sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro 2011

Ganhadores do Prêmio de Cultura do Estado do Rio são anunciados

http://farm1.static.flickr.com/43/79102135_e7cae82d98.jpg

O Governo do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura anunciaram os vencedores do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 29 de junho, em cerimônia para convidados no Theatro Municipal. Em sua segunda edição, o Prêmio teve como inspiração as palavras do poema de Fernando Pessoa: “Navegar é Preciso”. No palco, grupos como o Boi Pintadinho de Miracema e a Companhia Renato Vieira fizeram apresentações.


O Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro é resultado da unificação dos prêmios Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro. O objetivo da premiação é ressaltar a diversidade da produção cultural no Rio, das mais tradicionais às mais populares. Nesse amplo leque são destacadas pessoas ou iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cultura no Estado.

Conheça os vencedores em cada uma das 18 categorias: 
1 – Festas Folclóricas:Pastoril da Rua da Matriz (Rio de Janeiro) – Manifestação cultural da comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo.
2 – Design:Karl Heinz Bergmiller (Rio de Janeiro) –É um dos mestres do racionalismo no design industrial brasileiro.
3 – Música Popular:Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro) - Criada por músicos de choro, em 2000, a partir da necessidade de se passar adiante seus conhecimentos sobre o gênero. Hoje, são 28 professores e cerca de 800 alunos.
4 – Música Clássica:Maestro Jony Willian Villela Viana (Campos dos Goytacazes) - Fundado em 1990, por iniciativa do Maestro Jony William Villela Vianna, o Centro Cultura Musical de Campos é um ponto de referência no aprendizado da arte musica.
5 – Empreendedorismo:Casa de Artes de Paquetá (Rio de Janeiro) – É uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Uma instituição sólida, atua desde 1999. Seu objetivo principal é a preservação e a revitalização da Ilha de Paquetá e de seu acervo cultural e natural.
6 – Patrimônio Material:Márcio Roiter - Instituto Art Déco – O Instituto foi criado em 2005, com o objetivo de preservar, estudar e celebrar o estilo Art Déco no Brasil, em geral, e no Rio de Janeiro, em particular. Com especial atenção à vertente indigenista brasileira, predominantemente influenciada pela Cultura Marajoara.
7 – Patrimônio Imaterial:Mineiro Pau (Santo Antônio de Pádua) – O Mineiro Pau, através de Mestre Nico e de seus participantes, vem dando continuidade a este legado. Através de apresentações locais e regionais, mostra danças de pares soltos envolvendo homens, adultos e crianças.
8 – Teatro:Grupo Contadores de Estórias (Paraty) - Conhecido pela qualidade do seu trabalho, o grupo foi fundado por Marcos e Rachel Ribas em 1971. Desde 1981 está radicado em Paraty e já encantou plateias em mais de 15 países.
9 – Circo:Intrépida Trupe (Rio de Janeiro) - A Intrépida Trupe é o grupo carioca que, desde 1986, mescla seus espetáculos de circo, teatro e dança a uma estética ousada, incorporando luz, música e efeitos especiais, conforme uma linguagem multimídia arrojada e pop.
10 – Dança:Dalal Achcar (Rio de Janeiro) - Criadora da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, Dalal Achcar revolucionou a história do ballet no Brasil, melhorando a qualidade do ensino da dança, e esteve à frente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
11 – Registro e Memória:Januário Garcia (Rio de Janeiro) – Nos últimos 30 anos, Januário Garcia tem documentado a vida dos brasileiros afro-descendentes, focalizando diversos aspectos de suas vidas: o social, o político, o cultural e o econômico.
12 – Audiovisual:Festival de Cinema MacacuCine (Cachoeiras de Macacu) – O Festival de Cinema une a paixão pela sétima arte à educação, promovendo sessões nas praças de Cachoeiras de Macacu, região serrana do Rio de Janeiro.
13 – Literatura: Sérgio Rodrigues (Rio de Janeiro) – Escritor e jornalista, foi editor do site NoMínimo e hoje assina no portal Veja.com os blogs Sobre Palavras, sobre a língua portuguesa; e Todoprosa, o melhor da internet brasileira sobre literatura. Tem seis livros publicados.
14 – Novas Mídias:Jecripe (Niterói) - É o primeiro jogo para crianças com Síndrome de Down, com propostas inéditas para a indústria do entretenimento e para o tratamento de pessoas com necessidades especiais.
15 – Artes Visuais:Waltercio Caldas (Rio de Janeiro) - Escultor, desenhista, artista gráfico, cenógrafo. Desde os anos 70 ele constrói objetos e esculturas, que se desdobram em instalações e tornaram-se marca de sua atuação.
16- Gastronomia:Guia de Gastronomia de Rua, Sergio Bloch ( Rio de Janeiro) - O livro é o primeiro fruto de um trabalho que pretende mapear e divulgar a “gastronomia de rua” por todo o Brasil.
17 - Moda:Instituto E – Foi criado por Oskar Metsavaht, da marca de roupas Osklen, como um canal para chamar a atenção para as questões ambientais.
18- Arquitetura:Jorge Hue (Rio de Janeiro) - Ex-aluno de Lúcio Costa e consultor da prefeitura do Rio de Janeiro na área de restauração e preservação de bens culturais. 

Publicado no Blog do Rafael Oliveira em 01 de Julho de 2011 - Extraído de JB, 30/06/11

Um comentário:

  1. Oi Rafael, tudo certo?
    Vi seu blog e achei muito legal! Procurei aqui um contato de email pra te enviar uma matéria sobre o show que vou fazer com minha banda no teatro café pequeno no Leblon mas não encontrei.
    Vc tem algum e-mail que eu possa te enviar esse material???
    forte abraço!
    glaucia chris

    meu email é: glaual@gmail.com

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+