Jason Prior dá algumas dicas para Rio2016


Idealizador do parque olímpico de Londres volta seus olhos para o Rio de Janeiro

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/06/24/24_MVB_rio_prior2.jpg

Jason Prior foi batizado pela mídia britânica como o 'idealizador das Olimpíadas de Londres'. Mas as Olimpíadas de 2012 nem chegou ainda e o inglês volta seus olhos para o Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016. 

Apesar de não revelar se pretende apresentar um projeto para o Rio, o famoso arquiteto vê um grande potencial na cidade maravilhosa, mas aponta a necessidade de se pensar além do evento esportivo. 
- Todas as propostas relacionadas aos Jogos Olímpicos são confidenciais, mas o que eu posso dizer é que nós estamos pensando em vários outros projetos que podem contribuir para a ascensão do Rio como uma cidade com padrão internacional de infraestrutura - disse o diretor executivo de planejamento, design e planejamento da Aecom, que acrescentou: - Acho que essa é uma cidade madura, e que deve ter confiança em sua capacidade para pensar em sua infraestrutura para o futuro. Qualquer coisa que é construída aqui deve ser para durar cem anos, e não apenas para quatro.
Prior construiu o parque olímpico de Londres, em 2003, pensando em um legado por gerações para a cidade depois das Olimpíadas de 2012. Para isso, aceitou o desafio de transformar completamente a região leste de Londres, uma antiga área industrial com um grave problema de terrenos contaminados, numa área que aos poucos vem atraindo novos moradores e negócios. 

O Rio de Janeiro tem a oportunidade de também mudar um região assim, no caso da Zona Portuária e até mesmo a área da Barra da Tijuca que conta com um autódromo abandonado. A região de Deodoro também poderá passar por um BOOM nas próximas décadas.

O arquiteto porém apontou alguns problemas de poluição na cidade (Lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca) e transporte em massa. O Rio é abençoado com as paisagens mais bonitas, mas você deve se preocupar com a preservação para o futuro.
"O Rio é abençoado com as paisagens mais bonitas, mas você deve se preocupar com a preservação para o futuro"
Ele destacou o fato que a cidade é mais importante que o evento - não podemos nos esquecer disso - pedindo cautela em cada projeto e não uma rápida a missão de revolução para não repetir o que houve em Atenas (em 2004), com uma cidade que não passou por nenhum legado importante  depois dos jogos.
Para ele, o projeto da Olimpíada no Rio deve ficar entre a grandiosidade dos Jogos de Pequim e o legado londrino: 
- Cada cidade tem um motivo diferente para sediar uma Olimpíada. Barcelona e Londres, por exemplo, aproveitaram para transformar a cidade. Pequim foi algo maior, mais chamativo. Foi a maneira que ele tiveram para mostrar ao mundo: "aqui estamos nós e somos uma megapotência". Para mim, o Rio está em algum lugar entre essas duas coisas. A cidade já possui uma reputação global, mas isso significa uma renovação, uma nova cara. Ao mesmo tempo, o Brasil está emergindo com uma das maiores potências econômicas, então essa é uma forma de demonstrar isso ao mundo.
O COI recentemente elogiou a preparação carioca para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, afirmando que tudo está andando perfeitamente e sem nenhum atraso.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 25 de Junho de 2011

Um comentário:

  1. TRANSFER/AEROPORTO/HOTEL COM CONFORTO E MOTORISTAS BRASILEIROS.
    www.queenelizabethtur.com.br
    queen elizabethconhecalondres@hotmail.com

    AGUARDAMOS POR VOCE!Em Londres...

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.