O que funciona nessa Semana Santa no Rio de Janeiro


Saiba o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro durante essa Páscoa

http://www.superilha.com.br/ilha/gifshistoria/ilha-23.jpg

O Brasil aproveitará a partir de amanhã um feriadão duplo, um momento para viajar, descansar ou aproveitar os próximos dias. Além de ser o feriado de Tiradentes, também será a Semana Santa, finalizando com o Domingo de Páscoa. Saiba o que funcionará no estado do Rio de Janeiro durante esse feriadão.

Haverá um culto evangélico na zona norte e para isso a SuperVia disponibilizará trens extras para evitar o problema que aconteceu no Aterro do Flamengo ano passado. A frota de ônibus também receberá reforço para atender a demanda de passageiros no final de semana. Recomendamos as pessoas que seguirem para o Centro do Rio de carro, evitem passar por essa região, evitando assim um engarrafamento.

Se você esqueceu de pagar alguma conta ou quiser ir ao banco, saiba que nenhum banco em todo Estado funcionará de quinta a domingo. Mas as contas de consumo (água, luz, telefone, TV a cabo) podem ser pagas no dia 25, sem multas.

Os Correiros fecharão também de quinta a domingo, mas se você precisa realmente, com urgência, mandar alguma encomenda ou carta, corra até o Aeroporto Internacional do Galeão, que ficará aberto, mas os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta não funcionarão.

Nesse período não haverá aula em nenhuma das escolas do Estado. As faculdades também não terão aula normal.

Já os shoppings terão funcionamento indepedente por shopping. Por exemplo:

Barra Shopping:
Quinta-feira: lojas abrem das 15h às 21h. Farmácias e as áreas de alimentação e lazer funcionam normalmente das 10h às 23h.
Sexta-feira: lojas fechadas. Drogarias e as áreas de alimentação e lazer funcionam normalmente das 10h às 23h.
Sábado: lojas funcionam das 10h às 22h. Drogarias e as áreas de alimentação e lazer funcionam normalmente das 10h às 23h.
Domingo: lojas funcionam das 15h às 21h. Farmácias e as áreas de alimentação e lazer funcionam normalmente das 10h às 23h.

Ilha Plaza:
Quinta e sexta-feira: lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h. A praça de alimentação fica aberta das 12h às 22h.
Sábado: lojas e quiosques abrem das 10h às 22h. Praça de alimentação funciona das 12h às 23h.
Domingo: lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h. A praça de alimentação fica aberta das 12h às 22h.

Norte Shopping:
Quinta e sexta-feira: lojas abrem das 15h às 21h. A área de alimentação funciona entre 12h e 21h.
Sábado e domingo: funcionamento normal.

Plaza Shopping Niterói:
Quinta e sexta-feira: lojas abrem das 13h às 21h. Praça de alimentação funciona das 12h às 22h.
Sábado: funcionamento normal.
Domingo: lojas abrem das 13h às 21h. Praça de alimentação funciona das 12h às 22h.

Recreio Shopping:
Quinta e sexta-feira: as lojas funcionarão das 15h às 21h; supermercado Sendas e drogarias, das 8h às 22h; praça de alimentação e lazer, das 10h às 22h.
Sábado: lojas funcionam das 10h às 22h. Supermercado Sendas e drogaria, das 8h às 22h, e praça de alimentação e lazer, das 10h às 22h.
Domingo: não funciona.

Rio Plaza Shopping (Botafogo):
Quinta-feira a sábado: lojas funcionarão das 15h às 21h, e os restaurantes abrirão normalmente.
Domingo: lojas terão funcionamento facultativo das 15h às 21h. Alimentação em horário normal.

Shopping Tijuca:
Quinta a sexta-feira: lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h. Alimentação abre 12h às 22h.
Sábado: Funcionamento normal.
Domingo: Lojas e quiosques funcionam das 15h às 21h. Alimentação abre 12h às 22h.

West Shopping:
Quinta e sexta-feira: lojas abrem das 13h às 21h. Alimentação abre das 11h às 23h.
Sábado: funcionamento normal.
Domingo: lojas abrem das 13h às 21h. Alimentação abre das 11h às 23h.

O comércio também seguirá o mesmo sistema do shopping. Entre quinta-feira e sábado os lojistas poderão abrir seus estabelecimentos, desde que tenham aderido à Convenção Coletiva de Trabalho nos Feriados, firmada entre o Sindilojas-Rio e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro. Já no Domingo todas as lojas no Estado estarão fechadas.

