Rio2016 ajudará o turismo do Rio de Janeiro


Turismo no Rio crescerá ainda mais com as Olimpíadas.

O Rio de Janeiro ter sido escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016 só trouxe benefícios para a Cidade. Eu já publiquei por aqui alguns benefícios financeiros, estruturais, entre outros. Agora farei apenas uma análise geral da melhoria turística para a famosa Cidade Maravilhosa.

O turismo crescerá a todo vapor nos próximos anos. Já de 2015 para 2016 acredita-se que aumentará entre 10% a 15%.

Os turistas estrangeiros gastaram no país US$ 5,785 bilhões, 133% a mais do que 2003. Mesmo nos anos anteriores, os investimentos e obras gerados com as Olimpíadas devem impulsionar o setor, especialmente com turistas de negócios.

O Rio de Janeiro, como todos sabem, será a primeira cidade brasileira a sediar os jogos olímpicos. Vale lembrar que o COI declarou que o Rio tem total capacidade para sediar os jogos, enquanto vemos ao mesmo tempo que grandes cidades brasileiras não tem capacidade nem mesmo para sediar a abertura da Copa do Mundo. O Rio2016 também servirá para aumentar a auto-estima dos brasileiros já que o evento poderá melhorar a imagem do mundo sobre o Brasil, mais uma vez comprovando que o Rio de Janeiro é a cidade espelho do Brasil
“A realização dos Jogos Olímpicos, antecedidos por uma Copa do Mundo de Futebol, além de um enorme legado de infraestrutura que tem impacto direto no turismo, significará pelo menos quatro anos de uma mega campanha publicitária, que transformará a imagem do país. É uma grande oportunidade de promoção. Vamos mostrar ao mundo que, além de belas praias, diversidade cultural e natural, temos também infraestrutura para nos consolidarmos como um dos grandes destinos de eventos internacionais do mundo”, declara Jeanine Pires, presidente da Embratur.

A decisão do COI levou em consideração parâmetros como desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança e alojamento, além da beleza do local e a receptividade do povo carioca.

Uma pesquisa da empresa ORC Worldwide constatou que a combinação entre custo, efetividade, paixão, hospitalidade, paisagens e clima torna o Rio de Janeiro o local ideal para os turistas que acompanharem os Jogos Olímpicos.

A Forbes recentemente confirmou que o Rio é a cidade mais feliz do mundo. O Rio também recebeu o título de "cidade mais cordial do mundo" pelas universidades de Michigan e da Califórnia. O símbolo da cidade, o Cristo Redentor, é uma das sete maravilhas do mundo. E a revista Wallpaper também confirmou que o Rio é a Melhor Cidade do Mundo (em breve falarei mais de outros títulos).

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, o destino turístico brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros é o Rio de Janeiro (30,2%).

O Rio aparece também em 7° lugar como destino de eventos internacionais no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), maior entidade internacional do segmento de meetings do mundo.

O Fórum Econômico Mundial recentemente demonstrou a capacidade do Rio em sediar esse mega evento.


Até o momento a maioria dos turistas internacionais que vão ao Rio de Janeiro são dos Estados Unidos (22,5%), seguido por França, Argentina, Inglaterra e Chile. Cerca de 53,1% dos turistas vem ao Rio a lazer, enquanto 28,5% vem a negócios.

No segmento de lazer, o favorito dos turistas é o sol e a praia (44,6%), seguido de cultura (22,1%), ecoturismo (20,6%) e esportes (6,0%). A permanência média do turista estrangeiro no Rio de Janeiro é de 15,5 dias

Alguém ainda tem a ousadia de dizer que o Rio não é a capital turística do Brasil?

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 07 de Fevereiro de 2011

3 comentários:

  1. rafael vc ja entrou no site portal 2014 da copa? o pessoal mete o malho no rio, inveja pura, eles deveriam conhecer o seu blog, to apoiando o df para a abertura da copa e o rio claro a final

    ResponderExcluir
  2. Rio é uma cidade incrível, e os apartamentos ali sao muito parecidos aos apartamentos em Buenos Aires . Me senti como em minha própria casa.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Rio é uma cidade incrível. Mas respondndo ao Henry: muitos tem inveja do Rio, eu acho isso ridículo, mas a maioria das pessoas sentem a necessidade de tentar diminuir o Rio, porque só assim acham que podem engrandecer a própria cidade. Hipocrisia. Inveja pura.

    Eu particularmente acredito que o Rio tem capacidade tanto para a Abertura com o Encerramento da Copa (o COI também). Mas seria realmente egoismo deixar o Rio com tudo. Eu apoio a Abertura em Belo Horizonte (por ter um grande potêncial escondido) e a Final, obviamente, no Rio.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.