Iluminação dos Arcos da Lapa


Prefeitura anuncia investimentos nos Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa é um famoso ponto turístico da cidade, além de ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa, mas infelizmente sua importância não tem sido bem protegida na prática e o local tem ficado abandonado na mente dos locais favoritos dos cariocas.

Os Arcos da Lapa fica exatamente em um dos mais famosos bairros noturnos da cidade, que primeiramente poderia ser mais explorado. Eu penso - na minha opinião - que deveria haver mais clubes noturnos, pizzarias, restaurantes, hotéis, casas de festas, cafeterias noturnas, fliperamas, -e futuramente - um moderno parque indoor, entre outras coisas. Os Arcos da Lapa também deveria ser um ponto com vista para esse local noturno, uma Las Vegas brasileira, sendo símbolo de diversão e interatividade, sendo mais um ponto turístico, seja no verão ou inverno, chuva ou sol. Isso aumentaria certamente o turismo na cidade, onde seria um bairro de diversão para famílias ou mochileiros, com uma boa iluminação e segurança, sem a necessidade de construir espigões para tentar melhorar a região. Sem contar que geraria muitos empregos, ligados ao comércio e ao turismo/hotelaria.

Eu também penso que os Arcos da Lapa também deveria ter uma grande praça, onde a tarde serveria para famílias baterem fotos, já a noite serveria para jovens da região e mochileiros conversarem, com um movimento similar ao calçadão de copacabana à noite.

Mas esses são projetos que ainda estão na minha imaginação e de muitos cariocas. Pelo menos a Prefeitura já anunciou bons investimentos para essa região.

O secretário municipal de Conservação do Rio, Carlos Osório, anunciou que os Arcos da Lapa devem ser o próximo local da cidade a ganhar uma iluminação especial de LED, nos moldes da que foi inaugurada recentemente no Cristo Redentor.

Esse tipo de iluminação também consome um quarto do que é consumido com a iluminação tradicional. Falta apenas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovar o projeto.

O prefeito Eduardo Paes entregou nesse final de semana a primeira fase das obras de restauração das obras dos Arcos da Lapa. Haverá outros investimentos no local para tentar melhorar a auto-estima da região que atrai muitos turistas que buscam festas na cidade.

Segundo a Prefeitura, a Igreja da Penha também deverá receber o sistema de iluminação de LED. Assim em breve nossa cidade será vista como "a cidade das luzes" nas Américas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Março de 2011
Foto: Arcos da Lapa, centro do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.