Durante todos esses dias, o Metrô opera das 7h às 23h, com transferência na estação Estácio entre as linhas 1 e 2. Os ônibus Metrô na Superfície saindo de Botafogo e Ipanema/General Osório indo em direção à Gávea funcionarão também das 7h as 23h. As linhas expressas de integração circulam com o mesmo esquema de horário do metrô, com exceção das linhas 913 e 616.

Já as barcas, de quinta-feira a domingo, anunciou que a operação Praça XV-Niterói-Praça XV ocorre em horário normal de feriado, com intervalos de 30 minutos entre as embarcações. Linhas Charitas e Cocotá não funcionam. O trajeto Praça XV-Paquetá-Praça XV não sofrerá alterações.

Veja também como ficará algumas barcas especiais:
Quarta-feira: Mangaratiba-Ilha Grande (às 8h e às 22h30), Ilha Grande-Mangaratiba (17h30), Angra dos Reis-Ilha Grande (15h30) e Ilha Grande-Angra dos Reis (10h).
Quinta-feira: Mangaratiba-Ilha Grande (8h), Ilha Grande-Mangaratiba (17h30), Angra dos Reis-Ilha Grande (15h30) e Ilha Grande-Angra dos Reis (10h).
Sexta-feira: Mangaratiba-Ilha Grande (8h e 22h), Ilha Grande-Mangaratiba (17h30), Angra dos Reis-Ilha Grande (15h30) e Ilha Grande-Angra dos Reis (10h).
Sábado: Mangaratiba-Ilha Grande (8h), Ilha Grande-Mangaratiba (17h30), Angra dos Reis-Ilha Grande (13h30) e Ilha Grande-Angra dos Reis (10h).
Domingo: Mangaratiba-Ilha Grande (8h), Ilha Grande-Mangaratiba (10h30, 14h e 17h30), Angra dos Reis-Ilha Grande (13h30) e Ilha Grande-Angra dos Reis (10h).

Os trens da Supervia também terão funcionamento especial por dia:
Na Quinta feira mesmo, como já anunciamos, haverá serviço especial para atender o evento evangélico que ocorrerá na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio. Onze trens extras serão alocados para o final do evento, previsto para as 22h. Demais trens funcionarão das 4h36 às 21h. Os ramais Santa Cruz e Japeri vão operar com intervalos de 40 minutos. Saracuruna e Belford Roxo terão intervalos maiores: 60 e 90 minutos, respectivamente.
Na sexta-feira os trens funcionarão das 4h36 às 21h, com os mesmos intervalos de quinta-feira.
Já no Sábado os trens circulam das 4h34 às 21h. Intervalos: ramal Santa Cruz (entre 20 e 40 minutos), Japeri (20 minutos), Saracuruna (40 minutos) e Belford Roxo (de 30 a 60 minutos).
E no Domingo os trens circulam das 4h34 às 21h. Intervalos: ramal Santa Cruz (40 minutos), Japeri (40 minutos), Saracuruna (60 minutos) e Belford Roxo (90 minutos).

No caso dos ônibus, a frota será adequada para atender a demanda de passageiros no feriado. As linhas que atendem locais de grande movimentação pública terão reforço de aproximadamente 800 ônibus.

A Limpeza Urbana e a Coleta de Lixo funcionará normalmente durante os dias do feriado, inclusive o serviço de vistoria de árvores, remoção e poda.

Todas as repartições públicas funcionarão todos os dias da Semana Santa.

Os postos de saúde fecharão durante a Semana Santa, mas emergências de hospitais das redes municipal, federal e estadual funcionam normalmente durante o feriadão, assim como as unidades de pronto-atendimento (UPAs).

As agências da CEDAE e da LIGHT fecharão todos os dias do feriado, mas a Central de Atendimento funcionará 24 horas.

As delegacias distritais e os batalhões da Polícia Militar operam normalmente. E os Pontos Turísticos funcionarão também por horários independentes, mas a maioria deles funcionará, acesse o site oficial do local e tenha mais informações.



O Blog do Rafael Oliveira deseja a todos um bom feriado e uma feliz Semana Santa.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 20 de Abril de 2011
Foto: Shopping Ilha Plaza, zona norte do Rio de Janeiro

2 comentários:

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.