Cai a violĂȘncia na Cidade de Deus


UPP quase zera roubos na favela Cidade de Deus


Eu lembro que as pessoas ficavam com certo terror quando tinham necessidade de sair da Barra da Tijuca em direção a grande zona oeste, precisando passar pelo meio da favela Cidade de Deus. Muitos, as vezes, preferiam dar a volta - por um caminho muito maior - temendo os assaltos e tiroteios na região. Mas agora a famosa favela, que até gerou um filme, conta com outra realidade.

A Cidade de Deus era uma das favelas mais violentas da cidade, mas foi pacificada pela polĂ­cia hĂĄ quase dois anos e a regiĂŁo se tornou sĂ­mbolo de segurança. Aqueles que passam pela regiĂŁo sentem-se seguros atĂ© mesmo a noite, esses nĂŁo ouvem mais os tiroteios que causavam terror, alĂ©m da queda visĂ­vel da violĂȘncia.

Os roubos de veĂ­culos na regiĂŁo caĂ­ram a quase zero: passaram de 78, em 2008, para apenas quatro, em 2010 - uma redução de 94,87%. Os homicĂ­dios cairam mais de 86%,s jĂĄ os roubos a coletivos diminuĂ­ram 81,45%. PorĂ©m a favela Ă© entra as pacificadas que demonstra mais resistĂȘncia para o fim do comĂ©rcio de drogas.

Outras comunidades, como Borel, na Tijuca, e Tabajaras e Cabritos, em Copacabana, tambĂ©m contaram com casos semelhantes. EM apenas quatro meses de ocupação da polĂ­cia, a violĂȘncia da regiĂŁo jĂĄ caiu. Os roubos a veĂ­culos caĂ­ram 41,66%; e os roubos a transeuntes, 25,49%. Ao se comparar o total de roubos em 2009 com o de 2010, percebe-se uma queda de 39,55%. Os autos de resistĂȘncia caĂ­ram 66,66%.


Mais uma vez vemos o sucesso da pacificação de favelas.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Abril de 2011
Foto: cidade de deus, zona oeste do RJ

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Clique aqui para deixar um comentĂĄrio. Caso vocĂȘ nĂŁo tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.