Subsolo mapeado


Prefeitura anuncia mapeamento digital do subsolo do Rio

O Rio de Janeiro em breve contará com mais uma inovação tecnológica e urbana. Eduardo Paes informou que a cidade do Rio iniciará um mapeamento digital do subsolo da cidade a partir de Abril. O objetivo é ordenar o conjunto de redes e serviços subterrâneos do município. O projeto é inédito em todo o Brasil.

O projeto iniciará no Centro do Rio, pelo fato de ser a região mais antiga da cidade. O projeto tem o apoio da CEG (Companhia Estadual de Gás), Light (empresa de energia elétrica do Rio), Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do Rio) e Oi (Empresa de telefonia e Internet).

A previsão é que o projeto-piloto se estenda na região até Dezembro. Em seguida, bairros da zona norte passarão pelo mesmo processo até que toda a capital esteja mapeada.

O mapeamento terá disponibilidade on-line (conectado ao Centro de Operações Rio) e ajudará a reduzir riscos de acidente e melhorar a gestão de obras.

O Rio de Janeiro será a primeira e única cidade a contar com essa tecnologia de última geração. O projeto foi desenvolvido na cidade de Barcelona, antes das Olimpíadas de 1992.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 09 de Fevereiro de 2011
Foto: Beco dos Barbeiros, Centro do Rio de Janeiro
Foto de pfragoso

2 comentários:

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.