Dados Geográficos do Rio de Janeiro no CENSO 2010


Bairros na zona oeste do Rio cresceram até 150% segundo o IBGE


O Rio de Janeiro continua crescendo e os bairros da Zona Oeste tiveram crescimento de até 150%, segundo o IBGE, já os bairros da Sul perdeu moradores. Os dados são do Censo 2010.

A Zona Oeste também é o principal foco de obras de infraestrutura de transportes e de instalações esportivas para as Olimpíadas de 2016 e os Jogos Mundiais Militares de 2011. 

A região oeste concentra os nove bairros com maior crescimento absoluto de 2000 a 2010: juntos, receberam 278 mil moradores.

Os bairros de Camorim, Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes mais que dobraram a população neste período, com aumentos de 150%, 136% e 118%, respectivamente. A taxa de crescimento da cidade foi de 7,9% na década. A população do Rio é de 6,4 milhões de habitantes.

A concentração do Mercado Imobiliário nos últimos cinco anos foram em quatro bairros da zona oeste: Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio e Campo Grande.

"Mais uma vez, esse crescimento se dá de forma desordenada, em função do mercado imobiliário", diz o arquiteto e urbanista Nireu Cavalcanti, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para o pesquisador, o crescimento em direção à zona oeste é natural, em função da oferta de espaços livres, mas a falta de planejamento urbano na região é preocupante. Ele cita carência de transporte público eficiente e infraestrutura precária.
O bairro mais populoso do Rio de Janeiro é Campo Grande, enquanto o menos populoso é Grumari (167 habitantes), também na Zona Oeste.

Dos dez bairros cariocas mais populosos em 2010, sete ficam na zona oeste: Campo Grande (328,3 mil), Bangu (243,1 mil), Santa Cruz (217,3 mil), Realengo (180,1 mil), Jacarepaguá (157,3 mil), Barra da Tijuca (135,9mil) e Guaratiba (110 mil). Completam a lista: Tijuca (163,8 mil), na zona norte, Copacabana (146,3), na zona sul, e Maré (129,7 mil), na zona norte.

A Barra da Tijuca, bairro que entrou na moda dos investimentos a partir da Década de 70, cresceu 47% na última Década.

Porém também é na Zona Oeste o local com maior concentração de domicílios vazios. Em Camorim, bairro que aumentou a população de 786 para 1.970 habitantes, 41% dos domicílios não tinham moradores no período do Censo. Em Pedra de Guaratiba, uma em cada cinco moradias estava vazia. Barra de Guaratiba e Vargem Pequena tinham 16% de domicílios sem moradores.
Focando agora a Zona Sul, vimos uma emigração da população para outras regiões. O bairro de Humaitá tinha em 2010 uma população 12,5% menor que em 2000. Houve redução também em Ipanema (-8,7%), Gávea (-8,4%), Jardim Botânico (-7,9%) e Flamengo (-6%). Laranjeiras, Leblon e Copacabana tiveram pequena redução.

Mas nem todos os bairros da Zona Sul lamentam a queda de moradores, já que houve um aumento nos bairros como Lagoa (13,5%), Catete (10%) e Botafogo (5,9%). O centro do Rio, após décadas de esvaziamento, teve aumento de 5% na população residente, mas esse número poderia ter sido melhor, já que o centro de São Paulo cresceu três vezes mais: 15,4%.

O bairro que conta com o maior número de idosos é Copacabana, seguido por Flamengo, Ipanema e Leblon, todos estes na zona sul.
Com o crescimento dos bairros e a criação de dois novos bairros (Gericinó e Vasco da Gama), o Rio de Janeiro conta hoje com 160 bairros.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 01 de Julho de 2011
Foto: Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Rafael, você teria condições de levantar e-mails ou outras formas de entrar em contato com os deputados federais e divulgá-las aqui neste blog? Falo isso pois vejo que muita gente que acessa esse blog tem boas idéias e poderia repassá-las diretamente. O quê acha?

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.