Soltar balão não será mais crime


Prática de soltar balões pode deixar de ser crime

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/fotos/09/08/11_balao2.JPG

Um dos maiores causadores de incêndios, principalmente em matas, é o balão, todos sabem, fato ao qual que a Prefeitura muitas vezes criou projetos para evitar queimadas e danos a rede elétrica, incluindo um Disque Denuncia contra os tais balões.

Dessa vez a ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) quer revogar a lei que diz que soltar balões é crime, tornando a prática um patrimônio cultural. A proposta teve o apoio de Marcos Real, presidente da Associação Amigos do Balão (AAB).

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 09 de Maio de 2011

18 comentários:

  1. Quando eu digo que este país não pode ser levado a sério, acham que estou brincando...Agora só me esclareça uma coisinha só: Se, até então, soltar balão é considerado crime, como pode haver uma associação que promova tal prática? Onde estavam as autoridades, todo este tempo, que não a coibiu? Afinal de contas eles estavam fazendo apologia ao crime; ou não estavam?
    Uma hora dessas, jogo a toalha , vou pro Tom Jobim e pego o primeiro voo para qualquer lugar, bem longe disso aqui!!!
    É uma pena, um lugar tão lindo, onde poderíamos construir um país maravilhoso, entregue a um bando de insanos!

    ResponderExcluir
  2. ERRATA:
    Onde estavam as autoridades, todo este tempo, que não a coibiRAM?

    ResponderExcluir
  3. O municipio não pode revogar lei federal, pode?

    ResponderExcluir
  4. Realmente não tem como levar a sério esse país, é lamentável que a voz de uma associação (ou empresa) pode ser levada tão a sério, sabendo-se os riscos dessa prática as nossas matas e a nossa cidade. Mas respondendo a outra pergunta, eu não sei o poder que a ALERJ tem para banir tão facilmente essa proposta.

    ResponderExcluir
  5. Aí eles teriam que passar por cima das cias aéreas e da aeronáutica o que eu acho um pouco difícil.

    ResponderExcluir
  6. Vejam bem, é lógico que esta lei não tem a menor chance de ser aprovada e, mesmo que o fosse, não encontraria respaldo na sociedade! Não que o povo tenha, de uma hora para outra, tomado algum tipo de consciência ambiental, política ou algo parecido; longe disso! É que ela viria de encontro a outros interesses, como, por exemplo: aviação, companhias petrolíferas, ONGs ambientais e etc.
    A verdade é que se dependêssemos da voz do povo para barrar mais este absurdo, estaríamos fritos.
    O que causa espanto não é nem a lei, em si; mas, sim, constatarmos que nossos políticos não fazem a mínima questão de honrar o voto de confiança que depositamos neles, através das urnas!

    ResponderExcluir
  7. REGULAMENTAR E CRIAR NORMAS E LOCAIS SEGUROS ISTO É MUITO BOM JA QUE TENTARAM ACABAR COM O BALAO E NAO CONSEGUIRAM , VAMOS REGULAMENTAR E TRASNFORMAR ESTA FESTA EM DIVISAS PARA O PAIS..LEGAL

    ResponderExcluir
  8. BANDOS DE IDIOTAS O QUE ESTA PARA SER LEGALIZADO É O BALÃO SEM FOGO OU SEJA NÃO CAUSA
    INCENDIO MUITO MENOS DESTRUIÇÃO..

    ResponderExcluir
  9. O problema não é "reclamar de tudo", o problema é exatamente que o povo reclama nada, por isso os vereadores e deputados fazem o que querem, porque o povo é passivo em questão de reclamação e aceita a bagunça política desse país, nem parece que estamos falando do mesmo país que lutou contra a ditadura, a favor da democracia, a saída de Collor, entre outras manifestações que não são tão velhas.

    Eu tive que deletar o comentário de Jano por faltar com respeito a um leitor, mas eu repito o que ele disse: "DEVEMOS BRIGAR E LUTAR PELO AQUILO QUE GOSTAMOS E A CONSTITUIÇÃO NÓS GARANTE ISTO"

    ResponderExcluir
  10. Lucas, vc poderia, por favor, me explicar como seria possível delimitar aonde um balão irá cair, que eu não consigo entender? Desculpe, mas vc só pode estar de brincadeira, não está? Seria o mesmo que impor áreas para fumantes e não fumantes em locais públicos!Como impedir que a fumaça ultrapasse esses limites?

    ResponderExcluir
  11. cara o balao em questao é balao sem fogo,conhecido como balao ecologico ,procurem no youtube tem reportagens falando sobre ele ,ele nao traz risco nenhum ,a cada balao sem fogo no ceu é um balao com fogo a menos!!!

    ResponderExcluir
  12. SE trata de balão sem bucha e com um local certo p soltura. Que NAVERDADE ESTE BALÃO Ñ É PROIBIDO POIS Ñ TEM BUCHA(FOGO)

    ResponderExcluir
  13. você reclamaria de um cigarro que está na boca de alguém apagado? e um balão que esta sem fogo?
    (Balão artefato de PAPEL que se dissolvera na primeira chuva).
    balão ecológico é aquele que não leva fogo, é feito de material que se dissolve facilmente na natureza e não atinge altura suficiente para entrar na rota do avião por não ter fogo!
    Eu te pergunto quais danos oferece um balão ecológico?

    ResponderExcluir
  14. acho que vou encrencar com as criança da rua que estão jogando bola...
    vai que quebra minha janela

    ResponderExcluir
  15. Denis, eu vejo que há uma grande diferença esses balões ecológicos e os balões que causam esses incêndios, eu sou contra a segunda opção e por isso sou contra esse projeto de lei. Se o balão não causar problema ao meio ambiente, não vejo problema, na realidade nem crime é, mas vivemos em uma cidade rodeada por uma Mata Atlântica, realmente liberar qualquer tipo de balão é um desrespeito e falta de amor pela cidade e pelo meio ambiente. Mas apoio pelo balão ecológico, eu não faço questão em soltar um balão desses, mas isso parte da liberdade individual de cada um, desde que não tenha perigo de nenhuma queimada.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço ao Denis pela explicação aos demais sobre o balão ecológico, é bom diferenciar os tipos de balões. Eu digo que não vejo nada contra os balões ecológicos, mas essa ideia deveria partir dos amantes de balão, já que muitos ainda preferem aqueles balões que trazem mal a nossa cidade. Mas mesmo assim não vejo como revogar a lei, mas a Associação Amigos do Balão deveria incentivar o uso do balão ecológico.

    ResponderExcluir
  17. vai tomar todo mundo no cú balao é uma art erança dos avos se um balao nunca te prejudicou ...
    entao deixe o baloeiros em pais.
    as matas só estao sendo queimadas com baloes pq é proibido ir em resgat .
    ce n fosse proibido as ekipes iriam no resgat e aconteceriam menos tragedia

    ResponderExcluir
  18. fb - Pq não Proibe o Mensalão!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.