Centro do Rio ganhará transporte Leve sobre Trilhos


VTL que era projeto para as Olimpíadas de 2016 ganhará novo desenho e passará pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioyQ71rtyqNbk9L-NaX138Luj9Qsv-7863uxFnOK0sEf8pmpdSfk3PbsxA56SrM4s6SQcR49d_EzE5QGJWhBoomDYkFlSdljuRotBudPsg6h1TqrYD89CTSbf-PNlrraelx3S9nbcSBn4/s1600/vlt.jpg

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu extender o projeto de construção do sistema de VTL (Trem Leve sobre Trilhos) programado para as Olimpíadas de 2016 que ligaria inicialmente apenas a Zona Portuária e será agora extendido até o coração do Centro Histórico e comercial do Rio de Janeiro. Esse é o VTL do Centro.

A Prefeitura finalmente atendeu o apelo para extender esse projeto de VTL, onde muitos cariocas já diziam ser superior ao atual programa de BRT que tem sido investido por aí. Assim como esse blog já apoiava uma extensão do VTL também adotou o incentivo para essa extensão para o Centro do Rio e também para alguns bairros da Zona Norte, já que o VTL é um sistema mais barato, rápido e menos poluente do que os ônibus da cidade. Além de melhorar o trânsito.

Resumidamente, a Prefeitura extenderá a rede de bondes modernos a Praça Tiradentes à estação das barcas, na Praça Quinze, atravessando ruas tradicionais e estreitas do bairro, cercadas de igrejas, prédios históricos e lojas comerciais.

Existe também o projeto para a criação de uma linha que poderá ir até o Aeroporto Santos Dumont. Mas esse último trajeto ainda está sendo fechado por técnicos municipais.

Serão 13 quilômetros de extensão, passando por pontos turísticos como a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o Paço Imperial, os teatros Carlos Gomes e João Caetano (na Praça Tiradentes) e a Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, transversal à Sete de Setembro.

O projeto poderá também chegar até a estação da Leopoldina, planejada para receber a estação final do Trem Bala Rio-São Paulo; e com o terminal marítimo da Praça Mauá.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2011
Foto: Exemplo de VTL no exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.