessem em funcionamento, teríamos mais uma opção para viajar com a segurança oferecida pelos trens, o que não existe nas rodovias mal sinalizadas e conservadas que cortam a região" - Blog Noroeste Fluminense.
Assim como as ferrovias ajudaram a surgir as cidades do interior fluminense, a mesma serviria também para expandir essas cidades economicamente, além de servir como ligação a outras cidades do Estado.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira,15 de Agosto de 2011
Foto meramente ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.