Feliz Aniversário Rio de Janeiro


Rio de Janeiro comemora 446 anos

A cidade mais bela do mundo, o Rio de Janeiro, comemora seus 446 anos nesta terça-feira (1 de Março). A cidade é a mais importante do Brasil e uma das mais famosas do mundo. É a cidade que conta com mais cultura e história também no Brasil.

A Baía de Guanabara foi descoberta no dia 1 de Janeiro de 1501. Alguns dizem que os portugueses foram burros ao pensar que a baía mais famosa do Brasil era um rio, mas na realidade não havia estudos detalhados, naquela época, que diferenciavam rios e baías. Mesmo assim graças a essa ideia, a região recebeu o nome de Rio de Janeiro.

Mas aqueles que estudam história sabem que inicialmente os portugueses não se preocupavam tanto assim com o Brasil. Então os franceses dominaram o Rio de Janeiro e construíram aqui a França Antártica, o Rio ganhou uma cidade (colônia francesa) chamada de "Henriville" (na região onde hoje é o bairro do Flamengo).

Porém os portugueses queriam o Rio de Janeiro e começou-se uma guerra entre os portugueses e franceses para ficar com a região que um dia faria história no mundo. A vitória foi dos portugueses e com isso o Rio não se tornou uma colônia francesa.

Estácio de Sá então fundou aqui, no dia 1° de Março de 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Rio ganhou importância para Portugal e Portugal começou a ter mais olhos pelo Brasil.

Em 1647 o Rio de Janeiro recebeu a honra de ter os mesmos privilégios de uma cidade européia, ou seja, seria uma Europa nas Américas. O Rio crescia cada vez mais ao ponto de receber o título de capital em 1763.

Em 1808, a família real portuguesa largou Lisboa em direção ao Rio de Janeiro (fugindo de Napoleão), com isso o Rio de Janeiro se tornou capital da Corte Portuguesa. Até hoje, o Rio de Janeiro é a única cidades américas que recebeu um status europeu e contou com uma sede de Monarquia.

O Rio de Janeiro então recebeu grandes investimentos para uma rápida urbanização estilo europeu na cidade, surgiu também a atual Biblioteca Nacional, entre outros. Em 1834, o Rio se tornou um município neutro. O Brasil conseguiu a Independência de Portugal e o Rio se tornou rapidamente referência nas Américas, com grande apoio da Inglaterra. Veio a Proclamação da República, estabelecendo a Democracia desejada pelos brasileiros, mas os cariocas já desde aquela época não aceitavam a corrupção que queria nascer no Brasil, irritando alguns políticos de outros estados ao ponto do presidente JK dar um basta e trocar a capital para Brasília.

O Brasil era referência de moda, arte e classe. A Educação no Brasil era tão valorizada que pessoas que mal terminaram o "Ensino Fundamental" já eram pessoas cultas (como Machado de Assis). A inflação era só de 1% ao ano e o salário mínimo sustentava muito bem uma família grande. Mas com a mudança da capital, o dinheiro do contribuente que servia para esses investimentos, agora serve para sustentar a corrupção do Brasil, mesmo com o aumento excessivo de impostos. O Brasil começou a afundar, mas o Rio continuou forte. Por isso podemos dizer que o Brasil saiu perdendo mais com a mudança da capital do que o próprio Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro deixou de ser a capital política, mas agora é uma das 30 cidades mais ricas do mundo e símbolo máximo do Brasil na visão dos estrangeiros. Por isso, as tomadas de decisões, encontros internacionais, eventos da ONU, entre outras coisas, continuam no Rio de Janeiro, porque o Rio ainda é a cidade espelho do Brasil.

Muita coisa ainda aconteceu no Rio de Janeiro e a história continua acontecendo. Nós fazemos parte dessa história e estamos construindo um Rio que continua a crescer. Os olhos do mundo estão sobre o Rio de Janeiro nessa década - com a Copa do Mundo e as Olimpíadas - ao ponto da revista Wallpaper anunciar que o Rio é a Melhor Cidade do Mundo. O Governo Federal ainda tenta conter o crescimento da Cidade, assim como tem feito há décadas, com a mudança da capital, levando os bancos, levando a Bolsa de Valores, levando os royalties do Estado, entre outras coisas. Mas o Rio é uma cidade com a força de uma nação e nada pode parar uma cidade que nasceu para a grandeza.

A cidade irá comemorar esse dia com shows em vários pontos da cidade e um passeio noturno na cidade mais moderna do país (saindo às 20h da Catedral Presbisteriana, na praça Tiradentes). Um dos shows acontecerá na Quinta da Boa Vista, com shows diversificados para vários gostos, desde Paralamas do Sucesso até Martinho da Vila.

Na praça Marechal Floriano haverá uma apresentação do grupo de choro Os Matutos (da Escola Portátil de Música), da cantora Luíza Dionízio e de uma orquestra (Orquestra Tabajara).

O Rio comemora atualmente muitos títulos: a cidade mais feliz do planeta, uma das metrópoles que melhor reagiram à crise financeira em todo mundo, a cidade mais confiável para os investidores, a primeira cidade da América do Sul a ter capacidade para sediar as Olimpíadas, e por aí vai. O Rio de Janeiro também passa por um dos momentos de maior investimento da história. Não é a toa que esse é considerado o terceiro grande momento do Rio de Janeiro (ao lado da expulsão dos franceses em 1567 e da vinda da família real em 1808).

O prefeito Eduardo Paes também desejou a essa maravilhosa cidade os Parabéns:
"Costumo dizer que tenho o melhor emprego do mundo: ser o prefeito da cidade maravilhosa e do seu povo. Só chegamos aqui e chegaremos lá com o envolvimento de cada carioca que ama essa cidade como se ela fosse única. E ela é. Feliz Aniversário, Rio de Janeiro!" - Declarou Eduardo Paes
O Blog do Rafael Oliveira também deseja um Feliz Aniversário para o Rio de Janeiro e para os cariocas. Que essa cidade continue a crescer e possa ser símbolo de igualdade e estilo de vida para todos da cidade, refletindo isso em todo o Brasil, trazendo ainda mais orgulhos para o nosso grande país. Que possamos ser uma cidade que rime com Esperança de um futuro melhor para cada alma brasileira e que continue como motivo de orgulho dos cariocas.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 01 de Março de 2011

2 comentários:

  1. Cidade mais importante do Brasil? Acho que vc nao tem nocao basica de geografia e economia ... nem cultura ... a cidade mais importante do Brasil se chama São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Desculpa-me caro anônimo, mas vê-se que você não tem noção nenhuma de cultura, geografia e história, isso é um assunto que nem se é discutido, porque é obvio que o Rio é a cidade mais conhecida e importante do Brasil e a cidade espelho do país. Qualquer objeção, como a sua, é apenas uma opinião pessoal.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.