Uma visão de futuro para o Centro do Rio de Janeiro


Escritórios projetam o Centro do Rio de Janeiro em 2030

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/11/02/03_central575.jpg

Ainda é cedo para definir o Rio de Janeiro em 2030, mas certamente podemos já ter nossos projetos e sonhos que podem ser realidade. O Rio ainda nessa década sediará as Olimpíadas e a Copa do Mundo, entrará para a lista das 25 cidades mais ricas do mundo e sediará muitos fóruns da ONU e Financeiros. O Rio esse ano já entrou na lista de Melhor Cidade do Mundo da Revista Wallpaper e já é a cidade com a melhor infraestrutura do Brasil.

Os escritórios Campo e Fábrica Arquitetura projetaram uma ideia de como poderá (ou poderia) ser a Central do Brasil em 2030.

Começando por ciclovias e corredores exclusivo para ônibus em plena Avenida Presidente Vargas. Também haveria elevadores ligando estações de trem ao Morro da Providência e vias exclusivas para pedestres até a Avenida Rio Branco.

Isso é só um pouco do que o projeto tem a mostrar como solução para o transporte e ecologia de nove importantes cidades do mundo na exposição ‘As cidades somos nós — desenhando a mobilidade do futuro’. Já no Rio, o projeto central seria as BRTs para melhorar o trânsito da cidade.
“Faríamos grande intervenção na Av. Presidente Vargas. Os BRTs teriam ligação com toda a cidade, substituindo muitos ônibus. Isso é uma forma de incentivar a população a usar o transporte de massa”, explica o arquiteto Ricardo Kawamoto, um dos responsáveis pelo projeto.
Ficou curioso para conhecer melhor o projeto? Então visite a exposição que pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, no Centro Cultural Correios, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Rio de Janeiro.

A exposição ficará em cartaz até o dia 13 de Março. O melhor de tudo é o preço da entrada: A entrada é gratuita. Para os universitários uma boa noticia: O evento também vale horas acadêmicas (ACC) em qualquer universidade - e curso - de todo o Brasil. Além de vantagens para famílias e admiradores da Cidade Maravilhosa.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 03 de Fevereiro de 2011

3 comentários:

  1. Infelizmente, estas previsões sempre dão em nada. Eu já vi tantas e nenhuma se concretizou. De qualquer maneira, é sempre legal ver o talento criativo dessa gente, a projetar cidades e sociedades melhores do que as nossas. Seria uma visão poética do futuro.
    Em 1928, a revista "CRUZEIRO" publico uma desas projções sobre como seria a ,então capital federal, em ....1950.
    A matéria é uma delícia de se ler.
    Sugiro a vc que a leia, se ainda não o fez.
    Eis o link:

    http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=1024&bih=649&q=omo+ser%C3%A1+o+rio+de+janeiro+em+1950&aq=f&aqi=&aql=&oq=&fp=9cf098b669ec9326


    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. SÓ CORRIGINDO O TEXTO:
    Em 1928, a revista "CRUZEIRO" publico uma dessas projeções sobre como seria o Rio, então capital federal, em 1950.

    ResponderExcluir
  3. EU cheguei a ler essa reportagem há dois anos. Eu sei que o Rio de Janeiro não será assim, até porque o mundo se moderniza de forma que as pessoas não imaginam hoje.

    Mas eu penso que a prefeitura poderia começar com projetos similares a partir de hoje e aplicar um Rio assim depois de 2016.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.