sábado, 30 de abril de 2011

Cai a violência na Cidade de Deus

UPP quase zera roubos na favela Cidade de Deus


Eu lembro que as pessoas ficavam com certo terror quando tinham necessidade de sair da Barra da Tijuca em direção a grande zona oeste, precisando passar pelo meio da favela Cidade de Deus. Muitos, as vezes, preferiam dar a volta - por um caminho muito maior - temendo os assaltos e tiroteios na região. Mas agora a famosa favela, que até gerou um filme, conta com outra realidade.

A Cidade de Deus era uma das favelas mais violentas da cidade, mas foi pacificada pela polícia há quase dois anos e a região se tornou símbolo de segurança. Aqueles que passam pela região sentem-se seguros até mesmo a noite, esses não ouvem mais os tiroteios que causavam terror, além da queda visível da violência.

Os roubos de veículos na região caíram a quase zero: passaram de 78, em 2008, para apenas quatro, em 2010 - uma redução de 94,87%. Os homicídios cairam mais de 86%,s já os roubos a coletivos diminuíram 81,45%. Porém a favela é entra as pacificadas que demonstra mais resistência para o fim do comércio de drogas.

Outras comunidades, como Borel, na Tijuca, e Tabajaras e Cabritos, em Copacabana, também contaram com casos semelhantes. EM apenas quatro meses de ocupação da polícia, a violência da região já caiu. Os roubos a veículos caíram 41,66%; e os roubos a transeuntes, 25,49%. Ao se comparar o total de roubos em 2009 com o de 2010, percebe-se uma queda de 39,55%. Os autos de resistência caíram 66,66%.


Mais uma vez vemos o sucesso da pacificação de favelas.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Abril de 2011
Foto: cidade de deus, zona oeste do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+